Kinguio com nado irregular_Urgente


Recommended Posts

Tenho um kinguiu e a dois dias ele apresenta uma nado irregular. Grande parte do dia ele fica com a boca para baixo e e no fundo do aquario. Tem dificuldade para ir para a superficie e comer. Não apresenta manchas ou qualquer outro indicio de doença. Nunca tinha apresentado qualquer doença. Estou tratando com um bactericida e fungicida. Vocês poderiam me ajudar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis bem vindo ao forum :) !

 

O problema que acaba de referir, parece estar relacionado com a bexiga natatoria do peixe. é na grande maioria das vezes provocado pela má alimentação do peixe. Que alimentação lhe dás ?

 

Para já acho que vale a pena andar a deitar para a agua medicamentos como fez. Se o problema fôr o que estou a pensar e quase de certeza que é isso resolve-se mudando a alimentação.

 

A descrição do teu aquario também ajudava a dar uma resposta mais clara.

 

:)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Deitando sal na proporção de 2 a 3g de sal por litro de água, e variando a comida resolve o problema, pode deitar ervilas cozidas especialmente, que eles adoram entre outras coisas, comidas apropriadas para peixes de água fria, tubifex, comida congelada, etc.....

 

Não precisas de deitar medicamentos a não ser que o teu peixe tênha fungos ou bactérias,o sal também é bom para o combate das bactérias. Pode ser que o medicamento que está a utilizar esteja a afectar o peixe. :wink:

Espero ter ajudado, vaia dando nóticias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roll: Pela experiencia que tenho com exemplares de água fria, digo que possivelmente esse teu peixe irá morrer. Tudo o que existe para tratamento de peixes é para agua quente (subir a temp. para 28/30º num peixe de agua fria seria cozê-lo, morreria da "cura") e os peixes não são tão resistentes como se tem a mania de dizer mesmo sem terem qualquer tipo de experiencia com este tipo de peixes.

Faz muitas mudas de agua e pode ser que se resolva...

Conselho: logo que notes alguma alteração (negativa) nos teus peixes faz logo um tpa e reduz a alimentação até normalizar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

CALMA!!!

 

O peixe está com um nado irregular porque está com um problema ma bexiga nadatória. Atá aqui tudo bem! Mas as causas podem ser várias. Pode ser desde a alimentação até um problema bacteriológico. Acontece que os Kinguios são propensos a este tipo de problema e eu dira que a probabilidade de ser esse o problema é muito grande.

 

Os flocos não são o alimento mais correcto pois promovem fermentações que por sua vez levam a irregularidades no funcionamento da bexiga. Por isso a sua alimentão deve ser baseada em dáfnias (que encontras facilmente nos hipermercados) e em vegetais como ervilhas cozidas.

 

Agora o tens que fazer é não dar de comida ao peixe durante alguns dias. Tens que ver como é que as coisas vão evoluindo. Eles aquentam bem e sem comerem durante alguns dias, não te preocupes!!

Se ao fim de dois dias as coisas não melhorarem então a coisa pode ser mais séria, mas em princípio tudo vai correr bem.

 

Eu tinha algumas embalagens de flocos e quando dava aos meus, era certo e sabido que o meu cauda-de-veu ia ficar um pouco...torto, mas dois dias depois estava tudo bem. Por isso deixei de dar flocs e passei a dar dáfnias.

 

Espero que tudo corra pelo melhor,

 

Wooddy

 

P.S.: Já agora, tenta dar uma descrição mais detalhada do teu aquário. É que tu estás a ver aquilo que nós apenas imaginos :wink:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos!

vou repetir algumas coisas, de certeza :arrow: mas já estou com muito sono...

 

com fungicidas e bactericidas e ainda por cima com sal, duvido que o peixe sobreviva à medicação. é um erro que creio que todos já fizemos: com a nossa ansiedade e impaciência por ver resutados acabamos por acabar com peixes que sobreviveriam se tivessemos paciência.

por muito que digam que não, a medicação stressa os peixes. o suficiente para os matar se estiverem debilitados. se ainda por cima é medicação à toa sem ter efeito positivo sobre a saúde do peixe...

 

esse peixinho não precisa de nada disso. se não tem nada visivel, se continua com apetite e se não notas nada de estranho nas feses: é exactamente esse problema que aparece tantas vezes com peixes que se alimentam com flocos...

 

as mudas de água só são boas se forem parciais (não sei se não está num aquário muito pequeno)... senão o peixe não resiste ao choque das mudanças químicas e térmicas e morre do stress causado por isso...

 

esse problema trata-se muito bem (já o fiz tantas vezes) e sem problemas: deixar de alimentar por 4 dias, e mudar para granulado e variar a alimentação (com comida liofilizada ou congelada, por exemplo).

 

espero ter ajudado!!!

um abraço a todos.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais