incubar artificialmente os ovos dos peixes!!


warlock

Recommended Posts

esta é uma perguntinha para o diesel_car que me deu a conhecer que existia esta alternativa e para quem mais me puder ajudar!

 

no fim de tomar conheciimento das incubadoras para peixes "egg tumbler" pesquisei e resolvi fazer uma adaptando um filtro de esponja tocado a ar!!

 

no entanto a minha femea auratus fez hoje a pustura depois de eu ter feito uma mudança de agua ontem.

 

e como ela tinha a boca muito cheia mesmo resolvi tirar-lhe os ovos para ver se teria a sorte de receber mais de sete alvelins no final e porque tambem li que so no primeiro dia vao 20% a vida!!

 

e la fui eu tentar apanha-la com a rede , quando por fim a apanhaei vi-me aflito para a por a jeito para lhe tirar os ovos mas ao fim de algumas tentativas la a agarrei e abri a boca com um cotonete e os ovos começaram a sair !!

 

ao fim de oito ela fechou a boca e como ja a tava a achar muito stressada não insisti msa tambem porque ainda na tinhaexprimentado a incubadora e não queria arriscar os ovos todos!!

 

agora a perguntinhas mais importantes!!

 

 

os ovos só estao a subir no maximo a 1 cm de altura na incubadora(mas normalmente so dao saltinhos) não é demais pois não?

 

como não a quero voltar a stressar de novo tao cedo mas tambem não a quero ver esqueletica tava a pensar em lhe retirar os ovos la mais para a frente caso veja que os outros se estao a aguentar sem fungus

 

qual será a melhor data para isso ?

 

ja agora os ovos sao acastanhados e tem +- 3 mm e a femea estava e ainda esta muito gordinha!!!

 

brigado

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

os ovos só estao a subir no maximo a 1 cm de altura na incubadora(mas normalmente so dao saltinhos) não é demais pois não?
1cm é excelente, quanto menos subirem melhor. A melhor técnica é faze-los subir pouco, mas rodarem muito...

Quando os alevins nascerem, diminui um pouco o ar mas não o pares.

 

lhe retirar os ovos la mais para a frente caso veja que os outros se estao a aguentar sem fungus.

qual será a melhor data para isso ?

 

A melhor altura será perto dos 20 dias de incubação. Quando notares que os filhotes (no incubador) já consumiram quase toda a "gema", retiras os que sobrarem da fêmea.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado diesel

abocado reduzi um bocadinho a altura para apenas 5mm não sei se terei reduzido demais (terei feito bem?)

mas como li que não se devia deixar saltar muito os ovos e ja perdi um que não tinha fungus mas estava a boiar na rede superior o que eu achei não ser mormal e retirei-o estava branco e de um lado tinha uns pontinhos amarelados na sei qual tera sido o mal mas talvez tenha sido um que me ficou preso quando a femea fechou a boca

 

esperemos que chegue algum dos sete ovos aos vinte dias para poder fazer isso !!

 

no entanto tenho de pensar em me desfazer de alguns dos outros 7 juvenis que tenho que ja tem mais de 2 centimetros pode ser que algem nos particulares me deem algo por eles pelo menos para pagar a comida

 

brigado de novo abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, apesar de não ser dificil reproduzir auratos, aqui na minha zona e bastante dificil de arranjar casal, pois n tenho tido sorte nenhuma, uma vez comprei uns 6 e eram todos femeas :). lol. e asssim, quanto a experiencia que tenho a reproduzir ciclideos africanos, se eles antes da pustura tiverem uma subredosagem de alimentação, não te preocupes, eu ja tive a minha caeruleus 1 mes e 2 semanas sem comer

e não morreu, e andava feliz na mesma, por isso tira apenas alguns por diversão, e os outros deixa estar com a mae, ate lhes faz bem. :). ja agora podiam-m ensinar essa tecnica de incobadora artificial... gostei da ideia.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

eu por acaso comprei 3 morreu-me 1 e tive um casal :)

agora ja tenho aqui 7 que tenho de despachar brevemente antes que me começem a chtear os guppies

 

o problema dos Auratus não comerem é que a bixa fica fraca e ainda por cima com os ovos na boca nao lhe pode morder e assim o macho da-lhe tareia!!!

da ultima vez não a deixei recuperar o sufeciente e dias depois de a devolver ao aquario dei com ela toda desfeita nas barbatanas e ate com falhas de escamas maol se aguentava direita!!

se fosse outro peixe tinha morrido mas mediquei e no dia seguinte ja nadava no fundo e no outro ja tava a sarar feridas!!

 

quanto a incubadora artificial tens qui alguns link que descobri mas provavelmente vais ter a mesma de usar a imaginaçao para construir uma eu por exemplo comprei um filtro de esponja e adicione uma secçao larga com tubos tranparentes de um undergravel filter antes da entrada de ar!

http://geloxuts.tripod.com/Articles/bim_cich.html

http://www.africancichlids.net/Articles/Tu..._Eggs/index.htm

http://www.cichlid-forum.com/articles/tumb...mbling_eggs.php

http://www.sydneycichlid.com/diy/diytumbler.html

http://www.cichlid-forum.com/articles/diy_tumbler.php

http://www.wetthumbaquatics.com/Supplies%2...egg_tumbler.htm

http://www.malawicichlidhomepage.com/aquai...gg_tumbler.html

http://www.cichlidae.com/articles/a049.php

http://www.africancichlids.net/Articles/Si...mbler/index.htm

 

eu retirei os 8 ovos e ja foram todos a vida Fungus nem chegaram a fazer a primeira divisao celular "acho"

mas a femea ainda tem apesar de hoje a malandra ter estado a comer mesmo com os ovos na boca!!

 

para a proxima que voltar a tentar volto a tirar tambem so algum mas vou arranjar um aquario so para a incubadora para poder medicar a vontade e não haver problemas com nitrato etc..

espero que isso resulte logo se ve

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha primeira criaçao de auratus foi num aqua muito pequeno para o tamanho deles mas era o que tinha na altura pois quando comprei na sabia o que estava a comprar se fosse hoje ja sabia!!

o meu aquario actual é 120x40x50

com um tetra viuvinha e 4 Demasonis e um caeruleus que eu pensava macho mas agora tou-lhe a achar a barriga muito gorda!! (os papagaios ja voltaram a loja em troca de comida)

enquanto que o outro aquario levava 40 litros no maximo o que é muito pequeno para peixes desses pois se não tiveres muito cuidado o macho facilmente te mata a femea eu tive varias vezes de a isolar do macho para recuperar e tinha montes de esconderijos e coisas a cortar o campo visual mas agora ja não ha problema!!

e ainda por cima tinha mais peixes um pleco enorme para o aquario mais de 15!!

e 2 papagaios jellybean que tambem comprei na mesma alturar sem saber o tamanho que atingiam!!

o que era mesmo de mais para um aquario tao pequeno como é obvio todas as semanas mudava mais de 50% da agua!!

mas acho que o minimo é 30 litros para cada Auratus mas mais é melhor!!

 

mas concluindo pela minha experiencia eles não parecem precisar de muito espaço para criar !! mas sim para as femeas se aguentarem vivas!!!

 

ja agora pergunto de volta mantens os caeruleus isolados mesmo só para criar?

 

por acaso não tens ai um macho ou femea adulta para venda?

(tinha era de te arranjar uma foto para veres o que era o meu)

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya, tenho um aquario so pa eles, mas agora não tenho cria nenhuma, se não ate te dava. :lol: e que eu gostava de fazer criação com esses peixes (auratos e caeruleus), mas de momento isolei o meu casal de caeruleus. :shock:. assim fazem criação mais vezes. estao num aqua de 60 litros, pa eles xegam bem, mas para por auratos ja não sei. k axas???? axas k fazem criação???? e que eu ja tenho ciclideos a alguns anos, mas nunca me especializei em criação tirando os caeruleus, elongatos e os ningrosfasciatus, de resto tinha so pela vista, e todos estavam num aqua de 200 litros.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus agora tambem tao num de 240 liros mas so 180/190 reais tenho de ver se aumento os litros

 

criar criam isso acho que não há problema so tens e de acertar com o

numero certo de femeas para o macho acho que o numero certo sao tres como para outros mbunas!!

quanto a machos duvido que dê para mais do que um mas tambem não sou pro é que eu so tenho ciclideos ha pouco mais de um ano por acaso um casal sao auratus mas devia de ter mais uma femea!!

de resto tudo o que sei for por ler informaçao sobre eles!!

mas se vermos que so tens 60 litros 3 quatro auratus acho que é o maximo por isso o melhor talvez seja so um macho!!

e depois o minimo/maximo de femeas que vejas que podes manter sem seram perseguidas ate a morte/sem a qualidade da agua se deteriorar muito

 

preciso de um caerelus adulto e não juvenil isso é relativamente facil/barato de axar mas adulto e barato e mais complicado o meu foi 4,5 euros o que eu considero barato mas pode não ser

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais