Recommended Posts

Viva companheiros.

Com o aproximar do verão muitos de nós irão deparar-se com o problema da temperatura da agua dos nossos aquarios.

Muitos companheiros dispõem de um refrigerador para culmatar este problema mas, como é um equipamento caro, nem todos tem a possibilidade de adquirir um desses aparelhos.

A minha dúvida é a seguinte:

Qual a temperatura máxima e minima que a agua dos nossos aquarios, de recife, podem atingir, sem que haja danos (mortes) para os corais e peixes?

Já agora qual a temperatura ideal para o bem estar dos corais moles, duros, e para os peixes.

Sei que cada espécie tem as suas especificações, mas deve haver aqui um meio termo para que tudo corra bem, certo?

No meu caso, eu não pretendo que a temperatura suba acima dos 26º e, como não tenho refrigerador, uso garrafas de água conjelada dentro da sump.

Por agora ainda vou conseguindo aguentar a temperatura mas, quando o calor apertar não sei se esta solução vai resultar.

O que aconselham?

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 é uma temperatura boa para todos.

Há quem coloque na borda do aquário um sistema de ventoinhas de pc , apontadas á água, para refrigerar a superficie da água.

Podes depois , ou colocar um relógio e as ventoinhas ligarem nas horas de mais calor ou podes ligar as ventoinhas a um termostáto , de forma a que quando a temp. da água suba acima dos 26, liga as ventoinhas e desliga quando a temp. baixa para os 26.

Existem sistemas de ventoinhas à venda nas lojas, ou podes fazer um DIY. Vê na secção de DIYs, penso que está lá um sistema de ventoinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva companheiro rop.

Vou ter que fazer um sistema DIY com essas ventoinhas, ligadas a um relógio.

Os termostátos estão sempre desligados, o meu problema é a temperatura ambiente e o calor dos focos HQI de 150W, que estão a cerca de 25cm da superficie da agua e aquecem bastante.

Por enquanto vou-me desenrrascando com as garrafas de agua conjelada dentro da sump, mas ontem a temperatura da agua subiu até aos 27,5ºC e tive algum receio.

Obrigado pelo teu comentário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato que falo, não são os que aquecem a água, esses no Verão estão quase sempre desligados. Seria um termostato apenas ligado às ventoinhas e enfiado na água.

Eu penso que o DIY que há na respespectiva secção, tem um sistema de termostato ligado.

http://www.aquariaforums.com/aquarium-diy-plans/

Este link também tem alguns DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uUUUFFFFF.... AQUA a transpirar, as ventoinhas so conseguem impedir que a água aqueça ainda mais quando as luzes se acendem, vai indo a toque de garrafas de gelo na sump :D

Ontem estava com uns alarmantes 28ºC por enquanto todos os corais se estão a aguentar tirando as montiporas capricornis verdes que estão a perder a cor.

Se os refrigeradores não fossem o abuso de preço que são ja tinha investido num mas assim....

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

normalmente o sistema de ventoinhas DIY que a rapaziada usa costuma funcionar bem, mas claro não há dois locais iguais, o mesmo me aconteceu, não consegui baixar a temperatura e lá tive de comprar um chiller .

embora tente comprar os artigos em lojas portuguesas por vezez tenho de comprar no estrangeiro via internet (ebay) por exemplo, pois por vezes os preços são de facto muito inferiores .

Paulo, pela experiencia que tenho acho que vale a pena o investimento num chiller

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uUUUFFFFF.... AQUA a transpirar, as ventoinhas so conseguem impedir que a água aqueça ainda mais quando as luzes se acendem, vai indo a toque de garrafas de gelo na sump :mrgreen:

Ontem estava com uns alarmantes 28ºC por enquanto todos os corais se estão a aguentar tirando as montiporas capricornis verdes que estão a perder a cor.

Se os refrigeradores não fossem o abuso de preço que são ja tinha investido num mas assim....

 

Viva Paulo.

O meu ontem chegou aos 27,5ºC e.....tremi.

Tive que ir comprar uma arca gonjeladora à pressa, para conjelar garrafões de 5 litros de agua e tambem para servir aqui para casa.

As garrafas pequenas já não davam conta do recado e o conjelador do frigorifico é pequeno, não levava muitas lá dentro.

Realmente os refigeradores são uma exorbitancia de preço senão tambem eu investia num.

Hoje já consegui regular a temperatura entre os 25ºC e os 26ºC.

Vamos ver daqui para a frente o que vai acontecer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

normalmente o sistema de ventoinhas DIY que a rapaziada usa costuma funcionar bem, mas claro não há dois locais iguais, o mesmo me aconteceu, não consegui baixar a temperatura e lá tive de comprar um chiller .

embora tente comprar os artigos em lojas portuguesas por vezez tenho de comprar no estrangeiro via internet (ebay) por exemplo, pois por vezes os preços são de facto muito inferiores .

Paulo, pela experiencia que tenho acho que vale a pena o investimento num chiller

cumprimentos

afonso

 

 

Viva Amigo Afonso.

Realmente o chiller dá muito jeito, mas em Portugal os preços são proibitivos.

Comprar alguma coisa pelo ebay, nunca fiz, e não me sinto muito seguro em faze-lo.

Assim comprei a arca frigorifica, das mais pequenas, que dá perfeitamente para conjelar 5 garrafoes de 5 litros de agua e ainda resta espaço para colocar as costeletas e os frangos para o almoço, :mrgreen:

Torna-se chato, porque tenho que estar atento à temperatura e ver quando é necessario meter um garrafão dentro da sump, enquanto que com o chiller nada disto é necessario uma vez que o mesmo faz todo o trabalho por nos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ontem acabei de finalizar a montagem do meu aquário, mas como a minha sala é quente ( comentário do LR ) e tem toda a razão... a temperatura do aquário está nos 29º. Devo optar por investir num Chiller, é preferível investir um bocadinho do que propriamente perder peixes e corais devido as temperaturas.

 

Sr. Afonso, como vai?

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia caros amigos

já há algum tempo que não lia nada do Armando (um abraço)

Bom hoje domingo neste momento estão dentro de minha casa 32º estou um pouco a transpirar, tenho na sala o aquário dos discus a 31º mas eles estão felizes, aqui no escritório o aquário dos escalares estão a 30,5º mas eles também não dizem nada, no meu salgado graças ao chiller consigo manter a água nos 25,5º (varia entre os 25º e os 26º) sem chiller manter esta temperatura era impenssável .

no entento, tenho de reserva duas "fans" de computador para uma eventualidade não vá o diabo tecê-las e o chiller avariar.

hoje aqui no forum nos classificados está á venda um chiller ainda na garantia por um preço razoável.

Carlos Trabuco , além dos garrafões tenta utilizar as ventoínhas pois têm um bom efeito e, se a temperatura não for exagerada como em minha casa é possível que só com as "fans" consigas resolver a situação.

um abraço

para ambos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia caros amigos

já há algum tempo que não lia nado do Armando (um abraço)

Bom hoje domingo neste momento estão dentro de minha casa 32º estou um pouco a transpirar, tenho na sala o aquário dos discus a 31º mas eles estão felizes, aqui no escritório o aquário dos escalares estão a 30,5º mas eles também não dizem nada, no meu salgado graças ao chiller consigo manter a água nos 25,5º (varia entre os 25º e os 26º) sem chiller manter esta temperatura era impenssável .

no entento, tenho de reserva duas "fans" de computador para uma eventualidade não vá o diabo tecê-las e o chiller avariar.

hoje aqui no forum nos classificados está á venda um chiller ainda na garantia por um preço razoável.

Carlos Trabuco , além dos garrafões tenta utilizar as ventoínhas pois têm um bom efeito e, se a temperatura não for exagerada como em minha casa é possível que só com as "fans" consigas resolver a situação.

um abraço

para ambos

afonso

 

Viva Amigo Afonso.

Já estou a tratar de um DIY de ventoinhas.

Consegui arranjar 4 ventoinhas, mas quero arranjar mais outras 4, e agora é só comprar o transformador e fazer um suporte para as mesmas.

Entretanto com os garrafões tenho conseguido manter a temperatura, igualmente, entre os 25ºC e os 26ºC.

Aqui as temperaturas, no verão, não vão além dos 28ºC, o que é bom. O problema é a humidade que por vezes chega aos 100%.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acabei de meter uma garrafita de agua geladinha ( congelada mesmo ) no aquario e nao é que a temperatura está a baixar? :)

 

Daqui a pouco vou começar a tratar das fotos da montagem e vão para os Setup's.

 

Ainda falta concluir muita coisa, mas que já escuma e já cicla =)

 

1 Abraço

Sr. Afonso: temos de combinar um cafezito ali na praceta =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá de novo

Carlos uma vez que a temperatura aí não é muito elevado estou convencido que com as ventoínhas o problema fica resolvido.

Armando para um cafézinho há sempre tempo, é só combinar, se for á Tortuga eles têm lá o meu nº de telefone, e eu ponho-me lá em 5 minutos se não tiver muito ocupado claro.

talvez o Carlos Trabuco em Setembro quando vier a Lisboa queira vir tomar um café conosco a Alverca e conhecer mais uma loja.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acabei de meter uma garrafita de agua geladinha ( congelada mesmo ) no aquario e nao é que a temperatura está a baixar? :)

 

Daqui a pouco vou começar a tratar das fotos da montagem e vão para os Setup's.

 

Ainda falta concluir muita coisa, mas que já escuma e já cicla =)

 

1 Abraço

Sr. Afonso: temos de combinar um cafezito ali na praceta =)

 

Amigo Armando, essa das garrafas conjeladas paga direitos de autor :burp:

Estou a brincar.

No meu caso eu uso garrafões, é que baixar a temperatura de um aquario de 400 litros não é facil.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá de novo

Carlos uma vez que a temperatura aí não é muito elevado estou convencido que com as ventoínhas o problema fica resolvido.

Armando para um cafézinho há sempre tempo, é só combinar, se for á Tortuga eles têm lá o meu nº de telefone, e eu ponho-me lá em 5 minutos se não tiver muito ocupado claro.

talvez o Carlos Trabuco em Setembro quando vier a Lisboa queira vir tomar um café conosco a Alverca e conhecer mais uma loja.

um abraço

afonso

 

Re-ola Amigo Afonso.

Eu tambem estou convencido que com as ventoinhas o assunto fica resolvido.

Agora estou com pouco tempo para fazer o DIY, mas para a semana que vem vou começar a tratar disso.

Terei muito gosto em conhecer o amigo afonso, tomar um cafezinho e conhecer essa loja.

Eu quero fazer um investimento, principalment,e em corais, peixes para trazer comigo para Ponta Delgada.

Queria comprar a particulares, pois acho que sai mais barato e assim ajudava os companheiros.

Vou estar em Lisboa de 6 a 12 de Setembro e queria ver o máximo possivel.

Sei que vai ser uma tarefa árdua, pois andar em lisboa e arredores, não é fácil e não tenho carro aí, por isso tenho que me deslocar nos transportes públicos.

O mais dificil vai ser reunir tudo o que quero trazer, na manhã do dia 12, preparar as coisas e ir para o aeroporto.

Mas vamos ver o que se pode fazer.

 

abraço

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então como estamos de temperaturas nos vossos num dia como o de hoje?!

 

O meu não tem passado dos 28ºc sem qualquer tipo de sistema de arrefecimento.

 

Penso que num dia como este pior não haverá.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vida,

 

Neste momento está nos 29º com o A/C desligado mas a sala fresquinha, vamos lá ver no dia de amanha como ele se porta. Neste momento nao tem qualquer tipo de refrigeração, mas vou ter de investir num sistema de arrefecimento ( ventoinhas ), agora quais?

 

Sugestões

 

1 Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

é pá hoje foi de gritos temperatura infernal , o nosso amigo Armando Fernandes esteve cá em minha casa de visita e verificou que dentro do meu escritório onde está o salgado estavam 34º pois não tenho ar condicionado, e a água do salgada chegou aos 27º sempre com o chiller a trabalhar, são 23 horas e ainda marca 26,4º só desliga aos 25º de modo que vai estar grande parte da noite ligado.

bom também é para isso que ele serve .

aqui fica o meu relato

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ontem comprei uma ventoinha da Sun Sun conforme imagens em anexo, e consegui arrefecer o aqua 3º =) Hoje de manha apresentava-se com uma temperatura de 26.5º o que me deixou extremamente satisfeito.

 

886cfa2e-d49e-4c84-8f69-ba64ea7cc0b1.jpg

 

Recomendo =)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Tenho estado ausente, mas as ventoinhas que adquiri, conseguem baixar a temp. do aqua em 2 - 3 graus, depende um pouco da hora do dia , mas tem mantido a temp. do aqua a 26-27 graus, estou satisfeito, andava sempre perto dos 30graus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais