Recommended Posts

Boas,

decidi remontar com consideráveis alterações, o meu nano que iniciei em Agosto do ano passado.

Neste momento tenho:

- aquário de 80 comprimento x 35 largura x 45 altura

- calha 4x T5 24w (2 actínia e 2 brancas)

- escumador TMC V2 400

- aquecedor 75w

- Seio Marea 2400 l/h

- cerca de 20 kg's rocha viva

- cerca 18,5 kg's areão sugar size

 

As rotinas são troca parcial de 10% com água O.I. com sal Red Sea Pro Salt, obtendo uma densidade de 1025 a 28.º

Reposição de água com O.I.

 

Temperatura : 26.º (nestes últimos dias ando a lutar um pouco para não passarem dos 28.º, mas não tive até agora qualquer problema com isso)

Todos os parâmetros estão a 0 (amónia, nitritos e nitratos, e esperando que a osmose esteja ok, fosfatos e silicatos)

 

Tenho um ciclo de luz em que todas as 4 lâmpadas acendem ao 12:30 e se apagam às 23:30.

 

Está tudo estável e com os corais que tenho a crescer relativamente bem.

 

Lista dos habitantes:

- 2 ocellaris

- 1 lysmata

- 1 peppermint shrimp

- 3 astrea snail

- 1 cerythium

- 1 ou 2 nassarius ( não sei bem quantos dos iniciais 5 estão vivos, eles são mais noctívagos que eu, eheh)

- cerca de 10 ofiuros, pequenos que raramente saem dos buracos das rochas e que até agora não causaram qualquer problema

 

Não pretendo ter muitos mais peixes no futuro, talvez mais uma salária ou algo do género, por isso as modificações que vou fazer não visam aumentar o número de peixes mas sim aumentar a qualidade de vida aos actuais habitantes.

 

O que pretendo então é construir um móvel, com armação em ferro que será pintado com um esmalte próprio resitente à corrosão, ainda não sei bem qual.

Já agora se alguém souber fazer esse género de trabalho e estiver numa de dar uma mãozinha, e que seja da zona de Benfica ou arredores, agradeço pois vou tentar fazer eu o máximo possível de modo a poupar €...

Estou a pensar forrar essa armação de ferro com placas de mdf que serão pintadas a branco. Por dentro, vou colar placas de wall-mate, pois não me agrada muito o barulho que o escumador faz...espero que o wall-mate em toda a volta do móvel, seja suficiente para não se ouvir...

A sump, vai ser o meu actual aquário ao qual adicionarei placas de acrílico de modo a criar as divisórias que serão primeiro o quebra bolhas e depois um refúgio numa das extremidades. Não me parece que haja necessidade de grandes divisões, vou tentar manter tudo simples e o mais funcional possível.

O aquário terá practicamente as medidas do novo móvel, 100 comprimento x 45 largura x 40 altura. Decidi baixar um pouco a altura pois assim terei mais quantidade de luz mesmo nas zonas mais fundas do aquário, em comparação com a altura do meu aquário actual que tem uma altura 5 cm superior...e também compenso com o aumento da largura e comprimento, logo tenho mais espaço para o layout...

Quanto à calha, sei que não é suficiente, mas para já é o que tenho. Mais tarde penso colocar 6 T5 de uma potência superior aos 24w por lâmpada actuais, e possivelmente conjugar com uma tira de LED's que me tem intrigado bastante pela potência e baixo preço.

 

Deixo os primeiros desenhos para que possam ter uma ideia do que vai ser este projecto.

 

Como sempre são bem vindas todas as opiniões.

 

a1_0297.jpg

 

 

 

Furos que serão para levar a água para a sump e de volta para o aquário

a2_0297.jpg

 

 

 

a3_0297.jpg

 

 

Todas as imagens, apesar de não estarem perfeitas a nivel de desenho ou render, estão à escala perfeita, o que significa que sei as medidas de todas as peças que vou precisar, incluindo tubagens e tudo o resto. Os desenhos não estão completos, mas à medida que os vá completando, vou adicionando ou substituindo-os.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Voltei finalmente à carga. Vou deixar algumas fotos do que já fiz, do suporte do armário e sump. Deu trabalho mas estou contente com o resultado até agora.

 

DSC06310.jpg

 

DSC06309.jpg

 

DSC06308.jpg

 

DSC06307.jpg

 

DSC06306-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão se tenho e que não tenho encontrado grandes respostas, prende-se com o diâmetro do furo que levará a água para a sump e o diâmetro do furo de retorno. Alguém me pode ajudar com essa questão? E já agora se alguém tiver fotos de pormenores da coluna seca, ficava muito agradecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto ao furo de saida para a sump e relativa eu tenho um furo maior que o de retorno que tem ue regulador para manter a coluna seca sempre ao mesmo nivel por isso e igual depende sempre da agua que entra para a coluna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais