Recomeço ... Plantado


Ze_Lopes

Recommended Posts

Na continuação do tópico anterior, deixo aqui algumas fotos do meu primeiro aquário plantado.

Achei melhor criar um tópico novo, já que o outro foi mais um tópico para exposição de duvidas a exposição de simulações de layout.

 

SETUP

 

Data:

- 24 de Agosto de 2010

 

Aquário:

- 60x30x30cm (54L)

 

Iluminação:

- Calha SnunSun HDD 600-C com lâmpada PLL 55W 8.500K (1W/L)

 

Filtro:

- EHEIM Classic 2211

 

Termostato:

- Elite 50w

 

Substrato Fértil:

- JBL AquaBasis plus 2.5 L

 

Substrato Inerte:

- Areão Escuro 1/3mm (10KG)

 

CO2:

- TetraPlant CO2 Optimat (para já, em breve irei adquirir um sistema pressurizado)

 

Hardscape:

- Red Moor Wood

- Pedras (Penso serem xistos)

 

 

FLORA

 

- Microsorum pteropus

- Echinodorus Bleheri

- Limnophila Sessiflora

- Vesicularia Dubyana

- Anubias barteri var nana

- Eleocharis parvula

- Echinodorus tenellus

- Vallisneria spiralis small

- Hygrophila polysperma

 

FAUNA

 

Ainda por decidir

 

31396832.jpg

Plantas (Todas excepto E. parvula foram adquiridas no subforum de classificados pelo utilizador Rui da Verde Vivo, a E. parvula veio da Crystal Red)

 

66728541.jpg

Aquário vazio

 

55151461.jpg

Substrato Fértil (JBL aquabasis)

 

60126430.jpg

Substrato Inerte

 

30588122.jpg

Penso que consegui um bom declive

 

36703788.jpg

Troncos

 

35353295.jpg

Hardscape completo

 

49652618.jpg

Montagem concluída

 

27993950.jpg

Vista de cima

 

64913924.jpg

Lateral esquerda

 

30721376.jpg

Lateral direita

 

21882745.jpg

Detalhe frontal direita

 

66745656.jpg

Detalhe frontal esquerda

 

48903984.jpg

Centro

 

parvula.jpg

Pormenor E. Parvula

 

------------------------------------------------

 

Cometi alguns erros dos quais já me apercebi e outros que provavelmente ainda não:

 

- O tronco maior não ficou bem seguro no substrato, a certa altura moveu-se um pouco, tenho receio que tenha trazido algum substrato fértil ao de cima.

- A parte de trás esquerda não ficou bem plantada, mas mais tarde posso amoitar com a rotala.

- A vallisneria sendo "small" não deviera ter ficado atrás, ao lado da rotala.

- O parte de trás direita ficou muito atafulhada com Echinodorus Bleheri, Hygrophila polysperma e Limnophila Sessiflora, deveria ter espalhado melhor as plantas pela parte traseira.

- A E. parvula, nesta quantidade irá demorar uma eternidade para fechar, na minha ignorância pensei que 3 vasos seriam suficientes para 60cm.

- O termostato da EHEIM não me cabe no aquário, com o calor que está nem preciso de ter termostato, pois a água está a 26ºC.

 

------------------------------------------------

 

Espero que gostem e já sabem, todas as criticas são bem vindas.

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns pela montagem, está bem fixe. Essa raíz tem grande potencial para fazer uma boa montagem. Apenas trocava as pedras por outras mais pequenas e amorfas. Essas que escolheste acabam por te roubar muito espaço e não são as mais apropriadas para esse tipo de layout.

Quanto às vallisneria "small", se optares por colocar outro tipo de pedras vais ter de as mudar de sitio, aí são capazes de destoar um pouco.

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ze Lopes,

 

Acompanhei o outro tópico e ao ver este fico muito contente com a tua montagem. Fizeste boa escolha de flora e gosto da disposição que lhe deste.

Afinal esse substrato inerte até fica bem bonito :) Muito bonito mesmo... Apesar da sua granulometria tão pequena...

Qual o plano de fertilização que pensas fazer?

Boa sorte com a nova montagem e continua a actualizar o tópico.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Hugo Bernardo: que tipo de pedra sugeres? Vou ponderar a troca de rochas.

 

h_saldanha: Ainda não pensei que fertilização vou fazer, ainda tenho que me informar melhor sobre o assunto. De qualquer maneira ainda tenho 3-4 semanas, até o substrato deixar de conseguir alimentar as plantas.

 

----------------

 

Tenho uma dúvida, tenho aqui um frasco de Nutrafin Cycle da primeira vez que montei o aquário.

 

Vale a pena usar para começar a meter alguma equipa de limpeza?

 

O nutrafin cycle, alegadamente, permite colocar peixes logo nos primeiros dias, é que estou com medo de um boom de algas que tenho quase a certeza que vai acontecer, e quanto mais rápido meter peixes de limpeza, melhor.

 

Devo usar este produto ou fazer o ciclo normal das 4 semanas com comida?

 

Obrigado desde já.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passadas 24 horas fiz alguns testes:

 

- NH3/NH4 : 0

- NO2 :

- NO3 : > 5

- PO4 : > 5

- pH : 7.2

- Temp : 26.5ºC

- Condutividade : 245µs

 

Os valores de NO3 tive bastante dificuldade em diferenciar as cores, pareceu-me entre 5 e 10, mas sinceramente não tenho a certeza, fica uma foto:

 

no3g.jpg

 

Os valores de PO4 penso que sei a razão de estarem estupidamente altos,como a minha água da torneira sai com pH de 8.2, adicionei pH down que contém ácido nítrico e fosfórico.

 

Já fiz uma TPA de 10 Litros o que deve equivaler a 15%, e vou continuar a fazer até os valores normalizarem, e escusado será dizer que vou deixar de utilizar produtos para baixar o pH.

 

Teste de PO4:

 

po4u.jpg

 

-----------------------

 

Experimentei o sistema de CO2 descartável da Tetra, Tetra CO2 Optimat, o problema é que não faço ideia que quantidades de CO2 estão a ser debitadas.

Já tenho o sistema de CO2 pressurizado, deve chegar esta semana.

 

Fica um vídeo do sistema da tetra a funcionar, isto foi só uma descarga, o mínimo que consegui carregar na patilha.

 

 

-------------------------

 

Hoje quando ligaram as luzes (estou com 55w @ 6 horas), todos os troncos estavam assim, e a água que ontem estava cristalina, hoje está bastante baça:

 

slimey.jpg

 

Os troncos estiveram mais de 2 meses em água com uma bomba de ar e que ia trocando (a água) de semana a semana, e de 2 em 2 semanas lavava os troncos na banheira.

 

Isto acaba por passar com o tempo, ou é necessário fazer alguma coisa?

 

Obrigado desde já.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quanto às pedras depende do teu gosto, podes colocar xistos, granitos ou outras quaisquer desde que não sejam calcárias, porque provocam alteração do pH.

Relativamente ao CO2, uma vez que vais investir num sistema pressurizado, eu no teu lugar fazia CO2 caseiro, sempre consegues manter o CO2 de uma forma mais constante do que o actual sistema.

Quanto ao ciclo, eu defendo a forma de ciclagem ao "natural", sem adição de aceleradores, mas tu é que sabes. Assim que poderes coloca a equipa de limpeza, até podes colocar já uns guppies, eles são resistentes e começavam já a atacar a primeira vaga de algas que te possam aparecer.

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passadas 24 horas fiz alguns testes:

 

- NH3/NH4 : 0

- NO2 : < 0.1

- NO3 : > 5 < 10

- PO4 : > 5

- pH : 7.2

- Temp : 26.5ºC

- Condutividade : 245µs

 

Os valores de NO3 tive bastante dificuldade em diferenciar as cores, pareceu-me entre 5 e 10, mas sinceramente não tenho a certeza, fica uma foto:

 

no3g.jpg

 

Os valores de PO4 penso que sei a razão de estarem estupidamente altos,como a minha água da torneira sai com pH de 8.2, adicionei pH down que contém ácido nítrico e fosfórico.

 

Já fiz uma TPA de 10 Litros o que deve equivaler a 15%, e vou continuar a fazer até os valores normalizarem, e escusado será dizer que vou deixar de utilizar produtos para baixar o pH.

 

Teste de PO4:

 

po4u.jpg

 

-----------------------

 

Experimentei o sistema de CO2 descartável da Tetra, Tetra CO2 Optimat, o problema é que não faço ideia que quantidades de CO2 estão a ser debitadas.

Já tenho o sistema de CO2 pressurizado, deve chegar esta semana.

 

Fica um vídeo do sistema da tetra a funcionar, isto foi só uma descarga, o mínimo que consegui carregar na patilha.

 

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/watch?v=yRRNMOf0O5g?fs=1&hl=pt_PT"></param><param'>http://www.youtube.com/watch?v=yRRNMOf0O5g?fs=1&hl=pt_PT"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/watch?v=yRRNMOf0O5g?fs=1&hl=pt_PT" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>

 

-------------------------

 

Hoje quando ligaram as luzes (estou com 55w @ 6 horas), todos os troncos estavam assim, e a água que ontem estava cristalina, hoje está bastante baça:

 

slimey.jpg

 

Os troncos estiveram mais de 2 meses em água com uma bomba de ar e que ia trocando (a água) de semana a semana, e de 2 em 2 semanas lavava os troncos na banheira.

 

Isto acaba por passar com o tempo, ou é necessário fazer alguma coisa?

 

Obrigado desde já.

 

 

A principio aconteceu exactamente o mesmo com os meus troncos, são algas isso que te preocupa, acontece que o primeiro habitante que coloquei num aquário foi o Comedor de algas chinês , muito comum em lojas de animais, devora isso tudo passa o dia a trabalhar e da-se muito bem com os outros peixes.

 

P.s. -Tenho um da variedade golden ( é laranjinha).

 

Obrigado

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

medapura: Um SAE ou CAE está fora de questão pelo tamanho do meu aquário, mas tenho a certeza que um otocinclus affinis tratava do assunto, mas como não tenho o aquário ciclado, não posso por qualquer peixe.

 

teo: Penso que sim, não veja razão para não funcionar.

 

breackfloor: as raízes (são duas) foram adquiridas na Naturpets.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que eu ja pensei em meter isso antes de meter a pedra mas ando com duvidas que dei tb...

 

ja agora mais uma vez, ta muito bacano o teu aqua, quando metes os peixes?

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Para mim o teu aquário tem muito potencial, mas para mim existe o problema das pedras como já foi referido, que não estão em armonia com o resto do layout, sempre podes colocar de maneira diferente, aproximar do tronco e como está numa forma central será mais interessante ou então retirar e apostar num tapete para cobrir o areão. Existe algumas plantas que penso que não estão bem, mas ainda é muito cedo, se crescerem mais um pouco podem criar mais forma e adaptarem-se à tua previsão de layout final.

 

Sobre os troncos estarem com essa pelicula é normal e alguns peixes ou camarões limpam isso em 2 ou 3 dias.

 

Agora é contigo, o projecto tem pernas para andar e os meus parabéns e só posso dizer para continuares.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AntonioPedroPinto: obrigado pelo comentário.

 

No que diz respeito ás rochas, referes-te ao tamanho ou ao tipo/aparência?

 

Em relação ao tronco acho que não dará para mexer muito, porque são 2 troncos e não um, e depois de muitas tentativas este foi o melhor posicionamento que encontrei e não dá para aproximar porque assim já não cabe. O aquário apenas tem 60x30x30cm, o tronco cabe á justa, dai o pouco espaço de manobra.

 

Quanto ao tapete, tenho alguma E. parvula na frente para esse fim, vamos ver se pega.

 

Em relação á película, o problema é que não vou adicionar fauna até o ciclo estar completo (~ 4 semanas).

--------------------

 

Estou com duvidas quanto ao ciclo: tenho posto 2 a 3 flocos por dia no aquário, como é lógico não há ninguém para os comer e ficam no areão.

Quando devo parar de deitar comida?

 

Obrigado.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

Para mim as pedras são grandes para a disposição do layout especialmente a da direita, podes tirar e tentar colocar pedras pequenas junto ao tronco.

 

Sobre o tronco, se está em duas partes tenta juntar mais os ramos criando uma imagem mais compacta.

 

Sobre o teu layout, para mim parece uma imagem de um triangulo invertido que está central, tendo como extremos de base as pontas dos ramos e a ponta da piramide a base dos ramos com as pedras. Desta forma crias harmonia e obtens profundidade.

 

Mas isto é a minha forma de ver o teu tu apresentas-te, para outros membros podem dar outra hipotese, mas tu é que sabes o que pretendes definir. Podes sempre pesquisar tecnicas de layout e ver as que se aproximam do teu projecto, tens a ilha e a piramide invertida, entre outros para te darem mais confiança para o projecto final.

 

Sobre a parluva, tens mais hipoteses de plantas mais pequenas, porque essa é um pouco grande para a frente do teu aquário, servindo como tapete. É a minha opinião.

 

Sobre o ciclo do azoto tens várias técnicas para acelerar o mesmo, uma delas é juntar comida e estares atento aos picos de No2, 3 e 4. Podes também adicionar bactérias vivas.

 

Vai colocando mais fotos.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá bom, não acho que as plantas tenham sido mal distribuídas, talvez agora se note mas daqui a uns meses com as podas vai ficar uniforme.

Vamos lá ver se esse movimento que dizes que o tronco fez não vai trazer problemas.

Quais são as ideias para a fauna?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pelos comentários.

 

AntonioPedroPinto: Na verdade existem pedras pequenas junto ao tronco, mas são onde as anubias estão presas, e praticamente não se vêm.

Quando tiver oportunidade de ir buscar mais pedras, vou experimentar com mais pedras e mais pequenas.

Em relação ao tronco não vou mesmo mexer para já, talvez para um próximo layout.

 

Mexer nos troncos iria ter que obrigatoriamente mexer em todo o aquário, mudar plantas de sitio, etc.

 

A verdade é que isto é tudo muito novo para mim ainda, e faço as coisas mais pelo senso comum (o que me parece melhor á vista) do que pelas teorias de layout.

 

Penso que como tudo, leva o seu tempo. Irei ler mais, pesquisar mais sobre o assunto, porque para já, a base de layout será esta, irei experimentar outras pedras, mas de estrutura base não irei mudar muito mais do que já está, pelas razões que já referi acima.

 

Quanto á parvula, penso que se bem podada consegue-se uma altura razoável para tapete, mas logo veremos.

Ao resto das plantas, só mesmo com o tempo, muitas das plantas foram escolhidas pelo rápido desenvolvimento para me consumir nutrientes em excesso.

A minha ideia é criar moitas de 3 ou 4 espécies atrás e manter a parte da frente livre com plantas de altura baixa.

 

Agradeço-te mais uma vez pela tua opinião, e por favor não deixes de a expor aqui.

 

------------------------------

 

filipegordo: Além da equipa de limpeza (otocinclus affinis, caridina japonica, neritina natalensis), talvez 6 ou 7 cardinais e gostava muito de um casal de apistogramma trifasciata, por serem a espécie mais pequena de apistogramma, mas não sei se será uma boa escolha para o tamanho do meu aquário.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

A planta parluva serve prefeitamente, obriga é um cuidado maior com as podas, visto que cresce bem, eu estava a referir-me a plantas com crescimento inferior mas por outro lado são mais exigentes como a Hemianthus callitrichoides, Lilaeopsis novae-zelandiae, Utricularia graminifolia, mas oferecem uma maior riqueza visual.

Apenas referi isso porque ainda tens tempo de as plantar.

 

De resto, com o tempo vais amadurecendo as ideias e entretando ganhas experiência com esse layout.

 

Bom projecto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AntonioPedroPinto: obrigado mais uma vez pela participação. Tens razão este vai servir para uma experiência mais a sério, e para principalmente aprender.

Já estou a começar a pensar em orçamentos e material para um de 100x50x40 (C x L x A) para daqui a uns meses.

 

--------------

 

Como nos últimos testes tinha o NO3 e o PO4 muitos altos, fiz uma TPA de quase 50%.

 

Após a TPA tinha:

 

- NO3 : 5ppm

- PO4 : > 5ppm (o teste só vai até 5)

 

A única razão que vejo que possa estar a aumentar tanto os fosfatos, será a comida que deito diariamente para iniciar o ciclo.

O que devo fazer?

 

- Continuar com TPA's até baixar os fosfatos? Assim atrasarei o ciclo, certo?

- Parar de deitar comida?

- Com estes valores estarei a correr o risco de uma infestação de algas?

 

Obrigado desde já.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é estranho!

 

Pode ser da comida, aproveita para variar para outras e assim fazes a experiência.

 

Para as algas surgirem apenas se deixares os nitratos e nitritos aumentarem, ai tens a receita perfeita. Tenta equilibrar isso, mudando de comida e com mais tap´s, do tipo 3 vezes por semana 30%.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Segue uma actualização, visto que já passou algum tempo desde a montagem.

Segui os conselhos que me deram neste tópico em relação ás pedras, e comprei uns KG de Seiryu.

 

As pedras vinham um bocado grandes e tive que as partir e confesso que alem de não ser fácil, não ficaram como eu queria, e a acabei por ter que aproveitar os melhores (poucos bocados) que tinham tamanho adequado.

 

Adicionei também uns vasos de hemianthus callitrichoides cuba, visto não estar a ter grande sucesso com a E. parvula.

Já tenho alguma fauna (Caridina multidentata, otocinclus affinis, Neocaridina denticulata sinensis, Neritina natalensis).

 

Até agora ainda não tive qualquer alga, o que é bom sinal, tenho tido bastante cuidado com as TPA's.

 

Algumas fotos:

 

img1862t.jpg

 

img1845x.jpg

 

img1857w.jpg

 

img1848f.jpg

 

46899829.jpg

 

img1865uj.jpg

 

59933951.jpg

 

Precisava agora da vossa ajuda na fertilização.

Algumas plantas já estão com ar de quem necessita de nutrientes.

 

Tenho a gama da seachem (N, P, K, Fe, Trace).

 

Fiz á poucos minutos os testes e estou com:

 

NO3: ~5 mg/L

PO4: ~0.25 mg/L

 

Pelo menos é o que me parecem os testes, mas ambas estão com uma cor bastante clarinha, a roçar o mínimo.

 

Em que proporções devo fertilizar, e que nutrientes?

 

Obrigado desde já.

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Uma pequena actualização.

Penso que está tudo a correr relativamente bem.

 

Não tive baixas de fauna exceptuando um red cherry que me apareceu morto e não faço ideia porquê e um amano que saiu do aquário e morreu no chão.

Estou a deixar estabilizar um pouco mais para introduzir um casal de apistogramma cacatuoides.

 

Algas, apenas green spot (penso que se chamam assim) nas pedras e muito poucas nos vidros, nada de alarmante penso eu.

 

Vista geral

img1943le.jpg

 

Algas nas rochas

img1895h.jpg

 

Red Cherry

img1893j.jpg

 

Alguns topos da Limnophila Sessiflora e da Hygrophila polysperma estão avermelhados.

É falta ou excesso de algum nutriente?

 

img1946i.jpg

 

Tenho fertilizado com a linha da Seachem.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.