Iniciando um novo Hobby


Sttiv

Recommended Posts

Boas,

Sempre tive vontade de ter peixes ornamentais, mas, não tinha muito acesso ao assunto e me sempre pareceu algo muito complicado e extremamente caro e trabalhoso. Perdi a vontade e esqueci do assunto.

Há alguns meses atrás, minha esposa ganhou do irmão dela um Betta, tudo ia bem, até que começaram os problemas: o peixe ficou apático e com a cor opaca, ela se desesperou e eu tive que resolver. Comecei a pesquisar e me informar sobre o assunto, e a vontade voltou com força total. Tenho pesquisado muito e avaliado muitos aspectos.

A vontade de sair comprando foi terrivel, mas, foi bom não tê-lo feito. Pois descobri que eu não sabia de muitas coisas importantes ainda.

Eu e minha esposa vindo da igreja, vimos um rack com aquário(+-50Litros) e ela queria que eu comprasse, eu me segurei e disse; isso é algo que tenho que ver com calma, não é assim. Eu queria um aquário maior, com mais espaço para trabalhá-lo, algo de pelo menos 200 litros.

 

Com a ajuda dos meus novos amigos amantes da vida marinha, espero tomar as melhores decisões.

Fica aqui o meu início na caminhada.

 

Tenho um espaço no canto de minha sala de 1 metro entre o sofá e a mesa do computador: pensei em 0,80 m de comprimento, 0,40 de largura e 0,50 de altura.

Bom, fui fazer o calculo do volume e não chegou ao que eu esperava, como vocês já sabem, com essas medidas teria algo pouco menor que 160 litros(descontando do nivel a borda do aquario e o volume do que vai dentro do mesmo). Para conseguir os 200 litros desejados, calculo que deva alterar as medidas para algo como 100x45x50.

 

1º passo concluido. Aquário - 100x45x50

2º passo: Ambiente

Duvidas: - Como iniciar, com areia de rio, cascalho ou uma combinação deles?

- Devo colocar as plantas antes ou depois dos peixes?

- O filtro, devo colocar antes ou junto com os habitantes(peixes e/ou plantas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo directamente às perguntas:

 

1- O areão para o fundo podes escolher ao teu gosto...Tem apenas em atenção duas coisas: que não seja colorido (cores neutras, como preto, castanho são preferíveis) e que a sua granulosidade não seja demasiado pequena, para que as raízes das plantas tenham onde crescer.

 

2- As plantas devem ser colocados aquando a instalação do aquário. Deverás depois fazeres o ciclo de azoto, que demorará cerca de um mês, colocando uma pequena quantidade de comida todos os dias, durante 3 semanas e colocando, só depois, um peixinho mais resistente. Depois podes ir introduzindo, de forma faseada, os restantes peixes, sempre com as maiores calmas, para que não haja desequilíbrios no aquário.

 

3 - O filtro deverás colocar aquando a instalação do aquário, para que nele se alojem as bactérias que serão formadas durante o ciclo de azoto.

 

Deixo-te aqui os passos necessários na primeira fase da montagem do aquário (há algumas dicas que podem ser já desnecessárias, mas é que copiei esse texto de outro tópico que respondi).

 

Vamos por partes. O que é preciso:

 

Aquário (duh lol): quanto maior, melhor. Sai mais caro, mas por incrível que pareça é mais fácil de manter do que aquários pequenos. Não caias na tentação "vou começar por pequeno e depois parto para um grande". Tens muitos desgostos e gastas muito mais dinheiro. O mínimo recomendável, é um aquário de 60 cm. Mas se puderes partir com um de 80 cm, tanto melhor. Podes comprar um kit, dos que vem com tudo (não aconselhável, porque por vezes os materiais não são usados e nem sempre sai mais barato do que montar peça a peça) ou então podes comprar só os vidros ou então podes até mandar tu próprio fazer o aquário.

 

Filtro: Deves ter em atenção duas coisas: o volume de caudal e as matérias filtrantes. Quanto ao volume, o filtro deve bombear entre 3 a 5 vezes o aquário por hora (ex: aquário de 100 litros deve ter uma bomba com um caudal entre os 300 e os 500 litros por hora). Quanto às matérias filtrantes, o filtro deve ter uma grande capacidade para receber matérias filtrantes. Deve ter uma filtração mecânica, química e biológica.

 

Termostato: Deve ter 1 watt para cada litro (ex: aquário 100 litros -> termostato 100 watts).

 

Termómetro: para medir a temperatura (os de mercúrio são melhores que os de fita)

 

Calha: se quiseres ter um aquário plantado (e é recomendável, quer para ficar com um ar mais bonito e natural, quer por ajudar na química da água), deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro, consoante a exigência das plantas que meteres.

 

Substrato: para o caso de meteres plantas, deves meter um substrato fértil, que servirá para ajudar as plantas a ficarem grandes e bonitas.

 

Areão: para cobrir o substrato fértil. É ao gosto do freguês. Mas não escolhas areão colorido. Recomendo um preto, dá um efeito muito louco e dá um contraste muito bonito aos peixes e plantas.

 

Testes: Há 3 testes essenciais para um aquário: NO3 (nitratos), NO2 (nitritos) e pH. Preferencialmente os de gotas, apesar de mais caros, são mais precisos. Estes testes servirão para medires os parâmetros essenciais da água.

 

Depois de montares o aquário, terás que ter atenção ao ciclo de azoto. Ele servirá para o filtro ganhar bactérias que transformem a poluição da água em água saudável para os peixes. Assim sendo, com o aquário já todo operacional, deverás colocar um pouco de comida todos os dias, durante 3/4 semanas. Para saberes quando ciclo acabou e puderes começar a colocar os primeiros peixes, vais ter um pico de amónia (uma semana), seguido de um pico de nitritos(uma semana) e depois um aumento de nitratos(uma semana). Quando os nitratos baixarem para níveis inferiores a 50, poderás começar por introduzir o primeiro peixe (resistente) e depois ires pondo poucos de cada vez (2 ou 3 por semana). Este mês do ciclo pode parecer secante, mas é essencial para o sucesso do aquário. Se não o cumprires, nunca terás equilíbrio no aquário e vais ter muitas mortes. Aproveita este tempo para fazer experiências e ires aprendendo mais coisas sobre este assunto.

 

Depois há alguns cuidados que deverás ter em conta: de tempos em tempos (a distância será determinada pelo aumento dos nitratos para níveis perigosos) deverás fazer uma Troca Parcial de Água (TPA), que consiste em tirares uma parte da água do aquário e substituí-la por uma nova. Esta água que entrará no aquário, deverá estar em repouso num recipiente aberto pelo menos 24 horas, de forma a evaporar o cloro. A água que retiras do aquário, deverás aproveitar para limpar as matérias filtrantes do filtro. Nunca limpar as matérias em água da torneira, de forma a não perderes as bactérias lá alojadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem-vindo a este fantástico mundo!

 

Se ainda não leste recomendo-te a estudares muito bem este site: http://faq.thekrib.com/pt/

 

Essas dimensões são excelentes para começar!

 

1º que tudo tenta pensar em que plantas vais por no aqua, pois há plantas que requerem substratos férteis, e injecção de CO2, o que não é o mais aconselhado para iniciantes.

 

Qualquer coisa, já sabes, é a postar!

 

P.S.: completa o teu perfil sff.

 

Estou lendo(ou melhor, estudando) o site do link que me orientaste, obrigado pela atenção.

Espero estar postando muito em breve meus avanços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo directamente às perguntas:

 

1- O areão para o fundo podes escolher ao teu gosto...Tem apenas em atenção duas coisas: que não seja colorido (cores neutras, como preto, castanho são preferíveis) e que a sua granulosidade não seja demasiado pequena, para que as raízes das plantas tenham onde crescer.

...

Depois há alguns cuidados que deverás ter em conta: de tempos em tempos (a distância será determinada pelo aumento dos nitratos para níveis perigosos) deverás fazer uma Troca Parcial de Água (TPA), que consiste em tirares uma parte da água do aquário e substituí-la por uma nova. Esta água que entrará no aquário, deverá estar em repouso num recipiente aberto pelo menos 24 horas, de forma a evaporar o cloro. A água que retiras do aquário, deverás aproveitar para limpar as matérias filtrantes do filtro. Nunca limpar as matérias em água da torneira, de forma a não perderes as bactérias lá alojadas.

 

Grato pelas palavras,

O areão, pensei em pegar de um rio que passa aqui perto, segundo o que li, pode ser usado desde que se passe antes áqua fervente para eliminar possiveis contaminações.

Mesmo sendo não muito longe da nascente, vou tomar as medidas necessárias, antes prevenir do que ter problemas se acumulando no futuro.

Não tenho pressa, quero fazer direito, nem que demore até o fim do ano para ver o Mini Eco-sistema 100% .

Editado por Sttiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao sera' melhor investir logo num subtrato fertil ??

 

mais tarde ou mais cedo vai querer colucar plantas e depois e' so mesmo plantar ^^

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.