Dave Publicado Dezembro 17, 2004 Publicado Dezembro 17, 2004 Ola. Dois dos meus discus estão com um comportamento estranho. Encostam-se no canto do aquário, à superfície e as barbatanas estão recolhidas e não se alimentam como deve ser. Um deles está com os olhos um bocado baços. O terceiro disco está aparentemente normal e a comer bem (é maior que os outros dois e tem a mania de dominar o aquário na hora da comida). Tenho estado fazer tratamento de desparasitação com Flagyl juntamente com a comida (larva de mosquito). Há algum tratamento específico recomendado para esta situação? Obrigado. Abraços, David
nunomiguel Publicado: Dezembro 18, 2004 Publicado: Dezembro 18, 2004 Olá, Pode ser uma infecção parasitária ou bacteriana. Tens aqui um tópico sobre isso: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=14895 Não faças tratamento no comunitário. Separa os peixes para outro aquário. Se não tiveres Formalina utiliza, por exemplo, Sera Costapur. O Bactopur convinha ser o Direct (também da SERA). Se estiverem assim à poucos dias não precisas de "dar um banho" de meia hora de formalina. Separa apenas os peixes e coloca os medicamentos. Aquário nú com boa filtragem e areação. Não aumentes a temperatura (mantém igual à do aquário onde estão). Cumprimentos, Nuno
Dave Publicado: Dezembro 18, 2004 Autor Publicado: Dezembro 18, 2004 Obrigado Nuno. Tinha procurado noutros tópicos mas não tinha encontrado nada pois pesquisei por "olhos baços". De momento um deles parece estar melhor, o outro continua a cuspir quando lhe dou comida e mantém-se à superfície um bocado inclinado e receio que esteja cada vez mais magro.. Quanto à mudança de aquário, está complicado porque não tenho nenhum montado com as condições para o receber mas vou ter que arranjar solução. Não tenho nenhum desses medicamentos mas vou tentar arranjar logo que possível. Abraço, David
nunomiguel Publicado: Dezembro 18, 2004 Publicado: Dezembro 18, 2004 Não tenho nenhum desses medicamentos mas vou tentar arranjar logo que possível. Se passar muito tempo podem morrer... Separa-os e coloca 50% de água do aquário e 50% de água nova. Vai fazendo TPA's diárias repondo sempre medicamento. Asssim escusas de te preocupar muito com a amônia/nitritos. A falta de apetite bem como barbatanas a querer desfazer, corpo empoeirado ou "salpicado" com pó branco, escurecimento, respiração acelerada, o coçar, etc, pode indicar problemas de costíase. Podes usar para já sal (2gr por litro) enquanto não tens medicamentos. Tenta arranjar isso rapidamente... É possível ter, como foi referido no outro post, um "conjunto" de doenças: Costíase precedida de infecção bacteriana (por isso têm os olhos baços). Cumprimentos, Nuno
Dave Publicado: Dezembro 24, 2004 Autor Publicado: Dezembro 24, 2004 Ola, aquele discu que estava num estado mais critico acabou por morrer já num aquário à parte. :D por falta de experiência, por não ter agido na altura certa ou por ambas as razões, já não o recuperei a tempo. Pelo menos os outros dois parecem estar bem. Obrigado pela ajuda Nuno. Um abraço, David
Recommended Posts