[Duvida]Sobre CO2 e O2


Recommended Posts

Boa Tarde,

 

 

Tenho uma bomba de ar da eheim com duas saídas e a minha duvida está a que horas ligar,

 

O Aqua:80x30x50

a luz:t5 2x 39w Liga das "7 as 11h" e 13h as 17h", ou seja 4 horas de dois turnos.

co2"tretaplant co2"

 

A minha duvida é se devia ligar a bomba de ar sempre que a luz esta apagada ou seja das 11am as 13pm e das 17pm as 7am.

 

Ou se devia ligar apenas algumas horas exemplo ligar meia hora no turno das 11am as 13pm e ligar umas horas á noite.

 

Prefiro deixar o filtro de fora quanto ao o2 pois o caudal do mesmo varia.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião, deves ligar a bomba sempre que a luz desliga, é que sem luz as plantas não precisam do CO2 e passam a precisar de O2, isto além de garantir a oxigenação para as PLANTAS e PEIXES, garante também oxigenação para BACTERIAS não só em relação ao ciclo, mas também na prevençao de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião, deves ligar a bomba sempre que a luz desliga, é que sem luz as plantas não precisam do CO2 e passam a precisar de O2, isto além de garantir a oxigenação para as PLANTAS e PEIXES, garante também oxigenação para BACTERIAS não só em relação ao ciclo, mas também na prevençao de algas.

 

 

eu também penso assim mas tinha aquela duvida de iniciante e se não for :P

 

Obrigado :whocares:=

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Creio que cometes um grande erro em introduzir bomba de ar!

Em 1º porque tas a introduzir CO2, e logo de seguida vais tar a aniquilar essa propriedade da agua;

em 2º porque os níveis de CO2 não vão ser estáveis e isso interfere no PH da agua, logo subidas e descidas de PH= stress nos peixes = mortes indesejadas! ja pra não falar do ataque das algas!

 

Na minha opinião, e se queres manter a injeção de CO2, não introduzia bomba de ar.

 

Além disso, uma pergunta:

porquê dois periodos de luz? acho que não obtens bons resultados com isso!

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se consultarem bibliografia vão ver que os dois turnos de luz são muitas vezes aconselhados para não ter problemas com algas. As algas são mais frágeis do que as plantas em relação a tudo (e tb à luz) logo se fizerem este periodo de "sesta" podem precaver o aparecimento ou alastramento de algas, fragilizando-as.

 

Embora não seja muito utilizado, é, como disse, aconselhado para isso mesmo. Sendo assim isso não deverá ser qq problema... pode é ser pouco "estético" para os donos dos aquários se estiverem em casa ou se for de alguma loja em horário de abertura.

 

Nenhum aquário é espelho da natureza, haverá coisas bem piores que esta simualação de periodo de "sesta".

 

Se duvidarem leiam "Encyclopedia of Aquarium Plants".

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atão e nessa enciclopédia não diz que se tas a injectar CO2 não adianta tar a bombar O2? e não te fala nada sobre as oscilações de Ph que isso causa???

 

?

Eu não falei de injecção de CO2. Deves ter confundido as respostas.

 

Mas claro que podes ter a bomba de ar ligada de noite, não é necessário (normalmente) mas é benéfico. As plantas não necessitam de CO2 de noite.

De dia, com injecção de CO2 é que estarias a desperdiçar CO2.

A oscilação de PH de dia/noite é normal e natural (estamos a falar em poucas decimas, obviamente).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 dissolve-se na água e forma H2CO3, um ácido "fraco" - por isso a introdução de CO2 baixa sempre o PH. Quanto? Depende da quantidade que for injectada.

 

Tb Poderá ser interessante ver isto do The Krib:

http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.