Tanque para criação...


Recommended Posts

Boas pessoal subaquatico...

Tenho um tanque de 4500 litros (1,5m altura; 2,5m comprimento e 1,2m de largura)Ele era utilizado em tempos para a vindima e ao qual o estou a prepar com nenufares, musgo que ja existia no tanque e que esta a desenvolver-se muito bem(até parece musgo de java) e outras plantas aquaticas que existem na minha zona nos rios e nos arrozais.

Na primavera quero colocar os primeiros peixes(Carassius auratus) mas não sei se no Inverno não terei problemas com a temperatura da agua devido ao sitio ser um pouco sombrio...??

Gostava que alquem que tenha peixes em condiçoes iguais(tanque)me possa ajudar com alguns conselhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... Esta questão sobre os lagos ou tanques de exterior tem se vindo a repetir ( se a temperatura no Inverno pode matar os peixes de hipotermia ). Não há problema nenhum, arriscando mesmo a dizer que mesmo que a agua congelasse na parte superior formando uma placa fina de gelo à superficie, isto não era suficiente para as carpas e alguns peixes dourados morrerem. Eles entram é em hibernação e o seu metabolismo está tão diminuido que o que realmente importa é se têm ou não gordura no seu corpo que compense esta fase de jejum e hipotermia. Ou seja quero dizer que este tipo de animais está apto para aguentar esta temperatura baixa desde que, seja bem alimentado nas outras épocas do ano.

 

Quando falaste em carassius auratus, podes estar a falar de muitas variedades, no entanto quero-te avisar que alguns exemplares são só para aquarios interiores (pois sempre foram produzidos e mantidos em cativeiro, no interior das casas). Para ser mais explicito variedades como o bubble eyes, telescopio,etc não são os mais indicados para viverem em tanques os lagos exteriores. Já qualquer tipo de carpa koi bem o como o peixe dourado comum estão muito mais aptos.

 

Quanto ao teu tanque o unico aspecto que quero referir é que vais necessitar de um bom filtro se não esperam-te algmas dores de cabeça no futuro. De resto algumas plantas como referiste ajudam à festa :wink:

 

 

Espero ter sido claro :wink:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

obrigado pela resposta e pelas dicas....

 

Eu estou mais inclinado para por umas carpa koi do que os peixes dourados.Mas não sei se as carpas koi iram reproduzir-se? ja que o dono da loja onde costumo ir disse-me que a agua tem k estar a cima dos 20 graus para elas criarem...estou a pensar por as duas especies mas tenho medo que não se venham a reproduzir por estarem juntas, ja que as carpas ficam bem grandes...

ja estive neste site a aprender umas coisas

 

Eu tenho ideia de vir a construir um filtro que me puxe a agua para um recepiente com varias camadas de matérias filtrantes.Ja estou com a ideia na cabeça mas só é preciso o mais importante. Ter tempo para o construir :)

 

quando chegar a primavera e ja estiver sem a dor de cabeça dos exames ai sim vou perder umas boas horas a arranjar-lo.

Ja lhe meti mais tres especies de plantas aquaticas que apanhei perto de Coimbra: ;) a Ceratophyllum demersum, uma muito parecida mas que as pontas saiem fora da agua e outra meio esponjosa/veludo comprida que fica a boiar e que ganha umas raizes dentro da agua...

 

Quando estiver pronto ponho umas fotos no forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ta-se bem...

 

A Ceratophyllum demersum se é essa que te estas a referir arranjas bem em qualquer rio grande ai da tua zona...E so necessario é procurares bem e saberes identificar bem a planta...

 

Perto de arrozais arranjas bem os nenufares e as outras que falei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ja arranjei um filtro externo para o tanque de 520 l/h...sempre é melhor que nada... :D Qual a melhor data para eu por os peixes no lago?será que os posso por ja em fevereiro?o tempo ja nem esta tao frio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi flash, não te preocupes com a temperatura , pois a profundidade minima para kois é de 1mt, mesmo que numas noites de Inverno a superficie gele (0ºc), a 1,5 m de profundidade és capaz de ter uma temperatura de 4 ou 5ºc, como ja foi dito a partir dos 10ºc para baixo o metabolismo dos peixes diminui drasticamente, e não os deves alimentar enquanto a temperatura não subir acima desse valor, a essa temperatura os peixes não digeriam o alimento podendo ficar com graves problemas.

 

Qual a melhor data para eu por os peixes no lago?será que os posso por ja em fevereiro?o tempo ja nem esta tao frio...
Eu não arriscava por peixes antes de Abril com temperaturas a rondar já os 17 ou 18ºc, se o tentares fazer tera de ser com peixes que tenham tb passado o inverno em lago, não o faças com peixes que adquiriste em loja, pois são peixes que nunca conheceram temperaturas abaixo do 20ºc, estes so deveram ser postos no lago so la para junho e a partir daí não te preocupes mais com a temperatura.

 

 

 

Ja arranjei um filtro externo para o tanque de 520 l/h...sempre é melhor que nada...

 

para um tanque de 4500 lt, um filtro de 520l/h é manifestamente insuficiente, e no verão com temperaturas de 30ºc iras perceber o que digo, quanto á parte biologica do filtro tudo ira depender da quantidade e tamanho das Koi, se bem percebi tens areão no fundo pois tanbém tem plantas, e se as as carpas koi que adquirires forem pequenas , por este ano da para remediar.

Montei mais um amigo um lago de +/- 6000 lt , com areão e areia de fundo , plantas, uma bomba de 3000lt/h so para fazer circular a agua, e corre tudo ás mil maravilhas, apesar das ja grandinhas , 7 tartarugas da florida, 4 kois, 4 cometas.

Quanto á bomba tens mesmo de pensar em qualquer coisa acima de 3000 l/h , ligada a um filtro so de filtragem mecanica, este devera ser limpo regularmente para que continue mecanico e não biologico.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja tinha dito, se tens areão, penso que por agora podes utilizar o tal filtro externo de 520 l/h , mas para veres as koi crescer e mostrar toda a sua cor, teras de ter um sistema de filtragem, que te mantenha a agua sempre em bom estado, pois umas boas koi de 40, 60, 80, ou mesmo 100cm, e com pesos na ordem 6 ou mesmo 15 kg, são uma fonte continua de compostos orgânicos, que terão de ser neutralizados e incorporados no ciclo biologico do Tanque. Um aumento de amonia ou nitrito, poderia matar-te os peixes e o aumento dos nitratos, diminui-te o crescimento dos peixes.

 

normal_IMG_1864.jpg

 

O tipo de filtragem como o da foto seria o ideal, pois consegue ser dois filtros num so: seco-humido, e reductor de nitratos.

O chuveiro entre cada recipiente provoca a máxima oxigençao, favorecendo o aparecimento de bacterias aeróbias , e as plantas funcionam como consumidoras de nitratos e fosfatos.

 

Se tiveres alguma duvida quanto ao funcionamento do filtro, é so dizeres.

 

Aqui ficam mais umas fotos para abrir o apetite....

 

OT0024L.jpg

Esta tancho showa, esta á venda por 8000 libras

 

OG007L.jpg

Gin Rin Showa

 

OG0213L.jpg

Sanke

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Peço desculpa por não ter respondido mais cedo mas o meu curso tem de estar em 1º lugar... :evil:é k os exames não esperam...

 

Quero agradecer desde ja ao RCorreia e ao Fernando Leite pela participaçao no meu topico e principalmente pelas dicas que me têm dado...

 

O meu tanque nao tem areao, as plantas encontram-se em vasos como as da foto que o Fernando colocou.Penso k é a melhor maneira ja k teria muito trabalho a andar constantemente a prender-las ao fundo ja k elas flutuam(Hygrophila_polysperma e a Ceratophyllum demersum).

 

O filtro fui ver-lo este fds e estava a funcionar perfeitamente, a agua está cristalina como nunca...E ja estou com uma ideia parecida com a tua de fazer um filtro com vasos(mas só o vou construir no verão)...

 

No sabado lá pras 15:00 o tanque ainda estava com uma espessura de 1 cm de gelo :evil:´...

 

agora é so esperar e dar tempo ao tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Aqui fica como prometido umas fotos do meu tanque

...ja tem 5 koi's

 

 

Pic_4526_1.jpg

 

 

 

Pic_4526_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva flashsilva, ja vi que sempre continuas-te com o projecto do tanque...

São 2 tanques separados?, ou têm alguma ligação, pela maneira como tens o filtro parece-me que os 2 comunicam no interior.

Tens uma Bomba dentro do tanque a mandar água para o filtro externo, não é ? ..que caudal tem ?

Boa sorte para o projecto......

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RCorreia, quem corre por gosto não cansa...

 

Eram 2 tanques separados mas eu abri um buraco grande para a água poder circular...

tenho um filtro externo de 520l/h provisoriamente, vou contruir um do mesmo genero daquele da tua foto com um motor de rega antigo ligado a um temporizador :wink:...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

boas pessoal...

Trago novidades do meu tanque depois de alguns meses...

 

Tres das cinco carpas acabaram por falecer mas as duas que sobreviveram passaram dos 7 cm para uns modestos 20cm, são bastante esquivas e mal vem ao cimo quando as alimento...

Comprei um cardume de 9 cometas cauda de veu que estão lindos e enormes, são os donos do tanque, ja se destinguem bem as femeas dos machos, no proximo verão espero ja ter criação.

 

Desactivei o filtro pk pouco ou nada fazia...tenho reparado que a agua do tanque fica completamente cristalina em algumas altura e noutras fica mesmo bastante turva com algas pk será?

 

novas fotos

 

Myriophyllum aquaticum lindissima quando submersa

Pic_4526_3.jpg

 

Pic_4526_8.jpg

 

 

Pic_4526_4.jpg

 

 

Pic_4526_5.jpg

 

Hygrophila polysperma com mais de um metro

Pic_4526_6.jpg

 

Pic_4526_7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Finalmente reproduziram!!

 

Passado um ano e consegui... :twisted:

 

Boas pessoal

 

Este fim de semana fui alimentar-los e qual é o meu espanto quando no meio da Myriophyllum vejo dezenas de pequenos cometas cauda de veu.. :oops: (a unica especie de cometas 12 que tenho juntamente com carpas koi 5)

 

Uns pareciam pequenos gupis acabados de nascer os maiores tinham ja 3cm, ja devem ter reproduzido varias vezes porque o tamanho é variado :oops: ...a minha sorte é que o tanque está mesmo um matagal bem plantado, porque senão a carpas chamavam-lhe um figo...

 

Quando tiver tempo vou postar as fotos dos pikenos...

 

inté

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais