diablu Publicado Julho 7, 2010 Publicado Julho 7, 2010 boas os meus discus estao a ganhar akilo a que se chama ferrugem na giria n?akele acinzentado!é normal?ou podese combater isso?outra cituacao em relacao a desparatizacao?cmo se faz isso ? e que realmente os factores que a compem!outra cituacaoe k eu ja tinha 2 discus e decidi adequirir mais...so que sao mais pequenos e um dos outros atakos constantemente kd se aproxima deles e no acto de comer nao comem!pk levam na pah!e qual a maneira de destinguir macho de femea?e tb ja agora cm que tamanha se comecam a reproduxir os discus? muitas duvidas eu sei...obrigado..
maxxedison Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Boas diablu, Antes de mais, bem vindo ao forum, Só te posso responder a algumas questões e não as tomes como verdades empiricas, são apenas a minha opinião de alguma experiência com discos. Em relação á ferrugem, é "normal" e eu sinceramente nem me preocupo muito, há quem diga que tem a ver com o aquário ser muito escuro (a decoração ser muito escura ou do proprio substracto ser escuro), mas eu acredito que tem um pouco a ver com a água ser mais acida, eu tenho 4 pigeon blood blue e todos eles tem ferrugem, uns mais que outros, também noto que a "ferrugem" acontece com mais frequência em discos com colorações mais claras, corrijam-me se tiver enganado e se houver alguém que saiba exactamente o porque da ferrugem, tambem gostaria de saber! Dentro de um aquário com discos, há um deles que se torna "dominante", o que dá porrada a todos quando é a altura de comer, a minha solução e que foi dada por um grande amigo meu e resultou é o facto de dar a comida á mão, ao virem comer á mão o dominante não tem tanta tendência em atacar os outros. Em mim isso deu muito bom resultado. Distinguir machos de femeas, eu só consigo ver pelas barbatanas e já a partir de um certo tamanho, nalguns casos a partir dos 10 a 12cm, o macho geralmente adquiri as barbatanas mais pontiagudas no final. Mas sei de pessoal muito mais experiente que consegue distinguir mais cedo ou por outros sinais corporais dos discos. O tamanho da reprodução...penso que seja perto dos 14cm (corrijam-me se tiver errado), mas tambem tem a ver com a idade do disco, a maioria dos criadores nem os deixam criar nessa altura, pois acho que param de crescer se procriarem com esse tamanho, a maioria deixa-os crescer até á fase completa adulta, por volta dos 16 a 19 cm (estou correcto?)!!! Há pessoal com muito mais experiência e que te pode dar mais certezas do que eu! Pode ser que eles se sintam inspirados e te venham dar uma ajudinha. Cumprimentos, Ricardo
Nuno Dinis Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Boas, Vou tentar ajudar e corrigir nalguns pontos o Ricardo. Atenção que é só a minha experiência! Ferrugem: é uma caracteristica dos pigeons que se deve á produção de melanina, em ambientes escuros ou de algum stress tende a sobressair. Tem muito a ver com factores genéticos e da forma como foram criados. Sexagem dos discus, aqui estou completamente em desacordo, eu nem discus com 20 cm consigo distinguir! a questão da barbatana ou da testa ou até mesmo do comportamento são por vezes enganos, conheço algumas pessoas com discus com estas caracteristicas e que afinal sairam femeas, outros que tem discus que pensam ser femeas e acabam por sair machos (tenho um destes ultimos). Na minha opinião só existem duas maneiras de sexar discus, a primeira é ver os pequenos a eclodir, o segundo é um teste de ADN. Ricardo, não me leves a mal, mas sinceramente não acredito que alguem os consiga distinguir antes de um destes factores sem ser por um teste de ADN. A Idade da maturidade sexual, não tem a ver com o tamanho, tem a ver com a idade, que se situa entre os 14 e os 16 meses, podem existir peixes com esta idade e apenas com 10cm... e não deixam de reproduzir por isso. A Questão dos ataques entre discus estão relacionados com as caracteristicas dos ciclideos, existem sempre hierarquias, peixes dominantes, e peixes dominados. Por fim queria pedir-te para te ajudares a ti mesmo, eu quando comecei a ler o teu post, fiquei tão baralhado em perceber o que querias, como tu deves estar neste momento com os teus discus, só quando li o do Ricardo consegui perceber o que querias, assim se puderes passar a escrever de outra maneira... é optimo para ti e para quem lê e tenta ajudar ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
maxxedison Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Boas, Kcholas, muito obrigado pelo corrigimento! Sabes como é, é aquela historia de ler e ouvir "gajos" a dizer que conseguem saber o sexo por x ou y, eu sinceramente estou como tu, nunca consegui, mas já há muitos anos que ouvia falar sobre as barbatanas, mas realmente são um erro um pouco comum, eu tenho visto evoluir os meus pigeon's desde tenra idade e as barbatanas até vão mudando com a idade, ficando mais bicudas ou mais arredondadas e vice versa. Tenho 4 com cerca de 12 cm e só sei qual é o dominante, as barbatanas só me tem deixado baralhado! Eu tenho um amigo que faz criação e de onde comprei os meus discos, e ele só sabe mesmo distinguir quando fazem casais e procriam!!! Já agora kcholas, sabes se nos discos é como na "maioria" dos animais, o dominante ser um macho?? Já perguntei isso a esse amigo que faz criação e ele não faz a minima ideia se será tipico só de machos ou não! Já encontrei inumeras excepções noutros generos de animais de haver femeas dominantes, mas são algumas excepções á regra, especialmente quando estão em grupo, há o caso das hienas e já encontrei algumas cadelas com instinto de dominante e que em matilha tendem a ser dominantes, mas só em casos em que saibam que não há macho suficientemente forte para liderar a matilha! ok, já estou a virar a conversa para outro tipo de animais, nestes sou um pouco mais entendido na matéria! Um abraço e mais uma vez obrigado pelas explicações kcholas! Ricardo
Nuno Dinis Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Já agora kcholas, sabes se nos discos é como na "maioria" dos animais, o dominante ser um macho?? Já perguntei isso a esse amigo que faz criação e ele não faz a minima ideia se será tipico só de machos ou não! Já encontrei inumeras excepções noutros generos de animais de haver femeas dominantes, mas são algumas excepções á regra, especialmente quando estão em grupo, há o caso das hienas e já encontrei algumas cadelas com instinto de dominante e que em matilha tendem a ser dominantes, mas só em casos em que saibam que não há macho suficientemente forte para liderar a matilha! ok, já estou a virar a conversa para outro tipo de animais, nestes sou um pouco mais entendido na matéria! Um abraço e mais uma vez obrigado pelas explicações kcholas! Ricardo Boas Ricardo, Sim tenho visto alguns casos de femeas dominantes, depende dos tamanhos e do temperamento, se tiveres uma femea de 15cm e o resto dos peixes for de 12, a femea muito provavelmente será a dominante. Também existem casos em que mesmo no meio de iguais as femeas podem ser dominantes, depende muito do caracter/temperamento dos peixes. De todas as formas existem alguns truques para "acalmar" os peixes, por vezes resultam outras vezes não... Abraço. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
maxxedison Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Boas, Mais uma vez, obrigado pela disponibilidade e explicação kcholas! Estou ver que tenho de lidar com os discos como faço com os cães, o caracter/temperamento, parecem-me algo familiar! E já demonstraram uma grande capacidade de aprendizagem, sabem distinguir entre mim e a minha esposa, e com ela adoram passar entre os dedos da mão, porque sabem que logo a seguir recebem recompensa! (uma brincadeira que ela já fazia há muitos anos com um par de oscares que tivemos). Realmente a dominancia em grupo é algo similar á dos cães em matilha, com algumas variaveis muito diferentes, mas o instinto da comida e do local de descanso é muito similar e de inclusivé presenciei nos meus discos, que há um dos discos em que o(a) dominante tolera melhor especialmente no caso de ficar perto e deixar "ocasionalmente" comer com ele(a). Penso que seja um temperamento tipico em animais com instinto mais dominante, por vezes esqueço-me que o discos são realmente ciclideos como bem disseste e que tem por natureza estes comportamentos. Eu sempre tive uma ideia "estereótipada" que os discos eram peixes com pouca interacção em grupo e com regras no seu seio! Eram só peixes bonitos que poucos conseguiam manter mas que muitos os cobiçavam! (isto já há uns anos atrás e hoje talvez ainda ha-ja um pouco essa imagem). Já divaguei demais, Obrigado mais uma vez kcholas, Cumprimentos, Ricardo
Recommended Posts