Ajuda com fertilizante


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Gostaria de obter a vossa ajuda pois comecei um aqua com o seguinte setup:

 

- 40x25x30;

- Substrato inerte (4 Kg de areão fino);

- Eheim Pikup 2008;

- 1 candeeiro (DiY) com uma lâmpada de 20w (ligada 6 horas por dia - é suficiente?);

- Sem aquecimento;

- Sem adição de Co2;

 

e onde tenho:

 

- 1 tronco com 2 anúbia agarradas (ainda com fio de côco);

- 1 pedra grandinha;

- 2 Feto de java (plantado no substrato - há problema nisso? Só enterrei as raízes...);

- 1 Anúbia barterii var. nana (com a raiz no substrato);

- 12 pés de Rotala Rotundifolia (plantados a três e três, com um espaçamento de, pelo menos, 3/4cm entre cada molhinho de pés);

- 2 Cladophora aegagropila.

 

Tenho um fertilizante líquido da Astra Aquaristic - Aquatic Plant Fertilizer (não sei se é boa a marca ou não)...e quero saber quantas vezes deverei fertilizar, de quanto em quanto tempo, etc...

 

O aqua encontra-se a ciclar desde há dois dias, com um peixinho lá dentro (Betta fêmea Veil Tail), espero que não esteja a fazer asneira.

Já coloquei, também, fertilizante (5ml).

 

Alguém pode dar uma mãozinha e corrigir o que estiver a fazer de errado, por favor?

 

Obrigado,

Ricardo

 

 

P.S.: Não tenho uma máquina decente, senão colocava fotos...

Já agora, não sei se este será o sítio indicado para colocar estas dúvidas...se não for peço desculpa e agradeço que omovam para a secção correcta.

Editado por RicardoMonginho

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

- 2 Feto de java (plantado no substrato - há problema nisso? Só enterrei as raízes...);

- 1 Anúbia barterii var. nana (com a raiz no substrato);

 

a anubia nao tenho a certeza, mas axo q é assim que se planta ela, mas os fetos de java, será melhor retirar as raizes que enterras-te, e colocar enrolado a um tronco ou entao à pedra, se enterras as raizes, a planta morre

 

O aqua encontra-se a ciclar desde há dois dias, com um peixinho lá dentro (Betta fêmea Veil Tail), espero que não esteja a fazer asneira.

 

pois... 2 dias a ciclar nao é nada, e o beta pode morrer por ter sido tao pouco tempo de ciclo

eu sei (tambem por experiencia propria) que queremos ver ja o aqua a 200%, mas temos que ter paciencia, senao pode acontecer algo de errado, entende?

 

boa sorte com esse aqua

ficamos (falo por todos hehehe) ansioso pelas fotos

 

cumps

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

a anubia nao tenho a certeza, mas axo q é assim que se planta ela, mas os fetos de java, será melhor retirar as raizes que enterras-te, e colocar enrolado a um tronco ou entao à pedra, se enterras as raizes, a planta morre

 

 

 

pois... 2 dias a ciclar nao é nada, e o beta pode morrer por ter sido tao pouco tempo de ciclo

eu sei (tambem por experiencia propria) que queremos ver ja o aqua a 200%, mas temos que ter paciencia, senao pode acontecer algo de errado, entende?

 

boa sorte com esse aqua

ficamos (falo por todos hehehe) ansioso pelas fotos

 

cumps

 

 

 

Muito obrigado pela ajuda. Vou tratar de mudar os fetos então.

 

E quanto aos fertilizantes, podias ajudar-me?

 

já agora, do que me apercebi, será melhor retirar a Betta, certo? É que tinha lido que seria bom fazer o ciclo com um peixinho lá dentro...pensei que estivesse a fazer bem. Percebi mal? Não devemos colocar peixes? Se assim for, surge-me outra questão: de onde surge a amónia que necessito então?

 

Mais uma vez agradeço a ajuda. Fico à espera da ajuda de mais pessoal.

 

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por RicardoMonginho

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anubias e fetos de java são plantas de rizoma, o rizoma não pode tar enterrado sob o risco de a planta morrer. é preferível arranjar nem que seja um tronco pequeno para as amarrar aí. quanto ao peixe, má escolha, dois dias de ciclo não é nada, está para vir um pico de amónia e um pico de nitritos, que são mortais para os peixes. se não tiveres outro sítio para colocar o peixe, convém trocar a água diariamente. um aquário com 30L brutos vai sofrer variações dos parâmetros da água muito facilmente, por isso não é muito aconselhável ter aquários tão pequenos.

 

quanto a fertilizantes:

-é um pouco cedo para pensares nisso, tens o aquário montado há dois dias, as plantas estão a adaptar-se, o que introduzires não vai ser captado por elas, apenas pelas algas.

 

-com um fotoperiodo de 6h diárias o consumo de nutrientes é baixo.

 

-tens plantas de fácil manutenção, fetos de java, cladophoras e anubias são plantas de crescimento lento, tenho os meus há meses sem um pingo de fertilizante, mantêm-se com o que o aquário produz.

 

-a rotala é uma planta de crescimento rápido, mas na minha opinião de manutenção fácil, se não tiveres substrato fértil é provável que desenvolva raízes adventícias também.

 

resumindo, temos que ir com caaalma ;) tens tempo para pensares em fertilizantes

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anubias e fetos de java são plantas de rizoma, o rizoma não pode tar enterrado sob o risco de a planta morrer. é preferível arranjar nem que seja um tronco pequeno para as amarrar aí. quanto ao peixe, má escolha, dois dias de ciclo não é nada, está para vir um pico de amónia e um pico de nitritos, que são mortais para os peixes. se não tiveres outro sítio para colocar o peixe, convém trocar a água diariamente. um aquário com 30L brutos vai sofrer variações dos parâmetros da água muito facilmente, por isso não é muito aconselhável ter aquários tão pequenos.

 

quanto a fertilizantes:

-é um pouco cedo para pensares nisso, tens o aquário montado há dois dias, as plantas estão a adaptar-se, o que introduzires não vai ser captado por elas, apenas pelas algas.

 

-com um fotoperiodo de 6h diárias o consumo de nutrientes é baixo.

 

-tens plantas de fácil manutenção, fetos de java, cladophoras e anubias são plantas de crescimento lento, tenho os meus há meses sem um pingo de fertilizante, mantêm-se com o que o aquário produz.

 

-a rotala é uma planta de crescimento rápido, mas na minha opinião de manutenção fácil, se não tiveres substrato fértil é provável que desenvolva raízes adventícias também.

 

resumindo, temos que ir com caaalma :discuss_gathering: tens tempo para pensares em fertilizantes

 

Olá,

 

Sugeres então que retire as raízes dos fetos da terra e as ate a pedras ou ao tronco, é isso?

 

Já retirei o peixe. Agora como é que virá o tal pico de amónia? Sem peixes o que é que irá produzir amónia? (desculpem estas questões todas, mas estou mesmo a dar os primeiros passos...agradeço toda a ajuda possível).

 

Fiz uma TPA de 20% hoje e vou fazer outra amanhã, visto ter colocado fertilizante, e aconselhares a não colocar, não quero algas...vou tratar de fazer TPAs para ver se resolvo este erro meu...acham bem?

 

O fotoperíodo de 6h é demasiado curto? Devo aumentar? Se sim, para quantas horas?

 

Obrigado por toda a ajuda.

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sugeres então que retire as raízes dos fetos da terra e as ate a pedras ou ao tronco, é isso?

 

Já retirei o peixe. Agora como é que virá o tal pico de amónia? Sem peixes o que é que irá produzir amónia? (desculpem estas questões todas, mas estou mesmo a dar os primeiros passos...agradeço toda a ajuda possível).

 

Fiz uma TPA de 20% hoje e vou fazer outra amanhã, visto ter colocado fertilizante, e aconselhares a não colocar, não quero algas...vou tratar de fazer TPAs para ver se resolvo este erro meu...acham bem?

 

O fotoperíodo de 6h é demasiado curto? Devo aumentar? Se sim, para quantas horas?

 

Obrigado por toda a ajuda.

Ricardo

 

Olá pessoal,

 

Então, alguém dá uma mãozinha, por favor?

 

Cumprimentois,

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim os fetos de java convém amarrar a uma pedra grande ou a um tronco, mas se for só as raízes não deve haver problema.

Os meu estão agarrados a um tronco e a raízes cresceram tanto que acabaram por entrar no substrato.

 

Para acelerar o ciclo sempre podes por um bocado de comida de peixe no aquário, daqui a uma semana pões um peixe do tipo Otocinclus.

 

Se não tiveres substrato fértil, aconselho-te a fertilizar, caso já tenhas deixa-te de preocupar com isso e começa a fertilizar daqui a um mês ou quando começares a notar carência por parte das plantas.

 

Em relação ao foto período deixava para já as 6h, daqui a uma semana aumentas uma hora e por ai adiante.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim os fetos de java convém amarrar a uma pedra grande ou a um tronco, mas se for só as raízes não deve haver problema.

Os meu estão agarrados a um tronco e a raízes cresceram tanto que acabaram por entrar no substrato.

 

Para acelerar o ciclo sempre podes por um bocado de comida de peixe no aquário, daqui a uma semana pões um peixe do tipo Otocinclus.

 

Se não tiveres substrato fértil, aconselho-te a fertilizar, caso já tenhas deixa-te de preocupar com isso e começa a fertilizar daqui a um mês ou quando começares a notar carência por parte das plantas.

 

Em relação ao foto período deixava para já as 6h, daqui a uma semana aumentas uma hora e por ai adiante.

 

Cumps

 

 

Olá,

 

Agradeço a ajuda. Farei como indicaste.

 

Obrigado e um abraço,

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais