Sump + Filtro externo


Recommended Posts

Boas

 

Mandei fazer um aquario com 250X65X70 (+/-1200 litros) com sump.

Acho que a sump ficou pequena para este aquário e não dá para substituir por uma maior, devido ao formato do móvel.

Estou a pensar em colocar, alem da sump, um filtro exterior. Tinha pensado num Thermo Filtro Eheim 2180.

As minhas perguntas são :

a) acham que é possivel ter a sump e um fitro exterior a funcionar no mesmo áquário?

b) será suficiente o eheim 2180 para aquecer o aquário, ou é melhor colcocar um eheim 2080, com dois termostatos dentro do aqua?

Cumprimentos

mpimentel

Editado por mpimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque nao poes os termostatos na sump? sempre ficam escondidos. Qual a dimensao da sump? Que materias filtrantes la tens? Qual o caudal da bomba de retorno? fauna?

Em principio nao ha problema em ter a sump e o filtro externo, mas a sump pode ser suficiente. Quanto ao filtro, comprava sem termostato por serem mais baratos, os termostatos facilmente escondes na sump.

Se nao quiseres gastar tanto nos eheim tens uns sunsun ou outros do genero porreiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A bomba é de 6000L/hora. As materias filtrantes que vou lá esponjas, substrat pro e eheim mech.

A sump é pequena para este aquário, disso não tenho duvida.

Não estava a pensar em colocar o termostato na sump, porque a sala onde fica o aquário é um bocado fria no inverno e, para ter a água à temperatura desejada, tenho de ter o termostato regulado a uma temperatura alta, pois perde calor no circuito.

Este aquário vai ser para discus. Não está montado, porque ainda falta algum equipamento, que espero ter para a semana.

deixo uma foto para terem a ideia

AquarioSantaCombaDao.jpg

Podem ver a sump do lado esquerdo. Não dá para colocar uma sump maior, devido ao aquecedor, que se vê, e que vai ficar desactivado.

Cumprimentos

mpimentel

Editado por mpimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mpimentel,

 

Espero q esse projecto esteja a andar de vento em popa...

 

Em relação à sump: quais a suas dimensões?

 

Tenho um aqua com 950lts brutos e aqueço-o no inverno com esse filtro com o termo de 500w e a temperatura sobe até aos 32ºC se for necessário.

 

Em relação às tuas perguntas:

 

a) Sim, podes usar uma sump e filtro externo em simultaneo

 

b) O eheim 2180 deve ser suficiciente p aquecer o aqua até pelo menos 30ºc visto serem 1200lts.

 

Saudações cordiais

 

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ficar com 116lts úteis de água (volume da sump bruto 234lts) o q é por si bastante para esse aqua.

 

Penso q a sump será suficiente mas também depende dos peixes q queiras colocar e se o aqua vai ser ou não densamente plantado.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Este aquário vai ser para por os peixes que tenho no aquário de 2 metros (discus, botias, cardinais e alguns L's). Não digo que venha a ser densamente plantado, mas vai ser um plantado.

Acho que vou optar por colocar um Eheim 2180, que vai estar ligado à UV de 63W. Tenho é de colocar uns redutores nas mangueiras deste filtro, porque a saída/entrada do filtro é 16/22 e a saída/entrada da UV é 25/34.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto é uma pena a sump... tem até alguma capacidade bruta mas devido ao formato o espaço útil parece pouco aproveitável.

 

Podes perfeitamente colocar um filtro a auxiliar a sump; aliás, a minha sugestão é a de que coloques a sump apenas a fazer filtragem biológica e toda a filtragem mecânica a se feita pelo filtro. A minha experiência pessoal diz-me que os sistemas de sump, por captarem a água no topo da coluna, não são muito bons a tirar porcaria do aquário.

 

Mesmo sem ver preços, que devem ser bem diferentes, acho que não faz sentido comprares um termo filtro. Parece mais lógico que coloques os aquecedores na sump.

 

Outra sugestão, caso optes por fazer apenas filtragem biológica na sump: usa uma bomba de retorno bem menos potente, à volta dos 2000/2500 litros hora; com essa bomba que prevês a água vai passar em grande velocidade na sump e poucos resultados terás.

 

A sala é fria? Aproveita agora para forrares os esgotos com lã de rocha e plástico e o retorno com mangueira isolante da que se usa nos tubos de inox; o investimento é reduzido e sempre isolas qualquer coisa.

 

Por último, espero que não pretendas usar CO2 para o plantado... não se dá bem com sump's

 

Abraços

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço todas as sugestões.

Acabei por colocar um Eheim Thermo 2180. É um pouco mais caro, mas prefiro a colocar os termostatos na sump.

Vou instalar um sistema de CO2, da Dennerle, com reator que vai ficar ligado a este 2180.

A UV vai ficar ligada à sump.

Vou testar a bomba da sump e se vir que é muito forte, substituo-a por uma menos potente.

Como ainda me falta algum material, que nunca mais chega, ainda vai demorar a ficar tudo OK.

 

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou instalar um sistema de CO2, da Dennerle, com reator que vai ficar ligado a este 2180.

Instalar CO2 com uma sump?

 

Isso é o maior dos erros! A movimentação de água na sump vai consumir-te CO2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Instalar CO2 com uma sump?

 

Isso é o maior dos erros! A movimentação de água na sump vai consumir-te CO2...

 

 

Errado, depende tudo de como as ligações forme feitas - água entrar directamente sob a superficie da mesma, sump tapada, entre outros aspectos...

 

Pode-se minimizar (mesmo minimizar) essas perdas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado, depende tudo de como as ligações forme feitas - água entrar directamente sob a superficie da mesma, sump tapada, entre outros aspectos...

 

Pode-se minimizar (mesmo minimizar) essas perdas.

Achas mesmo? Depende daquilo a que chamas uma sump fechada... colocares-lhe umas tampas em vidro que deixam passar ar não resolve coisa nenhuma, e nunca vi uma sump fechada de modo a não existirem trocas gasosas.

 

Portanto disse e repito: biologicamente é uma solução muito interessante, mas em aquários plantados leva a um sobre-consumo de CO2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existiram sempre perdas de CO2 devido a movimentação das águas.

 

Mesmo à superfície da água do aqua, se existir movimentação, vai também existir trocas gasosas com tendência à perda de CO2 da água para o ar - movimentação = oxigenação - e estes gases CO2 e O2 existem proporcionalmente na água.

 

O que quis expressar foi que é errado pensar que com a sump a perda de CO2 será excessiva (o maior dos erros) - assim essas trocas (movimento da água) podem ser minimizadas perdendo um pouco a filtragem biológica mas ganhando ainda assim no volume do filtro (sump).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.