D-Backs Publicado Agosto 1, 2010 Publicado Agosto 1, 2010 Ola companheiros aquariofilos! Ora bem, sucede o seguinte: depois de 1 semana e meia de férias volto a casa e aqui vai o descritivo do que me sucedeu: Boas noticias: nao morreu nenhum peixe nem nenhuma planta! (2 goldfish e 6 neons + 3 anubias e musgo de java) Más noticias: - o dispensador de comida abriu-se e caiu pra dentro do aquario e portanto os bichanos estão gordos que nem um pote! Estou a considerar dar-lhes 0 comida na próxima semana em q tb vou estar fora... - A água está turva e da cor do JBL granulado (alaranjada). - o aqua e o filtro cheiram pessimamente!! - o filtro está laranja do JBL e com menos pressao, provavelmente de toda a comida que teve de absorver. - os vidros estão com uns limos que mais parece bolor. - nem tenho coragem de fazer testes ao que quer que seja... Deve tar tudo às avessas!!! Mas preciso de conselhos para "desbaratizar" devidamente o aquario. Devo fazer uma TPA de quanto % visto que o aquario esta neste lindo estado?? Geralmente faço de 15%. Devo limpar o filtro apesar de so ser indicado, para este, limpa-lo de mês a mês?? URGENTE. Por favor respondam. Cordialmente, Bartolomeu Paes Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
_silver_wings_ Publicado: Agosto 1, 2010 Publicado: Agosto 1, 2010 Penso que para já uma TPA de 40/50% deve ser o ideal para já, o mais cedo possível. O filtro deve ser limpo também pois como indicaste se não tem caudal suficiente é porque está demasiado sujo e deixa de fazer a sua função. Penso que depois semanalmente deves fazer uns tpas de 15% a 20% até os valores da agua voltarem ao normal. Uma limpeza dos vidros e fundo também é uma boa ideia! Citar
D-Backs Publicado: Agosto 1, 2010 Autor Publicado: Agosto 1, 2010 Sim tenho uma daquelas escovas q são de iman. Isso serve pa limpar os vidros certo? Nesse caso vou fazer teste ao cloro da água da torneira e ponho já 10 L de água fresca!!! A limpeza dos vidros vai por algas na água portanto mais vale primeiro limpar os vidros e só depois por a água nova não é? Obrigado silver wings! Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Carlos Conde Publicado: Agosto 1, 2010 Publicado: Agosto 1, 2010 Ola A TPA resolve a qualidade da agua. Agora n deixes os peixes uma semana sem comer. Conselho meu. Metade da dose habitual , dia sim , dia não. Durante uma semana e depois voltas ao normal. Citar Carlos Fiquem Bem
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 1, 2010 Publicado: Agosto 1, 2010 Não te esqueças q o filtro é para limpar somente c a água d próprio aqua senão matas todas as bactérias q entram no ciclo do azoto e acabarás por matar tb os peixes.... Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
D-Backs Publicado: Agosto 1, 2010 Autor Publicado: Agosto 1, 2010 Não te esqueças q o filtro é para limpar somente c a água d próprio aqua senão matas todas as bactérias q entram no ciclo do azoto e acabarás por matar tb os peixes.... Está feitinho como manda a lei, relax! Depois de limpar esponja, carvão e cerâmicas nem via o fundo do balde pa onde tirei os 40% de água... Que horror. Mas muito obrigado pelo "reminder". Cumps. D-Backs. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
D-Backs Publicado: Agosto 1, 2010 Autor Publicado: Agosto 1, 2010 Ola A TPA resolve a qualidade da agua. Agora n deixes os peixes uma semana sem comer. Conselho meu. Metade da dose habitual , dia sim , dia não. Durante uma semana e depois voltas ao normal. Epá eq os goldies estão gordos que nem texugos... E os Neons parecem que têm cirrose! Fogo eq caiu a dose q eu tinha posto no dispensador para 1 semana. Que bosta. Mas sim, vou reduzir pa metade da dose e dar-lhes só dia sim dia nao. Desde que cheguei a casa (às 17:00) ja devo ter visto os goldies defecarem aí umas 10 vezes sem exageros... LOOOOL Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
D-Backs Publicado: Agosto 2, 2010 Autor Publicado: Agosto 2, 2010 Bom, graças a voces o aquário ja está limpinho outra vez, o filtro ta a bombar e a unica coisa que ainda nao está a 100% é o aspecto da água. Depois da TPA ficou turva, provavelmente por causa do remeximento do areão mas amanhã de manhã ja deve tar optimo! Em relação a esta desgraça toda tenho só mais 2 questoes: o Carlos Conde ja deixou ai uma dica mas gostava de ouvir mais opinioes. - O que fazer em relaçao ao excesso de peso/barriga com que os peixes ficaram? Nao quero a bicharada assim balofa... Eq dia 3 vou outra vez embora pai 5 ou 6 dias e já li ai no forum que até escalares se aguentam sem comer durante 1 semana!!! Isso faz-me pensar q eu - com 1 goldfish fantail, 1 telescópio e 6 neons chineses q ja provaram bem a sua resistencia (2 sobreviveram a uma viagem pra dentro do filtro e a esta semana em q a água ficou O PANICO) - posso bem deixar esta malta sem grandes cuidados. Ainda por cima se eles estao gordos só me da mesmo vontade de so lhes dar comida qdo me for embora e depois quando voltar. O QUE ACHAM? - O surgimento das algas creio que foi culpa do temporizador da luz q ja é velho. Nao está a rodar o correspondente a 24h/dias! Está a atrasar horas de entrada e de saída e nem sei se nao bloqueia!!! O que me aconselham? O quarto onde está o aqua tem bastante luz solar (sem exposiçao directa claro). Será que corro menos riscos ao nao iluminar artificialmente e deixar isto tudo a funcionar só com luz solar???? Desculpem alongar-me sempre tanto mas gosto de deixar tudo bem explicado!!! Cumprimentos e desde ja obrigado por qualquer ajuda que me possam dar! D-Backs Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Recommended Posts