Algas castanhas a sobreporem-se as verdes!!!


warlock

Recommended Posts

ois

é o seguinte tenho um aquario montado ha pouco tempo mas adicionei algumas pedras verdes com algas verdes e tambem com algas verdes tipo "pelos" com +- 4mm que os peixes debicam de tempos a tempos

no entretanto desde que o aqua esta a funcionar ja se formaram algas tipo limos tambem verdes em algumas rochas.

so que para alem dessas tambem me apareceram umas algas castanhas tipo nodoas mas estavam mais ao menos sobre controlo.

aqui ha uns dias tive vi os nitritos e nitratos e etavam ao maximo possivel

ja os reduzi ao minimo mas no entanto essas algas castanhas parecem continuar a crecer e começam a sobrepor-se as verdes que sao as boas inclusive uma folha da anubia ja esta quase coberta delas!!

 

alguem sabe o que fazer e a razao porque parecem continuar a crescer apesar de ter controlado os nitritos e os nitratos?

ou ainda será esse descontrolo antigo a razao e virao a desaparecer?

(é que exitem alguns lugares onde alums nodoas estao a descolar)

 

ah não tenho peixe nenhum neste momento que limpe as superficies das folhas e das rochas será disso ? por isso aquela poeira que se levanta assentou toda nelas

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

E os fosfatos? PO4?

 

quanto à limpeza, pelos métodos naturais, os peixes Garra Cleonesys (acho que se escreve assim) são bons a limpar essas algas. Alguns caracóis também comem essas algas.

 

O ideal é manteres os níveis de PO4 o mais proximo de 0 possível e adicionares plantas de crescimento rápido, desta forma as plantas vão consumir a maior parte dos nutrientes disponíveis e ganhar contra as algas.

 

Não sou grande entendido, ainda :), mas espero ter ajudado :)

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ups

 

esquecime desses malandros e não tenho testes para eles!!!

acho que as bacterias ja ganharam ritmo pa decompor os nitritos visto que se mantem ao minimo desde ontem!

mas na sei como depois de 3 TPA a 30% tenho de novo os nitratos ao maximo sera comida a mais que se tera acumulado no filtro e esta a decompor sem eu ver?

 

Sao os fosfatos a razao das algas castanhas?

algumas tao a descolar deve de ser mesmo os fosfatos que tambem devem de ter diminuido com as TPA

 

Amanha acendo de novo a caldeira e faço mais uma pois os nitratos tao acima do limite maximo da escala do teste

 

eu tenho um pleco grande mais de 15 cm mas tenho estado a espera dos nitritos estabilizarem para o adicionar!!

tambem dá não dá?

 

vou ver se amanha arranjo entao mais umas plantas para paparem os Fosfatos

 

Ja agora os fosfatos tambem sao toxicos para os peixes?

 

brigado pela ajuda não me lembrava mesmo dos fosfatos!!!!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos devem ser controlados mas não estão na origem das algas castanhas. A cor castanha surge geralmente por iluminação insuficiente. Qual a relação watts/litro?

 

O facto de os nitritos e nitratos terem de novo aumentado pode dever-se a vários factores:

Tens posto fertilizante líquido?

Tens sobrepopulação píscicola?

Tens posto muita comida?

A flitração mecânica é eficiente?

Tens filtração biológica?

 

Espero ter ajudado.

Cuidado com as trocas parciais de água e as limpezas do filtro. Convém sempre acrescentares colónias de bactérias (cycle) que ajudarão a decompor os excessos orgânicos.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 2x30 watt para 180/190 litros reais!!

mas é um aqua para mbunas!!

mas voltei a ver agora e elas continuam a descolar deixando pedra nua por baixo!!

ja tenho a caldeira acesa para fazer mais uma troca

 

tenho um filtro 2217 eheim a fazer 3 semanas

mas ainda esta a estabilizar mas penso que esta quase pois tive dois dias seguidos sem os nitritos subirem hoje ainda não vi

os peixes:

4 demasonis de 3 a 6 cm

2 auratus adultos

1 tetra viuvinha

um caeruleus adulto

quanto a comida a resposta é talvez!!!!

 

devo aumentar a quantidade de watt isso não incomodara os Mbunas?

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a relação watts/litro é de 0,3, o que parece justificar não o aparacimento de algas mas sim elas serem castanhas.

 

Não precisas aumentar a iluminação se conseguires estabilizar o equilíbrio biológico do aquário. Se só tens o filtro há 3 semanas e tens esses peixes todos talvez o problema seja a inexistência de uma colónia de bactérias que mantenha os níveis de amoníaco baixos bem como os nitritos e nitratos.

 

E não, os Mbunas não se importariam de mais luz. No habitat natural eles têm bastante luz intervalada com espaços mais sombrios (grutas, rcohas, etc).:(

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom as algas deixaram de ser problema pus lá o meu pleco durante uma noite e no dia seguimte tinha as pedras a brilhar e as folhas limpas ! ;)

marchou tudo das castanhas e mesmo as verdes quase me acabou com elas nunca o tinha visto a comer tanta alga!! :)

ta visto que o bixo tem passado fome de algas no outro aqua!

o amoniaco ja esta zero e os nitritos ao minimo os nitratos é que tem andado descontrolados!!

 

vou esperar para ver se elas voltam caso voltem

 

mas vou aguardar entao a ver se estabiliza!!

 

brigado

 

depois dou noticias

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais