Para um bom futuro com discus.


Yuri Peron

Recommended Posts

como saber diferenciar macho e fêmea?

 

quais são as espécies mais baratas?

 

um aquário de 160L cabe quantos aproximadamente, sem apertos?

 

cruzam espécies diferentes (por exemplo o blue diamand e o ghost?)

 

É difícil formar casal, desovar e conseguir os filhotes? como?

 

depois de conseguir crescer meus filhotes consigo vender facilmente?

 

que espécies vocês sugerem?

 

agradeço todas as respostas e peço sugestoes (dá para se ter uma idéia do que estou pretendendo.)

boas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apostas no totoloto ou esperas por uma desova!

 

Esquece isso não vás ao barato mas sim ao que gostas!

 

160L é muito vago diz as dimensões!

 

Isso é verdade os discus não são esquisitos formam casal seja qual for a espécie!

 

Não é difícil é preciso dar boas condições! Esperar, esperar e esperar mais um bocado!

 

Isso depende!

 

A espécie que tu gostares os discus são para ti e não para mim!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não há espécies mais baratas. Tudo depende de onde comprares os discus. Nas lojas são mais caros do que em particulares mas também tens mais variedade.

 

Sem apertos, nesse aquário, eu metia 4 discus no máximo.

 

Tens que esperar que formem casal. Pode demorar muito como pouco tempo. Para ter filhotes tens que dar condições que não existem num aquário com outros peixes.

 

Vender filhotes? Mesmo que consigas não dá o retorno suficiente para o investimento.

 

As espécies dependem daquilo que tu gostares...

 

Mas queres um conselho? Mais vale dares um passo à frente do que três atrás. Ganha experiência na manutenção dos discus, aprende inúmeras coisas aqui no fórum para manteres os teus discus saudáveis. ESQUECE a criação por enquanto. Foi o que eu fiz...

 

Espero ter ajudado

Editado por Luís Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajuda sim. Agradeço Luís. que pena você ter dito 4. me parece tão pouco...

 

eu estava pensando em ter escalares junto, da certo?

 

ou talvez fosse melhor eu começar cuindando de escalares para adquirir experiencia.

escalares cabem pelo menos uns 6?

 

obigado, todas as respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajuda sim. Agradeço Luís. que pena você ter dito 4. me parece tão pouco...

 

eu estava pensando em ter escalares junto, da certo?

 

ou talvez fosse melhor eu começar cuindando de escalares para adquirir experiencia.

escalares cabem pelo menos uns 6?

 

obigado, todas as respostas.

Convém teres 4 discus no máximo se quiseres que eles cresçam... mas mesmo assim... não sei.

 

Eu já tive 3 escalares adultos junto com discus. Eles até se davam bem, ao contrário do que muita gente diz. O único problema foi formarem um casal de escalares. Aí foi mais complicado pois stressavam os discus, afugentavam-nos e até chegavam a feri-los. Escalares adultos com discus não aconselho.

 

Se quiseres ter só escalares, 6 dão à vontade. Se bem que gosto mais de discus. :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Convém teres 4 discus no máximo se quiseres que eles cresçam... mas mesmo assim... não sei.

 

Eu já tive 3 escalares adultos junto com discus. Eles até se davam bem, ao contrário do que muita gente diz. O único problema foi formarem um casal de escalares. Aí foi mais complicado pois stressavam os discus, afugentavam-nos e até chegavam a feri-los. Escalares adultos com discus não aconselho.

 

Se quiseres ter só escalares, 6 dão à vontade. Se bem que gosto mais de discus. ;)

 

Não me parece muito coerente essa tua observação! Então discus pode por 4 no máximo e escalares já pode por 6? Porquê?

 

Eu na minha opinião não metia nenhum discu muito menos escalar nesse teu aqua, a não ser por curto espaço de tempo! Investia num aqua maior e passo a explicar porquê!

 

No caso dos discus porque esse espaço a curto prazo vai-se tornar minúsculo para discus! Eu tenho 120x50x50 6 discus todos abaixo dos 12 centímetros e já me parece curto para tanto discu e tenho um layout espaçoso para eles! Os discus gostam de aquários altos e tu com areia deves ficar com 35cm de altura isto se for tapado porque se for destapado subtrais os 3/4 cm de margem e sobra-te uns 32cm de altura, que é curtíssimo! Se for destapado ainda existe outro risco, se eles tiverem nas suas habituais disputas de território e um discu se lembrar de fugir em direcção à superfície nem tem tempo de "travar" vai parar direitinho ao chão e consequentemente morrer seco se ninguém estiver por perto! Eu tirando o substrato tenho 46cm de altura e já vi uma vez um discu a dar uma cabeçada na calha ainda bem que é tapado o aqua senão a minha gata apanhava petiscos durante o dia :) Isto tudo sem formar casais se um dia por acaso se formasse um casal de discus no teu aqua era o caos!

 

No caso dos escalares é basicamente a mesma coisa só que com agravante, começa logo pela altura pois com 32cm de altura ias deformar os escalares, pois se lhes falta altura eles deformam logo e no caso dos escalares o mínimo é 40cm de altura é o teu aqua em água e vidro! Ainda por cima 6? Tinhas um casal quase garantido e tal como os discus era o caos no teu aqua!

 

A meu ver montava algo mais soft! Já pensaste em ciclideos anões? Era a opção mais viável para esse aqua, são igualmente bonitos e interessantes! Já conseguias dar grandes condições com esse aqua! Obviamente é só a minha opinião!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém teres 4 discus no máximo se quiseres que eles cresçam... mas mesmo assim... não sei.

 

Eu já tive 3 escalares adultos junto com discus. Eles até se davam bem, ao contrário do que muita gente diz. O único problema foi formarem um casal de escalares. Aí foi mais complicado pois stressavam os discus, afugentavam-nos e até chegavam a feri-los. Escalares adultos com discus não aconselho.

 

Se quiseres ter só escalares, 6 dão à vontade. Se bem que gosto mais de discus. :)

 

 

 

Eu estava gostando mais de discus também porém eles são caros e eu sou muito iniciante para tentar, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Não me parece muito coerente essa tua observação! Então discus pode por 4 no máximo e escalares já pode por 6? Porquê?

 

Eu na minha opinião não metia nenhum discu muito menos escalar nesse teu aqua, a não ser por curto espaço de tempo! Investia num aqua maior e passo a explicar porquê!

 

No caso dos discus porque esse espaço a curto prazo vai-se tornar minúsculo para discus! Eu tenho 120x50x50 6 discus todos abaixo dos 12 centímetros e já me parece curto para tanto discu e tenho um layout espaçoso para eles! Os discus gostam de aquários altos e tu com areia deves ficar com 35cm de altura isto se for tapado porque se for destapado subtrais os 3/4 cm de margem e sobra-te uns 32cm de altura, que é curtíssimo! Se for destapado ainda existe outro risco, se eles tiverem nas suas habituais disputas de território e um discu se lembrar de fugir em direcção à superfície nem tem tempo de "travar" vai parar direitinho ao chão e consequentemente morrer seco se ninguém estiver por perto! Eu tirando o substrato tenho 46cm de altura e já vi uma vez um discu a dar uma cabeçada na calha ainda bem que é tapado o aqua senão a minha gata apanhava petiscos durante o dia :) Isto tudo sem formar casais se um dia por acaso se formasse um casal de discus no teu aqua era o caos!

 

No caso dos escalares é basicamente a mesma coisa só que com agravante, começa logo pela altura pois com 32cm de altura ias deformar os escalares, pois se lhes falta altura eles deformam logo e no caso dos escalares o mínimo é 40cm de altura é o teu aqua em água e vidro! Ainda por cima 6? Tinhas um casal quase garantido e tal como os discus era o caos no teu aqua!

 

A meu ver montava algo mais soft! Já pensaste em ciclideos anões? Era a opção mais viável para esse aqua, são igualmente bonitos e interessantes! Já conseguias dar grandes condições com esse aqua! Obviamente é só a minha opinião!

 

cumpz

 

 

 

Que pena, pois são as duas espécies que mais gosto...

ciclideos anões seriam que tipos de peixes?

tenho um aquário bem pequenoo com mollys, platis e espadas.

 

Nomomento estou louco por um grupo de escalares em um aquário novo.

obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estava gostando mais de discus também porém eles são caros e eu sou muito iniciante para tentar, não?

 

À quanto tempo tens aquários?

 

Que pena, pois são as duas espécies que mais gosto...

ciclideos anões seriam que tipos de peixes?

tenho um aquário bem pequenoo com mollys, platis e espadas.

 

Nomomento estou louco por um grupo de escalares em um aquário novo.

obrigado pelas respostas.

 

Não stresses com isso é uma questão de tempo até manteres discus!

 

Atenção que ciclideos anões não são muito fáceis de manter, estuda muito bem tudo que encontrares à cerca deles! Mas para teres uma ideia carrega nos links abaixo:

 

http://www.google.pt/images?q=apistogramma...680&bih=835

 

http://www.google.pt/images?q=ramirezi&amp...680&bih=835

 

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt...q=&gs_rfai=

 

Diverte-te a encontrar o que gostas mais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

só para te dar mais umas dicas no sentido do que diz o Paulo.

 

O meu aqua é de 100x50x65alt. 300L +-

tenho 5 discus adultos tudo com mais de 13cm um com17cm

um escalar macho enorme mesmo. so desenvolveu as barbatanas direitinhas devido a altura do aqua, é mesmo elegante.

formou casal com uma femea escalar e la se foi o socego. acabei por guardar o macho.

 

160L com 40Alt é mesmo só para 4 Discus e rapidamente vao precisar de algo mais a "altura" deles...

desculpem a piada nao consegui resistir...

 

 

Cuidado com a filtragem se avançares com o projecto.

Aposta em filtros exterior, de preferencia 2 e de capacidade muito acima do "standard".

 

no meu 300L tenho um eheim 2028 que supostamente daria para um aqua de 600L mais um filtro DIY composto por um bidao de 15L cheio de leca com uma bomba de 2500L/h.

 

Fica pela manutenção deles, aprende e se tiveres coragem depois aposta na criação

 

BOA SORTE!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me parece muito coerente essa tua observação! Então discus pode por 4 no máximo e escalares já pode por 6? Porquê?

 

Eu na minha opinião não metia nenhum discu muito menos escalar nesse teu aqua, a não ser por curto espaço de tempo! Investia num aqua maior e passo a explicar porquê!

 

No caso dos discus porque esse espaço a curto prazo vai-se tornar minúsculo para discus! Eu tenho 120x50x50 6 discus todos abaixo dos 12 centímetros e já me parece curto para tanto discu e tenho um layout espaçoso para eles! Os discus gostam de aquários altos e tu com areia deves ficar com 35cm de altura isto se for tapado porque se for destapado subtrais os 3/4 cm de margem e sobra-te uns 32cm de altura, que é curtíssimo! Se for destapado ainda existe outro risco, se eles tiverem nas suas habituais disputas de território e um discu se lembrar de fugir em direcção à superfície nem tem tempo de "travar" vai parar direitinho ao chão e consequentemente morrer seco se ninguém estiver por perto! Eu tirando o substrato tenho 46cm de altura e já vi uma vez um discu a dar uma cabeçada na calha ainda bem que é tapado o aqua senão a minha gata apanhava petiscos durante o dia :thumbup3: Isto tudo sem formar casais se um dia por acaso se formasse um casal de discus no teu aqua era o caos!

 

No caso dos escalares é basicamente a mesma coisa só que com agravante, começa logo pela altura pois com 32cm de altura ias deformar os escalares, pois se lhes falta altura eles deformam logo e no caso dos escalares o mínimo é 40cm de altura é o teu aqua em água e vidro! Ainda por cima 6? Tinhas um casal quase garantido e tal como os discus era o caos no teu aqua!

 

A meu ver montava algo mais soft! Já pensaste em ciclideos anões? Era a opção mais viável para esse aqua, são igualmente bonitos e interessantes! Já conseguias dar grandes condições com esse aqua! Obviamente é só a minha opinião!

 

cumpz

 

Não sou coerente porquê? Já tive escalares no meu aqua e cresceram até ao máximo. Tive 3 escalares e 5 discus de 5 até 10cm e todos cresceram saudáveis.

O meu aquário é de 120compx50altx45larg e na altura fazia mais confusão ver lá discus do que escalares. Penso que atendendo à dimensão máxima que os escalares e os discu podem atingir é um aquário normal.

 

O do Yuri tem 40 de altura, tirando 5cm do areão ficam 35. Aí pode-se considerar curto. Não parece curto atendendo às dimensões totais, mas sim na altura.

 

Deformados??? Como? Como já disse, o meu aqua tem 45 de altura, tirando 5 do areão ficam 40cm. Tive 3 escalares que comprei bébés e cresceram nesse mesmo aqua até ao tamanho máximo. Não podiam crescer mais. A nível de quantidade de escalares, com o comprimento do aqua do Yuri é perfeitamente possível coabitação, claro está, desde que existam plantas e refugio suficiente para as alturas de acasalamento.

 

A filtragem teria que ser muito boa. Colocaria dois filtros exteriores, um em cada ponta.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou coerente porquê? Já tive escalares no meu aqua e cresceram até ao máximo. Tive 3 escalares e 5 discus de 5 até 10cm e todos cresceram saudáveis.

O meu aquário é de 120compx50altx45larg e na altura fazia mais confusão ver lá discus do que escalares. Penso que atendendo à dimensão máxima que os escalares e os discu podem atingir é um aquário normal.

 

O do Yuri tem 40 de altura, tirando 5cm do areão ficam 35. Aí pode-se considerar curto. Não parece curto atendendo às dimensões totais, mas sim na altura.

 

Deformados??? Como? Como já disse, o meu aqua tem 45 de altura, tirando 5 do areão ficam 40cm. Tive 3 escalares que comprei bébés e cresceram nesse mesmo aqua até ao tamanho máximo. Não podiam crescer mais. A nível de quantidade de escalares, com o comprimento do aqua do Yuri é perfeitamente possível coabitação, claro está, desde que existam plantas e refugio suficiente para as alturas de acasalamento.

 

A filtragem teria que ser muito boa. Colocaria dois filtros exteriores, um em cada ponta.

Cumps

 

Não é coerente porque os discus e os escalares ocupam o mesmo espaço só isso! Porquê que podiam ter 4 discus mas escalares já podia ter 6? Mesmo que a altura não fosse problema!

 

Deformados tipo com as barbatanas atrofiadas, bem como os olhos! O teu aqua é tapado logo fica cheio até ao topo, tem 50cm de altura, tiras 5cm de areão ficas com 45cm de altura é muito diferente de 35cm, agora metes umas plantas aqui e ali, uns troncos aqui e acolá e rara a zona de um aqua ficará com os tais 35cm chegando mesmo ao ponto de ter 30 ou mesmo 25 em certas zonas! Zonas essas que são frequentadas pelos escalares mais fracos e com a falta de espaço usam com mais frequência esses tais espaços pois os dominantes vão se sentir apertados no aqua que vão com facilidade encostar os mais fracos a um canto, onde esses mais fracos irão passar grande parte do tempo a crescer numa zona com uma altura extremamente limitada! Com mais espaço esse problema já fica menos carregado percebes?

 

cumpz

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Não é coerente porque os discus e os escalares ocupam o mesmo espaço só isso! Porquê que podiam ter 4 discus mas escalares já podia ter 6 discus? Mesmo que a altura não fosse problema!

 

Deformados tipo com as barbatanas atrofiadas, bem como os olhos! O teu aqua é tapado logo fica cheio até ao topo, tem 50cm de altura, tiras 5cm de areão ficas com 45cm de altura é muito diferente de 35cm, agora metes umas plantas aqui e ali, uns troncos aqui e acolá e rara a zona de um aqua ficará com os tais 35cm chegando mesmo ao ponto de ter 30 ou mesmo 25 em certas zonas! Zonas essas que são frequentadas pelos escalares mais fracos e com a falta de espaço usam com mais frequência esses tais espaços pois os dominantes vão se sentir apertados no aqua que vão com facilidade encostar os mais fracos a um canto, onde esses mais fracos irão passar grande parte do tempo a crescer numa zona com uma altura extremamente limitada!

 

cumpz

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=202993

 

"Manutenção

O primeiro requisito para se manter escalares de boa saúde é possuir um aquário de boas

dimensões e com espaço necessário para os peixes poderem nadar. Se os peixes forem mantidos num

aquário plantado, deve existir espaço para poderem nadar livremente e em cardume. Para exemplares

adultos, 25 litros de água por peixe é o mínimo sendo importante o aquário ser o mais alto possível

(40cm mínimo para adultos). Com espaço para nadar os peixes irão mostrar o seu porte e exibir as

suas esbeltas barbatanas. Estas bonitas barbatanas são muito sensíveis à existência de nitritos e

amónia e como tal a água onde os peixes estejam deve estar livre destes compostos."

 

Ora aí está... 40 cm minímo para adultos. Ter 35cm não é muito diferente, apesar de ser levado a concordar contigo.

 

Quanto à capacidade total do aqua. 25 litros no minímo para cada adulto. O aqua do Yuri tem 160 litros, daria perfeitamente para manter 5 ou 6 discus, partindo do princípio que todos seriam adultos. Coisa que não acredido que ele faça.

 

Como já disse tive 3 escalare adultos com 5 discus de médio tamanho, e nunca houve stress dessas coisas de dominante ou dominado entre os escalares. A única altura em que se via algum stress entre eles era na altura de comer e mesmo aí todos comiam...

 

Sou homenzinho suficiente em concordar um pouco contigo acerca do primeiro ponto em que não fui correcto na informação que passei para iniciantes na aquariofilia. Por isso peço desculpa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=202993

 

"Manutenção

O primeiro requisito para se manter escalares de boa saúde é possuir um aquário de boas

dimensões e com espaço necessário para os peixes poderem nadar. Se os peixes forem mantidos num

aquário plantado, deve existir espaço para poderem nadar livremente e em cardume. Para exemplares

adultos, 25 litros de água por peixe é o mínimo sendo importante o aquário ser o mais alto possível

(40cm mínimo para adultos). Com espaço para nadar os peixes irão mostrar o seu porte e exibir as

suas esbeltas barbatanas. Estas bonitas barbatanas são muito sensíveis à existência de nitritos e

amónia e como tal a água onde os peixes estejam deve estar livre destes compostos."

 

Ora aí está... 40 cm minímo para adultos. Ter 35cm não é muito diferente, apesar de ser levado a concordar contigo.

 

Quanto à capacidade total do aqua. 25 litros no minímo para cada adulto. O aqua do Yuri tem 160 litros, daria perfeitamente para manter 5 ou 6 discus, partindo do princípio que todos seriam adultos. Coisa que não acredido que ele faça.

 

Como já disse tive 3 escalare adultos com 5 discus de médio tamanho, e nunca houve stress dessas coisas de dominante ou dominado entre os escalares. A única altura em que se via algum stress entre eles era na altura de comer e mesmo aí todos comiam...

 

Sou homenzinho suficiente em concordar um pouco contigo acerca do primeiro ponto em que não fui correcto na informação que passei para iniciantes na aquariofilia. Por isso peço desculpa.

 

Cumps

 

Meter 6 discus adultos num aqua de 160L (100x40x40)? Deves estar a fazer confusão, o mínimo é 50L logo 3 já é acanhado porque ele tem 160L brutos deve ter 130L úteis e seguindo a litragem mínima de 50L nem mesmo 3 cabe! Vê o 350L do FAAO ele tem 6 red alenquer lá e parece acanhado tal é o tamanho daqueles discus!

 

 

A litragem para mim não é o mais importante, eu prefiro um 150x45x45 (303L) que um 100x60x60 (360L)! Acho que muita gente pensa muita na litragem e esquece-se que uma grande frente de aquário vale por muitos litros em falta pois dá espaço aos discus que eles tanto precisam! Pois imagina estes dois aquários que eu referi o de 150cm tem menos 57L que o de 100cm mas se metermos 6 discus dentro do 150cm vai dar em média 25cm para cada discu contra os 16cm que o de 100cm! Obviamente isto é tudo médias mas que para mim fazem todo o sentido, pois ficam com grande tamanho para terem distância entre eles!

 

Eu vou filmar os meus discus a comer principalmente é pancada por todo lado, eu acho que têm o demónio dentro deles são piores que ciclideos africanos e noto que o 120cm contribui para um grande afastamento entre eles que dá algum sossego na maior parte do tempo, grande espaço amplo para eles terem espaço! Também tem a ver a questão de serem discus jovens e que ainda se está a lutar pela hierarquia no aqua, olho para os aquas dos nossos colegas e é um sossego de todo o tamanho os discus todos juntos sem guerras, acredito que quando forem adultos também possam vir a ficar assim!

 

Mas para agora se tivesse 100cm era um caos no meu aqua, tive os peixes num aqua de 80cm de comprimento por causa da alteração do layout durante 2 semanas e se não tiro os discus de lá pelo menos 2 discus iam morrer de tanta pancada levar! Agora no de 120cm estão a recuperar pois tem espaço para deixarem a "distância de segurança" e deste modo as cicatrizes estão a sarar muito bem!

 

Não tens de pedir desculpa Luis pois estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

"Quanto à capacidade total do aqua. 25 litros no minímo para cada adulto. O aqua do Yuri tem 160 litros, daria perfeitamente para manter 5 ou 6 discus, partindo do princípio que todos seriam adultos. Coisa que não acredido que ele faça."

 

Quando referi discus, queria referir-me aos escalares...

 

Quanto ao resto, não vou alongar mais a conversa. Tens razão por larga maioria...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

À quanto tempo tens aquários?

 

 

 

Não stresses com isso é uma questão de tempo até manteres discus!

 

Atenção que ciclideos anões não são muito fáceis de manter, estuda muito bem tudo que encontrares à cerca deles! Mas para teres uma ideia carrega nos links abaixo:

 

http://www.google.pt/images?q=apistogramma...680&bih=835

 

http://www.google.pt/images?q=ramirezi&amp...680&bih=835

 

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt...q=&gs_rfai=

 

Diverte-te a encontrar o que gostas mais :(

 

 

eu vi. Ja tinha pensado no ramirezi. Difícil a reprodução desses peixes (ciclideos anoes) em aquário?

 

eu tinha aquério a um bom tempo atrás, mas eu era pequeno e servia de diversão para criança. Agora sim conheci no fórum o aquariofilismo e remontei meu aquarinho pequeno de nem 40X20X20. Tenho um casal de molinésia , um casal de plati (fêmeas grávias) e um casal de espadas com uns filhotinhos.

Lembrem-se que tenho apenas meus 14 anos.

trabalho e estou economizando para um novo aquario grande. A idéia do 100X40X45 é um aquário que parece que minha vizinha quer dar e estou de olho nele.

 

Mas o que sugerem?

Compro um aquário maior e boto meus amados discus e escalares ou começo menor e, conforme pegue experiencia, adquiro-os em um aquário maior?

 

obrigado.

 

Boas,

 

só para te dar mais umas dicas no sentido do que diz o Paulo.

 

O meu aqua é de 100x50x65alt. 300L +-

tenho 5 discus adultos tudo com mais de 13cm um com17cm

um escalar macho enorme mesmo. so desenvolveu as barbatanas direitinhas devido a altura do aqua, é mesmo elegante.

formou casal com uma femea escalar e la se foi o socego. acabei por guardar o macho.

 

160L com 40Alt é mesmo só para 4 Discus e rapidamente vao precisar de algo mais a "altura" deles...

desculpem a piada nao consegui resistir...

 

 

Cuidado com a filtragem se avançares com o projecto.

Aposta em filtros exterior, de preferencia 2 e de capacidade muito acima do "standard".

 

no meu 300L tenho um eheim 2028 que supostamente daria para um aqua de 600L mais um filtro DIY composto por um bidao de 15L cheio de leca com uma bomba de 2500L/h.

 

Fica pela manutenção deles, aprende e se tiveres coragem depois aposta na criação

 

BOA SORTE!

 

 

 

 

Obrigado pela resposta. Entendo então que eu precisaria de um aquário maior.

Quanto sugere de altura? uns 60 cm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria excelente! Se queres plantado mais do que isso complica a nivel de luz!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais