Ajuda: A minha planta está a morrer...


P.P.

Recommended Posts

Boas, eu sinceramente nao pesco nada de plantas e tenho apenas uma no aqua que se encontra á experiencia e nao sei o nome dela...parece uma cebola, tem uma raiz em forma de bola e folhas tipo valisneria...podem ver no link:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rt=#entry967857

 

 

O problema é que está a morrer e nao sei porque, suspeito que seja da iluminação pois tenho uma t5 de 15000k e uma actinica...e pelo que percebi tenho que arranjar uma de 4000 a 6000k, é isso?

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectivamente a escolha das lampadas não foi a mais feliz, mas podes escolher outras temperaturas de cor um pouco mais alargadas do que 4000-6000, as plantas não são tão esquisitas assim, e se a planta está a morrer não é culpa da lampada quase de certeza.

 

É mais provavel teres problemas com o bolbo, ou falta de nutrientes, ou a planta está a descartar as folhas velhas para se aclimatar mais facilmente. ajudava se descrevesses melhor o estado da planta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectivamente a escolha das lampadas não foi a mais feliz, mas podes escolher outras temperaturas de cor um pouco mais alargadas do que 4000-6000, as plantas não são tão esquisitas assim, e se a planta está a morrer não é culpa da lampada quase de certeza.

 

É mais provavel teres problemas com o bolbo, ou falta de nutrientes, ou a planta está a descartar as folhas velhas para se aclimatar mais facilmente. ajudava se descrevesses melhor o estado da planta.

 

 

A planta esta com as pontas a apodrecerem e a meio esta a ficar co buracos castanhos...o bolbo pode ficar totalmente enterrado ou tem que receber luz? será melhor poda-la mais rente ao bolbo??

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta esta com as pontas a apodrecerem e a meio esta a ficar co buracos castanhos...o bolbo pode ficar totalmente enterrado ou tem que receber luz? será melhor poda-la mais rente ao bolbo??

 

efectivamente parece mesmo um tipo de valisneria, talvez a spiralis.

sendo a spiralis, não tem bolbo. o caule tem de ficar enterrado a nivel das raizes, e ela vai soltando rebentos a nivel do substracto. tive um problema com valisnérias num aqua apenas porque o substrato era de areia de silica fino demais e asfixiou a planta! esta planta nem tem necessidade de substrato fertil, sendo que os detritos dos peixes costumam ser suficientes.

quanto à luzes, realmente não é a melhor escolha. devias de ter uma com os ºK mais baixos... uma daylight por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectivamente parece mesmo um tipo de valisneria, talvez a spiralis.

sendo a spiralis, não tem bolbo. o caule tem de ficar enterrado a nivel das raizes, e ela vai soltando rebentos a nivel do substracto. tive um problema com valisnérias num aqua apenas porque o substrato era de areia de silica fino demais e asfixiou a planta! esta planta nem tem necessidade de substrato fertil, sendo que os detritos dos peixes costumam ser suficientes.

quanto à luzes, realmente não é a melhor escolha. devias de ter uma com os ºK mais baixos... uma daylight por exemplo.

 

 

pois mas a minha planta tambem e´ de facil manutensao mas nao e´ a spiralis pois a minha tem um bolbo mesmo....se calhar o melhor que tenho a fazer e´ desenterra la e tirar umas fotos para o pessoal ver e tentar identifica la..pelo que percebi o bolbo ficando fora do areao a´ luz ela melhora pois ja nao esta a apodrecer tanto...

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a fazer uma pesquisa mais exaustiva e pareceme que seja uma Crinum Tahainum.....

 

 

Crinum

Cresce de um bolbo semelhante ao da vulgar cebola. As folhas de verde brilhante são enormes 50-100 cm pelo que só é recomendada para grandes aquários. Dá-se melhor com luz brilhante.

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais