Poluição no Douro muda sexo dos peixes


Recommended Posts

Deixo aqui uma notícia.

E já agora pergunto... o que é que vocês andam a comer no norte? O_O

 

fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/conce...tent_id=1625492

Poluição no Douro muda sexo dos peixes

Rio tem 200 a 500 vezes mais contaminação do que seria desejável

2010-07-24

Dora Mota

 

O rio Douro está poluído porque há linhas de água contaminadas a drenar constantemente no estuário e porque as ETAR não funcionam como deviam. A contaminação causa doenças nos humanos e tem até mudado o sexo a peixes e a moluscos.

 

foto fernando timóteo/global imagens

ng1322255.jpgMolhes do Douro desviam poluição para o alto mar e é por isso que as águas têm águas próprias para banhos. Descargas não controladas de esgotos e ribeiros fétidos alimentam a comtaminação do rio

 

“O estuário do Douro está hiperpoluído”, adverte Adriano Bordalo e Sá, hidrobiológo do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), no Porto, que há 25 anos estuda o troço de 21,6 quilómetros que vai da barragem de Crestuma-Lever até à foz.

 

No ICBAS, fez-se contabilidade e os dados mais recentes têm poucos dias: “Temos entre 200 a 500 vezes mais contaminação fecal do que a que nos permitiria ter bandeira azul na barra do Douro”, afiança o cientista.Essa poluição tem a principal origem nas descargas de águas residuais domésticas do milhão de pessoas cujas casas drenam, oficialmente ou não, para o estuário do Douro.

 

Há esgotos e outros resíduos, como químicos presentes nos detergentes de uso doméstico, a chegar ao rio. Na urina humana, por exemplo, há vestígios de outros químicos, como a pílula contraceptiva ou antibióticos. Estes poluentes, aos quais se juntam, no mar, os anti-inscrustantes usados no casco dos navios e ainda hidrocarbonetos e DDT já causaram alterações detectáveis em espécies marinhas e de rio.

 

No Douro, foram encontradas taínhas e solhas que mudaram de sexo, salienta Bordalo e Sá. Verificou-se que as fêmeas ganharam características masculinas e, em alguns organismos, encontraram-se ovários e testículos, embora desenvolvidos. Na costa marítima, o mesmo se verificou na nucella, um búzio muito comum no litoral Norte de Portugal. Nas enguias, foram detectados problemas neurológicos e de crescimento.

 

Nas pessoas, várias doenças, algumas delas graves, podem ser causadas pelas bactérias, vírus e protozoários presentes na água. Todavia, se a possibilidade de contrair listeriose é remota, já são muito frequentes infecções na pele, nos ouvidos e nos olhos e diarreias.

 

E como está o Douro poluído por esgotos se os concelhos que confinam com o estuário (Porto, Gaia e Gondomar) possuem redes de saneamento básico e estações de tratamento de águas residuais (ETAR)? Por várias razões, refere o hidrobiólogo. Há, de facto, oito estações, mas poucas têm tratamento terciário dos esgotos (capacidade para desinfectar o efluente).

 

“A legislação prevê a qualidade física e química do efluente libertado pelas ETAR, mas não a qualidade microbiológica”, explica o cientista. Ou seja, mesmo passando pelas ETAR, esta água à qual se dá o título reconfortante de “tratada” vai carregada de bactérias e de vírus. Por outro lado, acrescenta, “as ETAR também são parte do problema, porque algumas não funcionam, como a de Rio Tinto, ou funcionam com grandes deficiências”.

 

A isto, junta-se a poluição arrastada por muitas das 92 linhas de água – desde rios como o Tinto ou o Sousa até ribeiros encanados que não se vêem – que drenam para o estuário. Destas, 52 estão em Gaia, 30 em Gondomar e 10 no Porto, os três concelhos banhados pelo troço final do Douro.

 

“Há zonas de Gaia, Gondomar e Porto que não estão ligadas a nada porque não há ETAR. Drenam ou para fossas gigantescas ou para a linha de água mais próxima”, descreve Bordalo e Sá, destacando os ribeiros que desaguam entre a barra e o Freixo como os que mais poluem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por exemplo conheço um que era Maria Augusta e desde que bebeu água no Douro ficou com tanta hormona machona que já lhe cresceram pelos nas ventas.

 

Mas a sério, é grave e é triste ver o tempo que depois perdem a discutir quem fica com o Red Bull Air Race.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os culpados que não nomeiam se chama Bisphenol-A e os Ftalatos, que são componentes importantes da maioria dos plásticos comuns actuais. Lixiviam facilmente para a água, sempre que o plástico entra em contacto com água, sendo a quantidade de lixiviação destes compostos aumenta progressivamente ao longo do tempo.

O BP-A e os Ftalatos são análogos funcionais, e análogos moleculares das Hormonas femininas, levando a fenómenos de mudança de sexo entre especies piscicolas, ausencia de machos viáveis em população de organismos aquáticos, atrofia das gonadas, hipotiroidismo, deficiencias embriológicas e organicas em adultos etc. E o pior é que estes compostos são extremamente estáveis, não se degradam, acumulam-se nas células vivas, e como o chumbo, e o DDT, acumula-se em quantidades exponencialmente maiores cada vez que sobes um nivel trófico na cadeia alimentar, estando nós humanos neste momento a começar a sentir os efeitos disto.

 

Juntas a isto, os milhoes de toneladas de plástico á deriva pelos oceanos e rios mundiais, o excessivo uso de anticoncepcionais orais, que são expelidos sem ser metabolizados através urina como o artigo refere, cria um ataque em todas as frentes aos embriões em desenvolvimento de todas as formas de vida do planeta, por parte de hormonas femininas e seus análogos.

 

Isto é um dos efeitos perversos da revolução contraceptiva que trouxe muita liberdade ás mulheres, e a invenção dos plásticos que trouxe melhor qualidade de vida. mas que a pouco e pouco está a destruir quimicamente a vida pelo planeta.

 

O assunto dos Ftalatos e do BP-A é algo que estranhamente tem sido ignorado nos média controlados nacionais. Mas lá fora, e nos meios independentes tem feito correr muita tinta.

 

E o assustador desta questão, nem é somente estes dois quimicos estarem a fazer isto. O que é realmente assustador é que segundo estudos americanos, dos milhares de compostos sintéticos utilizados na sociedade actual, menos de 5% deles foram estudados em pormenor relativamente aos seus efeitos, e consequências a longo prazo para o ambiente e ser humano, e a muitos destes compostos são atirados para os cursos de água diariamente sem qualquer controlo.

 

Se quiserem saber acerca do assunto há vários videos no youtube, e muitos artigos pela net.

 

http://www.youtube.com/watch?v=Mor3xRZuKMU

 

http://www.archive.org/details/TheDisappearingMale-CBC

Que é um documentário de qualidade que passou há uns tempos no Discovery e no NGC.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais