Primeira montagem


Nuno_Alves

Recommended Posts

Boas.

Em Agosto irei montar o meu primeiro aquário. Já tenho um tronco de videira de molho, já fervido e desinfectado em sal, e este sábado irei "comprar" uns basaltos aqui à serra perto de mim.

Ora o aquário tem de medidas 100©x30(f)x40(a), o filtro ainda não comprei mas à partida será um eheim 2213, o móvel será feito à minha medida e gosto (ter um padrinho carpinteiro tem as suas vantagens :puppydogeyes:). A calha irá ser DIY para fazer os 120w necessários para a litragem e o termoestato será um 200w à partida, uma vez que aquecerá a água com mais facilidade que um menos potente e assim posso poupar um pouco na conta da luz.

Ora passemos a dúvidas.

1º Equipa de limpeza. Estou a pensar em 2 ou 3 corydoras e uns 2 ou 3 limpa vidros, quanto a camarões ainda não sei uma vez que não devo ir usar CO2 e se precisar de fertilizar os camarões sofrem um pouco (segundo li aqui pelo fórum).

 

2º Flora. Será musgo de java para amarrar no tronco, depois queria umas plantas para fazer tipo 3 níveis no aquário( uma espécie de pequena, média e alta lá atrás). Pouco conheço tirando anúbias, valisnérias e cabombas (vi estas num site e parecem-me muito interessantes e caso apareça uma ninhada de bezungos eles podem esconder-se por lá). Acima de tudo não quero ter um exagero de plantas porque se algo correr mal não sei soluções e não me quero desiludir de inicio.

 

3º Fauna. A minha ideia era por uns 3 escalares (são mais baratos que os discus e a minha namorada adora-os). Contando com a malta da limpeza queria colocar alguma coisa para passear pelo aquário e que não fosse um petisco para os escalares quando estes fossem adultos.

 

4º Substrato. Com pouca planta não irei necessitar de um substrato muito exigente a nível de especificações e preço. Li num outro fórum um utilizador que usa terra para bonsais há 2 anos e não teve problemas.

 

 

Desde já agradeço a atenção de todos os que se disponibilizarem a tirar as minhas dúvidas e sugerir opções.

 

Cumprimentos

Nuno Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, antes de mais bem vindo e parabéns por não teres ido feito "louco" comprar aquário e montar tudo.

 

Fazes bem em estares a ponderar tudo bem. Quanto as plantas o melhor que te posso aconselhar é esperares por alguém que perceba delas ou ires até a parte das plantas e pedires opiniões por la.

 

As tuas opções de material parecem-me bem.

 

Quanto a fauna, apenas tenho uma questão: ja mediste o teu pH? é que parecendo que não mas ainda te falta a vontade mais de um mês para teres o aquário maturado, por isso julgo que tens tempo para veres os peixes. Mas e se fossem uns nariz-de-bebado, tenho é a impressão que terias que tirar os escalares ou então colocares vários tipos de escalares.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Desde já obrigado pelas boas vindas e pela resposta.

Quanto a ponderar bem penso que se quero ter um bom aquário acho que o ideal não é ir à bruta e depois precisar de algum t€€€mpo para recuperar dos erros cometidos, penso que já irão bastar os involuntários.

O aquário eu já o tenho, só que tenho lá 2 tartarugas com 18 anos e irei retira-las para um espaço mais amplo que vou montar no quintal da casa dos meus pais, depois irei desinfecta-lo com desinfectante alimentar, o mesmo que as cooperativas e padarias utilizam para desinfectar os sítios onde a comida passa. O aquário ainda não está montado, só mesmo o tronco é que está de molho aqui num alguidar grande que tenho para ver se não flutua quando o introduzir. Os escalares eu queria por quase em último, pois tenho a impressão que se os outros peixes já lá estivessem seriam parte da mobília e não uma ida ao mac donalds para os escalares. Mas se os nariz de bêbado forem compatíveis com os escalares certamente serão uma hipótese a ter em conta, até porque são bastante bonitos.

 

Mais uma vez obrigado pela opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares devem estar em aquários mais altos...Recomendam que tenham pelo menos 50 cm, uma vez que eles são "altos" e se não tiverem muito espaço, crescem deformados...

 

Quanto aos peixes compatíveis com escalares, eles se forem alimentados regularmente e se forem os últimos a entrar no aquário e entrarem em pequenos ainda, eles não vão comer os restantes peixes...Para complementar os escalares, um cardume fica bem...Podem ser neons, barbos...Tens é de ter atenção ao pH, como já referiram...

 

Quanto às plantas, aquelas que indicaste são óptimas e perfeitas...Eventualmente se quiseres uma relva, talvez uma parvula...Atenção que as plantas vai depender da quantidade de luz que tiveres...

 

Quanto ao substrato, até humus de minhoca (vulgar terra de vaso) podes utilizar. desde que não contenha fertilizantes...Qualquer substrato, seja ele qual for, eventualmente se vai esgotar, com as TPAs...Mas para aquelas plantas que indicaste, não precisas de substrato fértil...Eventualmente um fertilizante líquido chega perfeitamente...

 

Quanto às corydoras, tens que meter mais...Um mínimo de 6. Até porque para um aquário de 1 metro, vais precisar mais que apenas 2...E sendo elas um peixe de cardume...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Crush

 

Antes de mais obrigado pela opinião e chamada de atenção em relação aos escalares, realmente irei pensar em relação a isso, se quero ter um animal não quero prejudicá-lo em relação a nada. Quanto aos barbos sempre achei piada ao peixe, acho-os bastantes bonitos. Em relação a relva ainda não pensei nisso, resolvi deixar para outras núpcias uma vez que ainda estou a iniciar nisso (o meu kinguio que tenho na sala não conta mas mantenho-o em boas condições apesar do aquário ter apenas uns 18lt).

Em relação ao substrato vou ver esse das plantas. Se não me engano é preto ou castanho escuro não é? Se for dessa cor ainda melhor, vai realçar o verde das plantas e os peixes.

 

Obrigado pelo conselho.

 

 

PS: de volta às pesquisas mais uma vez :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Nuno bem vindo a este mundo maravilhoso da aquáriofilia,

não te aconcelho a comprares Escalares,isto porque eu tenho

um Aquário com as mesmas medidas que o teu,e aqui a muito

tempo comprei seis Escalares bem pequeninos,e eles quando

se tornaram adultos formaram três casais,olha foi o fim do mundo

no aquário,logo á partida dividiram o aqua em três territorios,e

havia guerra constante entre eles Escalares,e corriam com todos

os outros peixes,como eu tenho um cardume de Rasboras,que ainda

hoje as tenho,elas eram umas desgraçadas andavam sempre de um

lado para o outro,então resolvi dár os três casais,e a guerra terminou,

além de que o aquário e baixo para o tipo de peixe que é,o minimo

de altura e 50cm,ora o meu têm 40cm,logo não dá,desculpa o testamento

mas tinha que esplicarte o porquei de não comprares os Escalares,na verdade

são peixes maravilhosos,e lindos.

Espero ter ajudado,e muita sorte com o teu progecto.

Cump: A.S :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção Nuno, o substrato fértil em momento algum deve estar em contacto directo com a coluna de água (que é como quem diz, não deve estar à vista). Por cima do substrato fértil, deves ter um areão...Esse sim, pode ser escuro, para dar um bom contraste.

 

Se quiseres, na minha assinatura, podes ir ver o meu aquário de 100 litros e tenho como fiz a montagem, passo a passo e poderás ver como coloquei o substrato (página 2 se não estou em erro), caso tenhas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares não vou por, não quero animais atrofiados no aquário. Os ramirezis acho-os lindos mas sempre pensei que fossem dificeis de manter. Quanto ao substrato a partida vou colocar areia de sílica por cima do substrato, aqui no aki de Torres Vedras tem lá sacos de 25kg, só não me lembro do preço, mas a que tinha não era branca. Quanto a proporções estava a pensar em 5 kg de substrato e 10 de areia de sílica. Fiz os cálculos e dava-me cerca de 15lt para um substrato com 5cm de altura, com a minha ideia a basear-se em mais ou menos 3cm a frente e uns 7cm lá atrás. Estou a calcular alguma coisa de forma errada neste ponto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Estava aqui com uns pensamentos para a fauna.

Esta seria:

 

6 - Coridora

4 - Limpa Vidros (daqueles que só ficam com 5cm no máximo)

10- Neon

4 - Colisa lalia (já vi de cor amarelo muito bonitos)

4 - Colisa Chuna (vi uma vez uns cor de mel lindíssimos)

3 ou 4 - Viúva Negra.

 

Penso que a nível de pH não vou ter grandes problemas e devo conseguir manter um aquário mais ou menos equilibrado. Aceito críticas e sugestões.

 

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas venho expor mais umas dúvidas quanto ao meu projecto, que por sinal já está em bom andamento, o aquário já está em fase de desinfecção, o móvel em construção, o subsídio de férias está a chegar, o que significa que vou poder comprar em breve o filtro, termoestato e termómetro, o areão e o húmus de minhoca. Também já fui à serra buscar os basaltos, já estão escovados e de molho para levarem mais uma escovadela antes de irem à panela para uma sopa de pedra.

 

Agora quanto ao areão, no AKI tem a 9,95€ um saco de 25kg de areão de piscina. Alguém me aconselha sobre a compactação do mesmo? Segundo li no fórum uns dizem que atrofia as raízes outros dizem que não e que já tiveram de voltar a enterrar plantas. Gostaria que me aconselhassem sobre a melhor opção. À partida irei optar por este uma vez que custa umas "lecas" a menos que akadama.

 

Segunda dúvida. As plantas podem ser compradas e plantadas no próprio dia ou devo aproveitar que o móvel deve atrasar na construção e colocar as plantas num balde com algum produto para as tratar? Tenho um pouco de receio que apanhe uma praga de caracóis e seja o cabo dos trabalhos para tratar daquilo.

 

Agradecia alguns esclarecimentos uma vez que as dúvidas vão aparecendo e nem sempre tenho grande disponibilidade para pesquisar no fórum por elas.

 

Cumps.

 

Nuno Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.