Escalar Agressivo


Rikmorais

Recommended Posts

Boas,

 

Compre 2 escalares à cerca de 1 semana e desde o início que 1 deles não pára de morder o outro. Não sei bem o que fazer, pois trata-se de um aquário pequeno (60 litros) e receio que o mais "tímido" não se aguente muito tempo a conviver com o outro.

 

Relativamente aos outros peixes o escalar também é agressivo, mas diria que um comportamento normal pois não nada todo o aquário para "atacar" como faz com o outro escalar. São escalares diferentes (o más tímido é riscado e outro essencialmente preto).

 

Que posso fazer para tentar tornar esta convivência mais pacífica?

 

Isto com o tempo pode passar ou é melhor devolver já um deles à loja (caso o aceite de volta)?.

 

Obrigado,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é normal esse comportamento, os escalares são territoriais, chegando por vezes a matarem outros individuos por território, especialmente se um deles estiver debilitado e não se puder defender convenientemente...Portanto, ou esperas que o novo habitante se adapte e se possa defender,ou ha algum problema com ele e o outro pode matá-lo....abraço...eu crio escalares tendo varios casais, e alguns em comunidade e as lutas territoriais são frequentes, mas raramente levam a mortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Um dos problemas está no aquário: esse aquário é muito pequeno para escalares.

 

Além disso, não é boa ideia teres apenas 2, porque são peixes de cardume, e há uma pequena regra a seguir nestes casos: comprar sempre três, porque o terceiro mete-se sempre nas quezilias dos outros dois.

 

Que peixes tens no aquário sem ser os escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui o problema não é certamente o tamanho do aquario.....2 escalares podem-se mannter perfeitamente em 60 litros de água desde que tenham altura conveniente.O problema é ele ser recém chegado e ter invadido o territorio do antigo residente.....isso normalmente passa....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que está no tópico inicial é que os dois escalares foram comprados ao mesmo tempo, logo não há territórios anteriores definidos.

 

ALém disso, é preciso saber que mais peixes existem no aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim...sendo os 2 comprados ao mesmo tempo, trata-se de uma luta territorial....sei por experiencia propria que normalmente nao ha mortes, a nao ser que algum dos 2 esteja doente ou assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algumas opções, compras valisnérias ou outras plantas longas, para um deles se por esconder do outro, ou compras um terceiro escalar... ou as duas coisas.

 

Quanto à litragem, é pouca, mas depende mais do tipo de filtragem que tens.

 

PauloA :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhh e claro e faltou o melhor conselho: começar a poupar para um aqua a sério.... com uns 300L

 

Que essas pias de 60L é so para maternidade...

 

PauloA :transport027:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! :music_singguitar:

 

De facto a primeira ideia que me vem à mente é que 60 litros é muito pouco para teres escalares. Mesmo que os compres pequenos e aches que 60l chega para eles, vão acabar por crescer ou então até podem acabar por ter dificuldade no seu crescimento e originar más formações, devido à falta de espaço.

 

É verdade que a altura do aquário é das medidas mais importantes para este tipo de peixe (altura mínima recomendada 50cm), mas a litragem também é. O aconselhável é teres no mínimo 45l por cada escalar adulto.

 

O ideal é trocares esse aquário por um maior. No caso de isso não estar nos teus planos aconselhava-te a pensares noutro tipo de peixes, que se adaptem melhor a essas dimensões.

 

 

Cumprimentos,

Sónia Silva

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais