Tylomelanias de diferentes espécies podem criar Híbridos?!


Quo

Recommended Posts

Neste momento tenho Tylomelania gemmifera (julgo que o termo corrente em inglês deverá ser Tylomelania sp. "gold spot") com Tylomelania zemis "orange flash" haverá perigo de ter como resultado um híbrido?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem estou com uma divida dessas. Recentemento adquiri duas tylomenias uma é amarela e a outra é verde raiado de preto e fiquei na duvida elas nao se cruzarao e criarao ibridos? ou entao nao procriam mesmo.

 

alguem nos poderá elucidar?

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, acho dificil alguém saber. Pelo que já li por ca e pela net, ainda há muita gente a jurar que são hermafroditas por ex. Também é uma área ainda muito incipiente, se os camarões já é, este tipo de bicho ainda é mais.

 

Já leste este topico que abri depois de colocar essa pergunta, pois fui pesquisar:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=161281

 

refere-se aos lagos do sistema Malili, que exclui o Lago Poso.

 

Pelo que li no artigo, várias tylomelania cohabitam no seu ecossistema com outras tylos, se bem que algumas vivam em habitats diferenciados, umas em solo arenoso outras em solo rochoso.

 

No entanto penso que a questão maior poderá ser de tylomelanias de sistemas de lagos separados, como é o meu caso

 

num aquario tenho:

2xTylomelania sp. Poso "Orange Flash" --- Lago Poso

1xTylomelania gemmifera --- Sistema Malili

 

 

 

no outro tenho:

tylomelania sp. Poso "Yellow" --- Lago Poso

tylomelania sp. Poso "Yellow" penso ser uma espécie diferente da primeira sendo tylomelania porcellanica "Yellow" -- Lago Poso

tylomelania Patriarchalis --- Sistema Malili

 

eu deveria ter organizado por lagos eu sei... :\ A diferenciação da origem faz-se, pelo que li, pela coloração do gastropode. Os do Lago Poso são particularmente coloridos. Os dos outros lagos têm apenas pintinhas coloridas.

 

Depois de ler aquele texto, penso que é correcto misturar tylos do Poso num mesmo aquario, mas colocar as tylos dos outros lagos num aquário separado. Penso que isto será a melhor pratica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posta foto das tuas.

 

 

 

9agobtylo.jpg

 

9agobtylo2.jpg

 

esta é uma tylomelania "Orange Flash", se bem que só as vezes parece ter tonalidade laranja, parece muitas das vezes bem amarela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a ideia dos lagos, outra coisa que se pode fazer para tentar minimizar os riscos é manter sempre mais que um exemplar de cada, pois só havendo um podemos estar a "forçar" a criação com outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos lagos nem sempre quer dizer algo, já no lago malawi coabitam varias espécies de ciclideos que se cruzam entre si em aquário, isto porque no lago vivem em locais diferentes e tendo vários da mesma espécie a tendência para cruzarem é mínima

 

já em aquário, estamos a limitar o espaço, pelo que vivem todos no mesmo espaço e a tendência de cruzamento aumenta bastante, o melhor sempre é fazer como o Hugo disse, manter sempre vários indivíduos de cada espécie para que eles escolham os da própria espécie, mesmo assim não é garantido

 

em muitos sites li que o cruzamento é possível, eu nunca o presenciei, apesar de me terem nascido varias tylos de "lesma" escura, lesma escura com pintas brancas e lesma escura com antenas amarelas de uma colónia em que os adultos eram todos de lesma amarela, pelo que suspeito que esses mesmos adultos sejam descendentes de um cruzamento de tylos de lesma escura com tylos de lesma amarela.

 

quer dizer que sejam híbridos, não, podem ser híbridos de duas espécies ou podem ser o cruzamento entre duas variantes da mesma espécie, e é aqui que entra a má classificação das espécies na origem de captura

 

quanto á sua forma de reprodução, penso que não se ponha a hipótese de serem hermafroditas completos mas si serem hermafroditas incompletos(ambos com os dois sexos mas sem a possibilidade de autofecundação, sendo necessário dois indivíduos para ocorrer)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.Eu tentei arranjar companhia para a Yellow que comprei primeiro, só que a segunda Yellow era diferente, quer na concha, quer no gastropode.

 

Pode ser que alguma venha prenha, visto que eles mantêm os juvenis dentro da concha e depois libertam.

 

O comportamento é diferente, as que tenho do Sistema Malili são muito mais timidas e paradas que as do Poso. As do Poso além de terem o gastropode colorido, têm também conchas bem mais bonitas e elegantes. Quando as dividi pensei no problema das "Orange Flash" cruzarem com "Yellow". Para já não noto interesse das do Poso pelas dos outros lagos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, penso que tens razão nessa comparação com os ciclideos do malawi, tem toda a logica, até porque sao mais proximos. Então se calhar não fiz muito mal.

 

Nao concordo contigo em relação ao serem hermafroditas, e digo-te mais, a tylo gemmifera que tenho no aquário é macho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo

 

eu quando falei na reprodução apenas me referia ao hermafroditismo

 

mas as duas hipóteses que se põem é a possibilidade de serem hermafroditas incompletos ou se há sexos diferenciados, apenas quis referir que não se põe em causa o hermafroditismo completo

 

na minha opinião, há ainda a possibilidade de umas espécies serem hermafroditas incompletas e outras com sexos diferenciados

 

já agora, vai a este tópico e diz la como distingues o macho da fêmea

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=140118&hl=

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estou a dizer que distingo macho de femea pelo aspecto. Uma fêmea simplesmente poe ovos, um macho não. Antes da femea morrer tinha filhotes, quando a fêmea pifou deixou de nascer filhotes!

 

Além de que tal como disse, ler o PDF que mostrei no forum que trata dessas questões do ponto de vista CIENTIFICO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ovos?

 

mas nao disseste que mantinham as crias dentro da casca?

 

eu tenho vindo muitas vezes ao fórum, mas nunca posso ficar grande tempo seguido, pelo que nao tive oportunidade de ler o PDF, depois leio.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carlos, força de expressão. Sim, as crias nasciam completas, e autenticos mini-caracois.

 

familiatylomelania.jpg

 

 

aqui os dois pais com os dois filhotes recem-nascidos, espaçados um bom tempo um depois do outro.

 

P.S. até usei a palavra caracol, força do habito deste forum. mini-tylos, queria dizer!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, que nascem já formados, eu sei, mas la esta continuo sem entender como dizes que o que tens é uma macho

 

pode ser uma fêmea, o facto de não ter nascido mais nenhum é um pouco vago

 

o que não exclui a hipótese de serem hermafroditas incompletos

 

 

 

mas mais uma vez digo que nao li o pdf ainda

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) :D

 

Carlos umas espécies de tylo serem hermafroditas e outras não. Não achas que isso seria uma diferença fundamental que colocaria em causa a taxonomia das tylo?

qual a logica que te leva a crer que são hermafroditas?! Já li qualquer coisa que a proporção de femeas para machos é muito grande nas tylo.

 

No PDF demonstra como é feita a reprodução e numero de crias que cada espécie de tylo tem em cada gestação, além de ajudar a diferenciar espécies muito parecidas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não acho nada, eu não dei a minha opinião, só falei nas hipóteses que se falam por ai, se eu tivesse a certeza de alguma coisa não tinha aberto o outro tópico

 

ja agora, serem uns hermafroditas e outros nao afectava da mesma forma a taxonomia como haver Macrobrachium de ordem inferior e superior, uns necessitarem de agua salgada/salobra para a reprodução e outros nao :D

 

 

atenção, eu acho que tu ainda não entendeste, eu nao estou a contrariar nada do que dizes, apenas estou a tentar entender, para para isso é preciso que algumas perguntas sejam respondidas, são questo~es pertinentes que ajudam a formular algumas resposta :)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as caridinas também são assim. Mas esse facto é diferente, há inclusive vários animais que vivem em agua salgada, salobra ou doce.

 

ser hermafrodita, ser sexuado, etc são estratégias diferenciadoras e radicais na evolução das espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais