Doença dos Buracos na Cabeça...


Visitante

Recommended Posts

So uma pergunta para o ZOOEXOTICO usa sempre o carvao no filtro? E nunca teve a doença dos buracos na cabeça dos discus ?

 

Não, nunca tive nenhum Discu com essa doença.

 

Podem-me dizer mais sobre isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Como esta pergunta do zooexotico ficou sem resposta, decidi ir às minhas cábulas para rever o assunto. Se alguém tem mais informação sobre esta doença, ou já teve peixes com a dita, pode deixar aqui a sua experiência, bem como o tratamento aplicado.

 

 

 

Doença dos Buracos na Cabeça:

 

1. Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenos buracos na cabeça dos peixes que, se não forem tratados a tempo, vão ficando cada vez maiores. Sendo uma doença crónica não é fatal no curto prazo, mas o peixe vai ficando cada vez mais parado e magro.Os buracos abertos podem tornar-se fonte de infecções secundárias bacterianas.

 

2. Não existe investigação suficiente que possa garantir qual a causa desta doença, apenas algumas hipóteses por confirmar:

 

a) Carêcias de vitaminas C e D.

 

b) Stress associado a uma má manutenção dos aquários que tornam o peixe vulnerável a infecções como p.e. por Hexamita. Não existem no entanto provas concretas da relação entre a DBC e a Hexamita

 

c) Utilização de Carvão Activo.

 

etc....

 

 

O tratamento mais comum passa pelo Metronidazole associado a suplementos vitamínicos.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Sou também um amante de Discus que pela 1ª vez entra num forúm. Desculpem desde já se fizer ou disser algo de errado.

Não retirando nada ao dito na resposta anterior do AM deixo aqui um link onde encontram muita informação não só da doença do "buraco na cabeça" como de outras doenças dos discus, bem como sugestões de tratamentos.

http://world.std.com/~enjolras/symtreat.htm

 

Abraços

JC :twisted:

Abraços

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já tive dois Discus com essa "doença" e a minha experiência (ou inexperiências) leva-me a dizer que o carvão activo não será o responsável como também já li em vários livro e sites. Digo isto pois sempre usei carvão activo mesmo quando estava a tratar os meus discus desta "doença".

Eu penso que os buracos na cabeça são reflexo de outras doenças ou de carências. Os meus discus recuperaram dos buracos na cabeça apenas com um tratamento de Flagy e outro de Teniverme o que me fez concluir que eles estavam era com parasitas (estavam doentes). Contudo, o carvão activo, que é bastante polar, é utilizado nos nossos filtros com a finalidade de "retirar" da água (polar) todos os compostos dissolvidos na mesma. Desta forma, o carvão activo para além de tirar os compostos maléficos, como metais pesados, acaba sempre por “tirar” outras substâncias necessárias aos peixes podendo levar a uma carência dos mesmos e dai o surgimento dos buracos na cabeça (não por doença propriamente dita, mas sim por uma carência de algo como vitaminas, sais minerais, etc)

Assim, penso que se tivermos cuidado de dar vitaminas, de usar um pouco de turfa a utilização do carvão activo nunca será o causador dos ditos buracos na cabeça.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

Embora em parte esteja de acordo com a vossa ideia, tambem nao posso esquecer que o carvao ao filtrar retem certas substancias prejudiciais, mas o carvao chega a certo ponto que fica saturado e nesse caso começa a libertar essas substancias e por conseguinte volta tudo ao principio sera por isso que so utilizo o carvao apos um tratmento com remedios e so durante 48 h. Esta minha opiniao foi colhida em sites ou alias foruns estrangeiros. OK. Concorda ou nao, diga-me qualquer opiniao. Um abraço Rui

PS: Desculpe a falta de assentos mas o meu computador e contra os assentos nas palavras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RUI

 

 

Tens toda a razão, é verdade que o carvão chega a um ponto que já não "absorve" mais. Mas isso também depende muito da qualidade do carvão, pois se for um carvão activo bom, e claro a água não esteja assim tão má, penso que o carvão se pode manter no filtro por umas boas semanas.

Quanto ao libertar essas substâncias depois de saturado já não concordo, pois a sua capacidade de retenção é devido a polaridade que é uma característica química que não se altera assim.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá amigos

 

Saudações a todos .

 

Estava acompanhando a discussão e lembrei-me de um artigo do Vladimir Xavier Simões que tratava sobre a Hexamitose e a BNC (buracos na cabeça) onde ela aborda de forma mais aprofundada as relações existentes entre estas duas doenças, a forma de diagnóstica-las e a gama de possíveis tratamentos existentes, conforme o estágio em que a doença se encontre .

 

É só clicar

 

http://www.geocities.com/aquabrasilis/spir...ronucleose.html

 

Abraços a todos

 

 

Lescanjr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Eu em tempos utilizei no meu filtro carvão activado, felizmente os meus peixes nunca tiveram esta doença, deixei de usar o carvão uma vez que a sua durabilidade é muito reduzida.

Deixo aqui uma foto que vi numa página com o resumo de doenças e o tratamento a seguir de uma forma simples para se poder identificar melhor a doença do peixe.

doencas.jpg

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais