Recommended Posts

Boas!

Tenho um aqua com 425 litros brutos, onde tenho diversas especies de peixes sul americanos, varias plantas e logo que tive oportunidade, resolvi adquirir um FLUVAL FX5 para a filtragem do aqua!

Depois de ter seguido todos os passos que aconselham no CD e livro de instalação, o filtro ficou a "bombar" em grande!!

Esteve uma semana a trabalhar sem qualquer tipo de problemas e limpou muito bem o aqua, contudo ontem à noite apercebi-me que estava com um caudal bastante fraco. A água que retornava ao aqua depois de filtrada era minima, quase inexistente.

A inicio achei que pudesse ser algum tubo entupido, pelo que depois de desligar o filtro, verifiquei que se encontravam desobstruidos, contudo limpei ambos os tubos.Coloquei de novo em funcionamento e a situação manteve-se. O filtro arrancava e "expulsava" alguma água pelo tubo para dentro do aqua, mas depois o caudal reduzia novamente.

Resolvi desligar o filtro de novo e depois de o abrir e limpar tudo (não tendo encontrado nada de anormal com este), voltei a montar tudo e liguei de novo. Tudo na mesma!!

Resolvi por fim desligar o filtro e verifique o rotor, veio e bomba, sendo que (aparentemente) não encontrei nada danificado.Depois de ter remontado o veio, rotor e o filtro, coloquei tudo de novo em funcionamento e qual não foi o meu espanto... A bomba parecia "colada", o rotor não andava.

Ainda não consegui perceber nem resolver o problema...

Alguém me consegue ajudar? Já alguém teve este tipo de filtro e/ou situação?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pelo q me pareceu o filtro trabalhou com ar dentro ou seja a parte do rotor trabalhou sem agua o q fiz com q o estator da bomba aquecesse e por conseguinte derreteu, o q fiz com q o rotor colasse.ou entao alguma pedra ou areia q fez com o rotor ficasse preso.por iss podes dizer adeus a esse filtro.se tiver na garantia pode ser q eles te deem um filtro novo se tiveres sorte.se verificarem q foi um mao uso do aparelho a garantia deita-se de fora.

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve uma vez qu me acinteceu uma coisa parecida com um filtro que tinha.

A turbina pode ter começado a derreter!

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pelo q me pareceu o filtro trabalhou com ar dentro ou seja a parte do rotor trabalhou sem agua o q fiz com q o estator da bomba aquecesse e por conseguinte derreteu, o q fiz com q o rotor colasse.ou entao alguma pedra ou areia q fez com o rotor ficasse preso.por iss podes dizer adeus a esse filtro.se tiver na garantia pode ser q eles te deem um filtro novo se tiveres sorte.se verificarem q foi um mao uso do aparelho a garantia deita-se de fora.

 

 

 

 

cumps joni

 

 

 

Obrigado joni, mas confesso que acho estranho ser o ar o problema, visto que o FX5 tem um sistema electronico para purgar o ar e quando o montei a primeira vez ele ficou a trabalhar sem problema nenhum!

Já voltei a desmontar o veio e remontei e sem os tubos ligados ao filtro ele projecta agua, quando lico os tubos nao envia agua para o aqua, embora o rotor trabalhe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve uma vez qu me acinteceu uma coisa parecida com um filtro que tinha.

A turbina pode ter começado a derreter!

 

 

Boas hugo, como resolveste a situação?!

Eu acho muito estranho que isso tenha acontecido porque como disse antes depois de desmontar o veio e remontar a turbina trabalha!!so que quando ligo os tubos do aqua ao filtro parece que nao tem força para enviar a agua de volta ao aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hugo, como resolveste a situação?!

Eu acho muito estranho que isso tenha acontecido porque como disse antes depois de desmontar o veio e remontar a turbina trabalha!!so que quando ligo os tubos do aqua ao filtro parece que nao tem força para enviar a agua de volta ao aqua!

Foi simples!

Pega num alicate e puxa a turbina com cuidado.

A mim aconteceu o mesmo que a ti!

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente já descobri o que se passa...o rotor deixou de funcionar em condições!Tem uma rotação irregular, parece que roda e pára, roda e pára o que faz com que a água nao seja bombeada pelo tubo!

Comprei o filtro pelo Ebay, vamos ver se consigo solucionar o "stress"!... ;);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente já descobri o que se passa...o rotor deixou de funcionar em condições!Tem uma rotação irregular, parece que roda e pára, roda e pára o que faz com que a água nao seja bombeada pelo tubo!

Comprei o filtro pelo Ebay, vamos ver se consigo solucionar o "stress"!... :roflroll2::)

 

 

boas

 

 

se tiveres a factura tenta falar com o representante em portugal ou com a hagen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente já descobri o que se passa...o rotor deixou de funcionar em condições!Tem uma rotação irregular, parece que roda e pára, roda e pára o que faz com que a água nao seja bombeada pelo tubo!

Comprei o filtro pelo Ebay, vamos ver se consigo solucionar o "stress"!... :roflroll2::)

 

 

boas

eu nao conheço esse filtro tou apenas a supor.

 

pois se ele funciona bem sem as mangueiras tipo projecta a agua com bom caudal e com elas nao funciona tem q haver aqui um tubo q esteja obstruido.

explica-m lá essa do rotor com rotaçao irregular.

é q se ligares a bomba sem agua o rotor tem um funcionamento irregular mas iss é normal ,é derivado ao tipo de bomba magnetica e com a corrente alternada ou seja alternando entre o positivo e o negativo 50 vezes por segundo faz esse efeito ,mas so sem agua pq ta a trabalhar sem esforço nenhum , com agua ela ja trabalha regular.

 

cumps joni.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.