Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Penso ser a 1ª vez que estou a escrever neste fórum apesar de já estar registado à bastante. Bem, sem perder muito tempo para me apresentar passo a expor umas dúvidas que me andam a atormentar agora que estou a construir um novo aquário.

Já tive 2 aquários, mas entretanto deixei um pouco os peixes, mas agora quero voltar em grande ;) O novo aquário que estou a montar (65*40*50 130l, eu sei que é pequenino mas o $$ não chega para tudo :puppydogeyes:) vai contar com um sump de 80l, calha de LED's (estou a construí-la) e mais umas pane****riçes que já ando à uns tempos a engendrar... Um projecto algo humilde mas se tudo correr bem ficará um sistema interessante. :).

A saída de água para o sump será directa, isto é, vai consistir apenas num tubo (na tona, a passar vidro de fundo do aquário) e a água cairá por gravidade. Aqui reside a minha primeira dúvida:

1 - Contando que o tubo irá ter uma torneira para controlar o caudal de saída e o motor de retorno será ajustável, qual a melhor relação retorno/caudal de saída? Por exemplo, se usar uma bomba de 1300 l/h que diâmetro(3/4'' 1/2'' ??) de tubo me aconselham para conseguir um sistema o minimamente estável? Uma vez que sou completamente noviço neste campo, peço aos mais experientes que me deiam algumas relações já testadas para tomar como ponto de partida.

A queda será em vertical pelo vidro de fundo do aquário. Irei furar o vidro de fundo (ao tamanho do tubo) e o tampo da mesa onde o colocar. Aqui o meu cérebro faz curto circuito novamente... ;)

2- Como fazer a vedação do tubo com o vidro? Apenas silicone? Valerá a pena usar uma borracha?

Bom, no que toca à construção do tanque são só estas dúvidas. Ah, já estou a trabalhar também num sistema de interruptor de bóia para a colocação no sump (e talvez também no tanque principal) para evitar inundações. Para já o aquário irá de ser de água doce com ciclídeos, depois vamos lá ver se tudo corre bem para montar um nanozito.

Obrigado pela atenção,

Raul Estrela

Publicado:

Olá,

Antes de mais, sê benvindo ao forum.

Ora vamos lá ver se eu te consigo ajudar...

A saída de água para o sump será directa, isto é, vai consistir apenas num tubo (na tona, a passar vidro de fundo do aquário) e a água cairá por gravidade. Aqui reside a minha primeira dúvida:

1 - Contando que o tubo irá ter uma torneira para controlar o caudal de saída e o motor de retorno será ajustável, qual a melhor relação retorno/caudal de saída? Por exemplo, se usar uma bomba de 1300 l/h que diâmetro(3/4'' 1/2'' ??) de tubo me aconselham para conseguir um sistema o minimamente estável? Uma vez que sou completamente noviço neste campo, peço aos mais experientes que me deiam algumas relações já testadas para tomar como ponto de partida.

Creio que já percebeste que o segredo das sumps não é tentar equilibrar os volumes de água (o de saída e o de entrada no aquário). Tens de garantir que SAI MAIS AGUA do aquário (tubo de saída) do QUE A QUE ENTRA no aquário (retorno)... Uma vez que optaste (e bem) por um furo de nível (o nível do aquário é ditado pelo furo, pois a agua quando sobe de nível e chega ao furo, sai para a sump), tens de garantir que o tudo de saída tem mais débido que a bomba, caso contrário a sump "seca". 1300 ltrs/h é muito pouco para o que estou acostumado (tenho bombas de 5.000 ltrs/h), por isso tenho alguma dificuldade em te dizer se 3/4'' ou 1/2'' é pouco ou muito... 1/2'' parece-me pouco... 3/4'' tenho dúvidas... Cá em casa uso canalização de 50 (vulgar tubo de 50 de canalização em PVC), mas para ti parece-me exagerado... Coloca tubo de 40 que é mais do que suficiente. Encontras com facilidade o tubo nas grandes superficies de bricolage... Aconselho-te a comprar T's, torneiras e curvas de colar com cola de PVC e não aquelas que existem de junta de união em borracha... não ficarão estanques.

A queda será em vertical pelo vidro de fundo do aquário. Irei furar o vidro de fundo (ao tamanho do tubo) e o tampo da mesa onde o colocar. Aqui o meu cérebro faz curto circuito novamente... :D

2- Como fazer a vedação do tubo com o vidro? Apenas silicone? Valerá a pena usar uma borracha?

Nada de silicone... Isso faz-se com um Passa-muros... Adquires nas lojas especializadas em PVC (por MP posso indicar-te algumas)... Aqui tens um exemplo de um:

passa_muros.JPG

Outro conselho que te dou... se a Queda de água do aquário para a sump for por tubo directo, mesmo com torneira para "estrangular" um pouco o debito, isso vai ficar SEMPRE a fazer barulho... a mistura de água e ar dentro do tubo faz um barulho de "borbular" de água, que, dependendo de onde tens o aquário, pode ser incomodativo... Considera a montagem de uma coluna seca na parede traseira do aquário (por dentro ou por fora, se tiveres espaço ) com um "Durso pipe", como isto :

11-Durso-standpipe.jpg

Bom, no que toca à construção do tanque são só estas dúvidas. Ah, já estou a trabalhar também num sistema de interruptor de bóia para a colocação no sump (e talvez também no tanque principal) para evitar inundações. Para já o aquário irá de ser de água doce com ciclídeos, depois vamos lá ver se tudo corre bem para montar um nanozito.

Outro erro comum :girlhitboy::) :) não precisas de interruptores de boia para nada... como te disse acima, nada de tentares nivelar os níveis de água... o segredo é garantir que, se faltar a electricidade, toda a água que "cai" do aquário pelo tubo (até passar o nível do furo, altura em que para de sair) cabe dentro da sump, entendes ? quando voltar a electricidade, a bomba de retorno bombeia agua para o aquário... quando o nível de água neste passar o nível do furo, o ciclo recomeça!

Boa sorte.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda FILIPEALMEIDA. Esse esquema da coluna seca eu já tinha visto, mas ainda não tinha mesmo percebido para que servia. Vou passar num picheleiro a ver então esses passa-muros e tenho que mandar furar o vidro à medida. Penso optar pelo tubo de 40, sim porque realmente este deve ser o maior possível para que a queda seja sempre maior que a subida. Para não ter que andar a cortar o vidro, vou fazer a coluna seca interna (num dos cantos).

Manda-me então pf por mp algumas lojas de pvc (preferência zona Porto). Não me tou a ver a ir à maxmat e pedir um durso-pipe... :discuss_gathering:

Quanto a isto...

Outro erro comum :chores007::naughty::dance: não precisas de interruptores de boia para nada... como te disse acima, nada de tentares nivelar os níveis de água... o segredo é garantir que, se faltar a electricidade, toda a água que "cai" do aquário pelo tubo (até passar o nível do furo, altura em que para de sair) cabe dentro da sump, entendes ? quando voltar a electricidade, a bomba de retorno bombeia agua para o aquário... quando o nível de água neste passar o nível do furo, o ciclo recomeça!

Sem considerar a construção de uma coluna seca, se um peixe se enfiar (hipotéticamente) no tubo e estrangular o mesmo como é? Quem diz um peixe diz outra coisa qualquer...Tudo bem de qualquer forma não se justifica eu concordo, mas fica a intenção. :?

Publicado:
Muito obrigado pela ajuda FILIPEALMEIDA.

Não tens de agradecer... estamos cá para isto.

Esse esquema da coluna seca eu já tinha visto, mas ainda não tinha mesmo percebido para que servia. Vou passar num picheleiro a ver então esses passa-muros e tenho que mandar furar o vidro à medida. Penso optar pelo tubo de 40, sim porque realmente este deve ser o maior possível para que a queda seja sempre maior que a subida. Para não ter que andar a cortar o vidro, vou fazer a coluna seca interna (num dos cantos).

uhmm! Provavelmente não me expliquei bem... tens 2 soluções para a coluna seca:

1) Coluna seca interna, num canto do aquário (ou ao centro, conforme quiseres)...a altura da coluna dita o nível de água do aquário... tens sempre de furar o aquário no fundo para colocar um tubo de pvc ao alto... a altura do tubo dita o nível da coluna seca...este tudo convem ter um "durso" no topo ou simplesmente uma curva em "U" invertido com um pequeno furinho no topo para não fazer barulho... posso tentar tirar umas fotos do meu e mando-te, se precisares.

2) coluna seca externa, montada do lado de fora do aquário. É em tudo identica à interna. O fundo da coluna é furado para se passar o tubo. o vidro do fundo do aquário é furado para que a água passe do aquário para a coluna seca. A altura deste furo dita o nível de agua. deve ser utilizada "redundância" (Vê abaixo). ha quem corte o vidro em vez de o furar, mas é mais fácil fazer os furos... vê aqui:

http://www.reefforum.net/f8/coluna-seca-bota-ou-ilha-18591/

o tubo mais fino é o retorno de água da bomba da sump de volta para o aquário... fica também incorporado dentro da sump... por questões estéticas, fica melhor assim. Quanto à "redundância", pela foto já percebeste do que se trata ? trata-se de ter 2 tubos de queda de água da coluna seca para a sump... o tubo mais baixo é o principal... a água quando chega ao nível do tubo cai para a sump. SE ESSE TUBO ENTUPIR por alguma razão, o nível de água vai continuar a subir e chega ao 2º tubo (o mais alto), caindo para a sump. Este segundo tubo é chamado de "ladrão", pois está lá só por razões de segurança...

Manda-me então pf por mp algumas lojas de pvc (preferência zona Porto). Não me tou a ver a ir à maxmat e pedir um durso-pipe... ;)

Já te enviei MP.

Sem considerar a construção de uma coluna seca, se um peixe se enfiar (hipotéticamente) no tubo e estrangular o mesmo como é? Quem diz um peixe diz outra coisa qualquer...Tudo bem de qualquer forma não se justifica eu concordo, mas fica a intenção. ;)

Explicado acima... conta sempre a intenção, mas com a redundância resolves o problema sem electricidade... :D

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484