areia


andretooli

Recommended Posts

boas tive uma duvida que pode parecer parva mas as duvidas tiram se antes de se cometer os erros.

 

areia da praia serve apenas para ciclideos africanos certo???

 

para um comunitario nao serviria pq aumenta o ph certo??

 

dai usar se a silica

eu sei que parece parva a pergunta mas prontes era so para tirar a duvida

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de praia, a areia fina de silica, a areia de coral são tudo substratos tradicionalmente usados nos aquarios de ciclideos africanos por motivos diversos.... a areia fina de silica vende nas lojas de aquariofilia com esse proposito... e é até mesmo denominada "areia para ciclideos africanos"

 

eu passei a usar areia fina de silica em comunitario pelo seu aspecto apelativo, não só na cor, mas a granulosidade e pela forma como a areia se comporta e também pela utilidade para a fauna.

 

A areia fina de silica é util (para além dos ciclideos africanos):

 

-kribensis (ciclideos de foz de rio na Nigeria) - para fazerem tocas e escavarem

-Ciclideos americanos - para fazerem covas

-peixe-gato banjo (para se camuflar)

-Corydoras sp. (para pesquisarem na areia)

-Kuhli; botia cara de cavalo e outros loaches (para pesquisar na areia e enterrarem-se)

-neritinas (para se enterrarem)

-etc.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, essas duas alteram o pH para cima. A areia fina de silica é inerte, ou seja, nao influencia o pH e pode ser usada em qualquer biotopo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certo..! :shocked028:

 

..é só vantagens, pelo q só encontro uma desvantagem que e o facto de se compactar, nao recomendado para plantas. ;)

 

Boas! Lamento imenso discordar, mas a areia de silica nao compacta.

As desvantagens que tem para um plantado sao que é inerte, nao tendo nutrientes para as plantas, e nao fixa as raizes.

Agora o facto de compactar parece-me infundado, visto que a uso no meu plantado e montes de vezes tenho de voltar a enterrar as plantas pqe estas se soltam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho umas sobras de material entre elas um balde com areia de silica, eu estive a mexer nela e reparei que tem um cheiro algo activo.

 

Toda a areia de silica tem cheiro ou aquela apesar de ser areia de silica tem lá mais alguma "coisa"?

O balde veio de fábrica, "Triquimica", só com autocolante a dizer areia de silica.

 

É que se o cheiro for normal não precisava de comprar para por no meu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.