Discus com olhos inchados e pontos brancos


tati24

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou numa luta constante há mais ou menos 15 dias. Tenho um aquário de 250L com 6 Discus, PH - 6,5 , Nitrito e Nitrato - 0 , Amonia - 0. Meu problema é que há 20 dias atrás comprei um Discu que supostamente estava desparasitado e não apresentava nenhum tipo de doença. Depois de 5 dias me deparei com 4 dos meus discos completamente escuros, olhos inchados, barbatanas para dentro e sempre escondidos com as pontas das barbatanas tipo ´comidas´. Voltei ao local onde comprei o Disco e o senhor me informou que realmente eram parasitas e que os dele também estavam assim e me deu um pouco do medicamento KANAPLEX - SEACHEM onde supostamente no prazo de 3 dias estaria tudo ok juntamente com o BAKTOPUR - SERA . Passado 4 dias os discos estavam quase todos bons com exceção de um deles, então o mesmo senhor disse-me que deveria fazer um TPA DE 30% e iniciar o outro tratamento com MELAFIX durante uma semana. No terceiro dia de tratamento todos os Discus voltaram a ficar escuros e pior, agora tem pontos brancos saindo da pele, mesmo superficial , onde ao meu ver parece estar saindo de dentro para fora da pele e uma mancha branca tipo veludo na meio do corpo , sem contar com o desespero deles de se coçar em alguma coisa. Voltei novamente no mesmo sitio e uma vez que já não havia o medicamento inicial KANAPLEX - SEACHEM me indicou novo tratamento com HEXAMITA e dei início ontem a esta nova medicação. O que gostaria de saber de pessoas realmente entendidas no assunto é se realmente este medicamento vai me ajudar em alguma coisa porque nesta brincadeira já perdi um Discu e não posso nem devo estar fazendo tanto tempo com um medicamento em cima do outro e já não suporto ver os coitados dos Discus doentes. Portanto agradeceria imenso a quem puder ajudar a solucionar isto .

Vou adicionar algumas fotos para tentar ajudar...

 

Obrigado

Tatiana

 

http://a.imageshack.us/img10/4061/dsc3441l.jpg

http://a.imageshack.us/img228/7336/dsc3459u.jpg

http://a.imageshack.us/img237/2309/dsc3439.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse discus estás muito stressado e/ou doente.

 

Faz o Hexamita na totalidade como explica na bula. Esses pontos brancos que falas são no corpo ou mais especificamente na cabeça dos discus?

 

Eles estão doentes, provavelmente com parasitas internos e externos - daí os olhos enevoados, rasparem-se nas decorações/plantas,...

 

Não sei se o heaxamita se pode fazer em conjunto com o esha2000 mas informa-te, se sim, fá-lo, MAS INFORMA-TE primeiro.

 

 

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, os pontos brancos são no corpo, não há lugar específico mais passa a ser um pouco estranho porque sai mesmo do corpo.. são minúsculos e superficiais !! acho mesmo que são parasitas.... se em 3 dias isto não curar.. posso continuar a dosagem?! porque hoje já estou no segundo dia , já começo a ver melhoras de alguns mais tenho ainda dois muito escuros e tenho quase certeza de que não vai estar totalmente recuperado até amanha!!! O Que você acha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já procuraste por ictio? Pode ser isso ou oodinium - esses pontos

 

Faz o tratamento na integra e à risca. Se for preciso depois fazes um anti-bacteriano para as infecções secundárias.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O esha2000 é um antibiótico de espectro muito abrangente.

 

Não devias ter um frenatus ("tubarão" de pontas vermelhas -Epalzeorhynchos frenatum) com os discus...

 

Os pontos brancos q falas são tipo lombrigas a sair da pele?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

O Aquário está a entrar numa espiral...

O Bactopur e outros devem ter afectado o ciclo biológico.

Dificilmente um aquario tem NO3=0...será melhor medir, já agora medir tudo convenientemente.

Os olhos opacos indicam de alguma forma isso.

 

Faça mais TPA´s e medique em aquario hospital, especialmente antibioticos.

Os pontos serão quase de certeza conídios de alguma forma de fungo possivelmente Aspergillus, que tomam esse aspecto vistos a olho nu.

Essa será a prova cabal de que algo não está bem na água, já que os fungus sendo heterotróficos, apenas aparecem quando o ambiente aquatico lhes é favoravel.

 

Finalmente: medique apenas quando tiver certeza do que os peixes têm e mais uma vez em aquario hospital.

 

Cumps

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Hugo tem razão.

 

O baktopur só deve ser utilizado em aqua de quarentena visto atacar também as bactérias do ciclo do nitrogénio.

 

Já o Hexamita da esha não o faz e poderá eventualmente ser utilizado no aqua principal (se houver um de quarentena/hospital melhor).

 

Concordo principalmente com a última afirmação, mas visto já ter iniciado o tratamento com esha hexamita o melhor é mesmo continuar até ao final.

 

Não me parece q o discus na foto esteja somente com uma infecção externa devido à sua magreza e debilidade em geral... não é somente os olhos enovoados e pontos brancos - infecções secundárias.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para ajudar-te podes colocar um pouca mais de informaçao por favor.

 

Temperatura da agua.

Dimensoes do aqua.

Filtragem. exterior-interior, capacidade, volume, materias utilizadas, frequencia de limpeza

TPA's frequencia e quantidade.

 

se o aqua nao fosse plantado dizia-te, 30º e sal para dentro.

 

Plantado:

Eu gostei muito de usar esha 2000.

Hoje uso azul de metileno no que me parece ser parasitagem externa dos bichinhos.

 

Aguarda mais comentarios.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

depois do que vi ...o que me parece é

 

peixe com deficiência de crescimento ....grave

 

depois parasitas internos...em ultimo estado

 

esse peixe dificilmente terá salvação

 

boa sorte segue os conselhos do hugo e do ricardo!

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. vamos la então... passei uma informação errada sem querer.. peço desculpas...

 

É um aquário em media de 250L -

temp - 30º

filtragem exterior com UV - capacidade ate 1400L/h .

Faço TPA´S de 30% 1 vez por semana, sempre no mesmo dia.

PH- 6.5

NO4-1.5 mg/l

NO3-0,006 mg/l

NO2- 0

 

Hoje termina a medicação com Hexamita e tenho um discu que ainda não está 100%. Agora não sei de devo parar ou se continuo mais uns dias já que a maioria deles melhoraram....

Tenho também aqui o Melafix que é anti bacteriano ....

 

aguardo respostas...

 

Obrigado.

Tatiana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora me deparei com uma situação, prestando atenção no que me disse o hugo, notei que o NO4 tem vindo a aumentar com estas ideias de medicamentos por todos os lados, isto é normal de acontecer pela quantidade de remédios e desregularização de tpa´s que já estava acostumada a fazer ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)Olá

 

NO4? hummm deve ser NH4.

NO3 a 0,006? humm será NH3?

Põe lá isso certinho.

Se o Nitrito (NO2) ou a amónia (NH4) está a subir é porque o filtro está mesmo afectado.

Faz trocas de água, mas enquanto existir NH4 e NH3, não deixes subir esse Ph, Mantem-o a 6,5.

Deves fazer trocas de água até que o valor de NH4, NH3 e NO2, sejam 0!!Isto é mesmo uma obrigatoriedade.

 

1º resolvem-se sempre os problemas da água e isso só se consegue medindo.

Depois de termos a certeza que não é da água, é que se medica se for o caso.

Portanto neste preciso momento os medicamentos não te estão a ajudar, pois em água sem condições de higiene nenhum medicamento te salva os peixes.

Aproveita a embalagem e lê sobre o ciclo do azoto, para entenderes o que se está a passar.

 

Boa sorte.

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente escrevi errado... #cool

 

mais se eu fizer tpa não vai influenciar no efeito do medicamento?

Hoje é o ultimo dia. eu posso fazer uma troca amanha até atingir 0. Mais o meu medo é.. se o problema não for da água eu posso começar a usar o esha2000 ? porque eu já sinto melhora com o HEXAMITA .. mais também nao sei se posso continuar a usa-lo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente escrevi errado... :pompomgirl:

 

mais se eu fizer tpa não vai influenciar no efeito do medicamento?

Hoje é o ultimo dia. eu posso fazer uma troca amanha até atingir 0. Mais o meu medo é.. se o problema não for da água eu posso começar a usar o esha2000 ? porque eu já sinto melhora com o HEXAMITA .. mais também nao sei se posso continuar a usa-lo...

Não sei se alguem já o disse, aqui vai, antes de usar nova medicação é necessário retirar os residuos da anterior do aquário, poe-se um filtro com carvão activo. O efeito das medicações, por vezes levam o seu tempo a verificar-se, pelo que se deve esperar um pouco antes de fazer nova medicação. O uso de muita medicação seguida rebenta com o figado dos peixes. E por ultimo, quem tem discus deve comprar uma dose muito grande de paciência.

 

Abraço e sorte, que tudo corra pelo melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica!!!

Meus discus estão quase novos. Só falta mais um agora.. vamos esperar que tudo corra bem !!! Pelo menos comecei a ter melhoras onde já achavam impossível!! Vou iniciar amanha o tratamento com ESHA2000 + EXIT , assim o aquario descansa 3 dias no carvão . Acho que depois desse tempo não haverá problemas em iniciar um novo tratamento.

 

Quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram, cada opinião é muito importante. E realmente tenho que concordar que com discus temos de ter um dose extra de paciência.

 

 

Obrigado !!!!

 

 

Tati

Link to comment
Partilhar nas redes sociais