Alterar Areão


Recommended Posts

Boas!

 

O meu aquário, durante os exames, foi alvo de um pequeno desleixo da minha parte (calma, nao tinha peixes) e ao fim da dita época aquilo estava péssimo. Agora nas férias lá troquei a agua e limpei o tronco que por lá tenho, mas nenhuma das plantas se safou. O problema reside nos detritos deixados por algumas plantas que apodreceram. O areão ficou todo com pequenas ervinhas que se eu mexer um pouco na agua aquilo levanta tudo. Sim, aspirei e ja esta bastante melhor, mas agora quero por isto perfeito (é o meu primeiro aquario).

Bem, de momento tem o substracto fertil e o areão do rio mas, agora que coloquei cartolina preta por tras (para realçar as cores) gostava de por um areão mais convidativo e gostei do resultado quando vi em alguns aquarios o areão preto. Agora a minha duvida será na técnica para colocar o areão preto por cima do areão do rio para tapar todas as ervinhas. Será que vai resultar? Outra pergunta que me surgiu na ideia foi, após lavar bem o areao, para que nao suje a agua, posso colocá-lo no aquário com o mesmo em funcionamento? (ainda que sem peixes) Nem que seja com uma colher, vou colocando cuidadosamente no fundo a tapar aquilo que nao quero que levante. Que me dizem?

 

Obrigado desde já e agradeço breves respostas que é para por isto operacional o mais rapido possivel!

 

TiagoMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O facto de teres que retirar o areão que está a cobrir o substrato fértil irá sempre provocar muita sujidade por mais que tenhas cuidado.

 

Aliás, as bactérias para além de se estarem a formar no filtro, estão igualmente no areão, logo ao retirar e lavar irás matar a colónia que se está a estabelecer lá.

 

Para além de tentares retirar o areão para o lavares a sujidade que irá ser levantada irá entrar para o filtro se o mantiveres em funcionamento, ou então assim que o ligares irás encher o filtro de sujidade com as partículas que possam estar em suspensão.

 

Existe ainda o risco de ser libertado um excesso de nutrientes para a coluna de água o que aliado com a iluminação irás ter um outro problema que são as algas.

 

Cobrir esse areão com areão preto é uma alternativa, mas irás ter sempre aquela linha visível (a não ser que disfarces) e irá reduzir a litragem do aqua com a colocação de mais areão.

 

Um concelho?

Retirar a água toda. Colocares o filtro a funcionar num balde para permitir o “arejamento” das bactérias que já tens no filtro.

Retirar com cuidado o areão que está sujo, lavá-lo e recolocá-lo.

Ou então retirar o areão todo, colocar o areão preto que gostas, e começar de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Bem em relação ao areão preto tens que ver duas coisas, primeiro, areão preto e fundo preto pode fazer um aquário muito "escuro" e portanto mais pequeno e pesado, normalmente o que faz sobressair é quando o areão é mais claro e o fundo escuro, mais vale tudo claro do que tudo escuro, penso eu :eusathink: já experimentei isso mesmo e não achei bonito... por outro lado falas em areão do rio, tens de ver se o areão preto não é mas fino que o do rio senão com o tempo e com tpas e com peixes de fundo como coridoras, bótias, etc vão remexer isso tudo e ficarás com tudo espalhado à mesma :medieval_mace: . Não há problema em juntares com uma colher e com tudo em funcionamento. Essas ervinhas se estiverem vivas vão furar o areão preto e aparecer na mesma. Na minha opinião eu tirava tudo, o que se puder aproveitar muito bem o que não der lixo. Boa sorte :thumbup3: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, o ideal seria tirar tudo e limpar bem, mas sinceramente nao me parece que va por ai :medieval_mace:. Quando digo "ervinhas" no areão elas nao estao vivas, são como detritos que com o aspirar acabam por desaparecer, mas e um processo demoroso dai estar em pensar em tapar (mais que nao seja com o mesmo areão do rio). É que o problema nem é estético ( nao se vê) só que quando faço uma tpa, ao despejar a agua do garrafão para o aqua estas particulas levantam e acentam passado 1 hora. Ao cobrir o areão com mais areão as bacterias vao sofrer?

 

Quanto ao fundo preto e areão igualmente preto, seria para realçar as cores dos guppies :eusathink:

Editado por TiagoMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Deitas o areão para o aquário com um funil com

um tubo enfiado no funil,e o tubo que chegue perto do

fundo,sendo asim penso que não levanta particulas,vais

deitando muito devagar,e cobrindo todo o fundo,depois alisas

com muita calma,junto aos vidros desvias com um catão velho

de muilbanco,o areão antigo e colocas do novo,para não se ver

o antigo areão,espero que corra tudo bem.

Cump: A.S :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Um concelho?

Retirar a água toda. Colocares o filtro a funcionar num balde para permitir o “arejamento” das bactérias que já tens no filtro.

Retirar com cuidado o areão que está sujo, lavá-lo e recolocá-lo.

Ou então retirar o areão todo, colocar o areão preto que gostas, e começar de novo.

 

Desculpem lá meter-me na conversa, mas tenho uma duvida.

 

Tenho que fazer uma limpeza no meu aqua. É a 1ª vez que faço isto. Tenho areia de silica que em algumas zonas esta a ficar verde. Tenho Plantas e Peixinhos (lol). Quais são os procedimentos «basicos» que tenho que respeitar??

Genero: Tiro a agua toda ou não? Lavo o filtro ou não? Etc...

 

Um Abraço, e Bom fim de semana a todos.

:puppydogeyes:

Editado por Bruno Guerra
Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
É que o problema nem é estético ( nao se vê) só que quando faço uma tpa, ao despejar a agua do garrafão para o aqua estas particulas levantam e acentam passado 1 hora. Ao cobrir o areão com mais areão as bacterias vao sofrer?

 

Quanto ao fundo preto e areão igualmente preto, seria para realçar as cores dos guppies :(

 

Tiago, o que já vi fazer e que realmente resulta em relaçao ao teu problema com "levantar as particulas" que estão no areão e que, afinal de contas, sujam sempre os aquarios, é pores um prato (de café ou sobremesa) dentro do aqua antes de despejares a água do garrafão.

Ao despejares, deves fazer de forma a acertares em cima do dito prato. Assim, a água nova vai para os lados e não para o fundo pq o prato protege a "zona de impacto" no fundo do aquario e não deixa a força da água despejada "furar" por entre o areão levantando as indesejadas particulas.

 

Hope it helps my friend.

 

Cumprimentos.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.