PH Muito instável


Recommended Posts

Boas pessoal!

Estou com sérias dificuldades em manter o ph a 6.5 (já nem falo nos 7.5 que seria o ideal).

Para combater este problema já tentei por um produto próprio para aumentar o ph mas resultou apenas durante uns dias depois voltava ao mesmo.

Ultimamente tenho estado a trocar +/- 10l de agua por semana(quando troco a agua fica nos 6.5), mas ao fim de uma semana o ph já esta a 4-5.

 

Aquário 55L

 

Peixes:

1 Pleco Anão (limpa-vidros) já grandinho com 18 cm

14 Guppys

1 Cardoz Coolie

 

Limpo os filtros mensalmente.

Bomba, filtros e termostato já vinham com o aquário pelo que penso que sejam indicados para o mesmo.

Água a 27-29ºC

No Fundo do tenho 3-4 cm de pedras pequenas comprei a quando da compra do aquário na mesma loja,tenho 1 planta artificial e 2 cenas meramente decorativas também compradas nessa loja.

 

Se alguém souber o que possa tar a causar esta descida de Ph que me avise sff.

Cumps. :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem, quanto á descida do PH poderá ser de o teu aqua não tar devidamente ciclado. A montagem é recente?

O problem poderá estar no filtro.

Além disso poderás encontrar aqui ajuda:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=141773

 

Abraço

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não já o tenho a uns 4 anos mas ha cerca de 1 ano tirei-lhe a agua toda e limpei tudo.

E a cerca de 2-3 meses é que começou isto e não pus nada de novo.

Mas vou tentar informar-me acerca dessas pedras calcarias;

Quando falas em ser devidamente ciclado refereste as mudanças semanais de agua certo?

Se for isso ,mudo sensivelmente 10L (Balde das esfregona) semanalmente, e nessa agua que ponho apenas meto aqua safe que foi o que sempre pus para retirar o coloro da agua.

 

Obrigado pela atenção :drool3::mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Poderá ser de ainda ano ter ciclado como deve ser.

Já mediste o pH da agua directa da torneira? Sempre podes optar por pôr umas pedras calcarias para ver se te estabiliza isso.

 

Cumprimentos

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e costumas aspirar o fundo do aqua?

faz os testes aos parametros da agua pois 4,5 assim do nada algo muito grave se esta passando , ja que se nao alteras te rigorosamente nada alem das tpa's , penso eu de que

 

ps: balde da esfergona? e é usado pra outra coisa alem das tpa's?

podem ficar la detritos ,e ficam memso ou gorduras ou quimicos dos produtos de limpeza usados na esfergona pra limpar o chao , que ficam agarados ao plastico do balde e possivelmente estao a ir pra agua do aquario nessas tpa's

nada como um balde " virgem " pra estas tpa's

 

deixa agua no balde e uns 15 a 30 minutos depois mede o ph dessa agua ,possivelmente estara ai o problema

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fundo nunca aspirei a única coisa que faço e remexer as pedrinhas com uma cana que tenho só para isso.

Quanto ao balde para alem das tpas é apenas usado para regar plantas ou seja transportar água.

Quanto á medição de ph deixo sempre o balde com a água 1h para o produto actuar, nunca medi o ph a seguir a essa hora mas duvido que seja disso porque o ph do aquário sobe quando ponho a água; de qualquer forma 6ª já meço e digo os resultados.

 

Obrigado pela atenção :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a menus que o balde seja feito de pedra calcária nao será do balde xD

 

Faz o seguinte...queres aumentar o ph, isso é facil, insere uma pedra calcária no aquario, ou conchas no filtro :Smile-PT:

 

que isso vai fazer com que o ph aumente devido ao aumento de calcio na agua (gh)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei um balde cheio delas da minha irmã já as fervi e já la tão dentro ph a 5.5 quando as pus daqui a bocado ja vejo outra vez e posto aqui ;)

Já Medi o ph está a 6.5 :Smile-PT:

 

Muito Obrigado Bruno :Smile-PT:

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpa vir meter-me ao barulho, mas penso que isso tem tendência a acontecer em aquários "antigos". Não tenho uma explicação cientifica nem nada semelhante, mas conheço relatos de aquários que ao fim de 3/4 anos, o pH começa a baixar do nada. E a pessoa em questão, chegou a por uns bons kilos (largas dezenas) de areia de coral, mas mesmo tendo aumentado um pouco, não passou dos 5,5 para cima...

 

Não vejo uma explicação razoável nem plausível, mas pode ser do tempo :P

 

Nada melhor que arriscares, pegares no aquario, tirares tudo, mas mantens uma boa parte da água (cerca de uns 30L) lavas bem o areão, lavas bem o aqua, e depois voltas a montar...

O que eu vejo que possa ser (e é possivel que esteja a dizer a maior barbaridade do mundo), é o facto dos detritos acumulados ao longo dos anos, gerarem muitas bacterias, e que isso influencie o pH, ou então os próprios detritos no fundo do aqua façam o favor de baixar o pH...

 

Agora mais uma questão, essas peças meramente decorativas, por acaso alguma delas é um tronco de madeira?

E se quiseres seguir o meu conselho, já pensaste em mudar a planta artificial, e meteres por exemplo uma anúbia ou um feto de java? Plantas pouco exigentes, não precisam de muita luz, e são lindas... O Bruno sabe que plantas é que eu tenho cá por casa xD 2 variedades de fetos de java, e 4 variedades de anúbias ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.