Lutas entre Discus... Devo preocupar-me ?


Fernando Leite

Recommended Posts

Ora viva... Pois a pergunta é mesmo essa pois como sabem acabei de adquirir há 8 dias 2 discus que se mostraram bastante medrosos e demoraram cerca de 3 dias a começar a comer. Acontece é que ontem recebi mais 2 de prenda de natal :( (vieram da mesma loja que os primeiros) mas estes ultimos dois muito mais desinibidos que os 2 primeiros.

 

Agora hoje de noite quando fui lhes dar de comer os 4 comeram todos o que me deu uma grande alegria mas no entanto, um deles (o maior por sinal, e é um dos dois primeiros) começou a bater literalmente nos outros três com alguma agressividade (ainda travou-se de razões cara-a-cara com um deles) e a cena não foi lá muito agradavel de se ver, pois o agredido viu-se depois um pouco aflito :(

a minha reacção foi apagar de imediato as luzes do aquario.

 

Eu sei que os Discus têm atitudes territoriais, mas estas lutas tornando-se mais agressivas não sei...

 

Será que me devo preocupar ? e se sim o que devo fazer?

 

Obrigado

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião não se deve preocupar porque no seu texto diz que apenas um dos peixes tem essas atitudes, ou seja, se fossem dois era possivel estarmos perante um casal que pretendesse procriar (e é normal ficarem agressivos). Tive recentemente uma situação dessas e fui obrigado a separar o casal. Em conversa com um amigo tb aquariofilista ele disse-me a este propósito que já ouviu relatos de casais de discus que chegam a matar outros discus em época de procriação. No seu caso devemos estar perante um inconformado com o novo "habitat" (por sinal espectacular). Creio que lhe vai passar "birra" sem levantar problemas aos outros "inquilinos"...

Nota: se se vier a constatar que são dois, e não um, a ter comportamentos agressivos convém confirmar se não será um casal !! ... aí sim poderá ter problemas.

 

espero ter ajudado

um abraço

joao miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o João e com o Gonçalo.

Tenho um aquario de 150cm-50cm-50cm com 8 discus + outros peixes"cardinais,camarões, etc...", tenho 3 discus de 12cm; 2 de 10cm e 3 de 6/7cm .Quando vêm a hora da comida, há sempre uma grande luta mas nada de grave. Ultimamente reparei na possibilidade de um casal "um de 12cm + um de 10cm", mas este limita-se a guardar um canto pra eles, por vezes há luta frente a frente com os outros 2 grandes especialmente, frente a frente, mas até agora, que note não é nada de especial. Não sou perito no assunto, mas não vejo problemas, espero que assim continue. Boa sorte com os teus peixes e continuação de um bom ano.

 

Tiago Brandão "Blacky9"

Filosofar e facil, dificil e ficar simples

Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais