15 dias de ciclo...


Ticha112

Recommended Posts

Olá...

Cá estou eu de novo para chatear o pessoal...

Tenho o aqua a ciclar à 15 dias, todos os dias lhe ponho 1 pouco de comida, a temperatura nunca desceu dos 24' (uiii tá difícil encontrar 1 meio termo com o termostáto, a temp da casa e o tempo em geral), bomba de ar sempre a funcionar, embora só raramente ligue as luzes...

Hoje fiz os testes novamente e, surpresa!! há valores k se alteraram bastante e outros nem por isso

GH: 6 (1º teste estava 3)

KH:8

pH: 7,5 (1º teste estava 6)

NO2 e NO3: 0

Ao fim de 15 dias não seria suposto os nitritos já aparecerem?? Queria por uns Cory , e pensava que já estava numa altura boa.... será necessário comprar bactérias??

e sei k o pH está alto para alguns peixes, mas disseram-me que hoje em dia eles até já estão "habituados" a ph's um pouco mais altos.... será??

Obrigada por toda a ajuda que me possam dar

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A variação de pH é algo que acho um pouco estranho, a tua "fonte" tem um pH de quanto? é que pode ter sido apenas o facto da água ter repousado que "estabilizou" o pH ou então algo que tenhas dentro do aquário que o esteja a variar.

 

Quanto aos restantes parâmetros, não te consigo ajudar muito mais.

 

Relativamente a habituação do pH, também podes viver com temperaturas de 40ºC, com 80% de humidade.... Desculpa a ironia, mas não resisti (Nem foi com intenção de ofender). Os peixes tal como nos dão-se melhor com determinadas características, pH, Temperatura, dureza da água, etc, E que também depende de que variação de pH é que estas a pensar, se forem valores próximos, do género um peixe que idealmente encontra-se num pH de 8 e o colocares a 7, ira sobreviver, agora supondo que prefere um pH de 11 (que não sei se existe) e o colocares num de 5, a partida o peixe ira sobreviver algumas horas ou dias, mas eventualmente ira morrer. No entanto, ressalve-se que poderão ocorrer excepções.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH da torneira (lool) rondava os 7, mas recentemente não fiz ainda teste, tenho antes de comprar testes de pH separados dos outros... no aqua tenho plantas de plástico (:)) e pedras da praia de S Torpes e não calcárias..

sim, claro k se eu fosse viver na zona do equador, viva, mas não iria gostar muito das condições, loool. Gostava de coloar guppies, néons e mollies ou rásboras, mas tb 2 corydoras e o meu problema são os cory, que se não estou em erro, gostam de pH's mais baixos...

Obrigada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ticha112,

Se me permites uma opinião, eu esperava que o ciclo se completasse. Porque podes ter um pico de amónia e se já lá estão as corydoras.....podes dizer-lhes adeus! quem esperou até aqui, pode esperar mais uns tempos e jogar pelo seguro. Quando estiver tudo estável, então avança com a fauna.....

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

permito, sim, lol

pois eu nesta altura ou espero ou penso em adicionar bactérias, mas como tenho visto que normalmente colocam 1 ou 2 peixes pra ajudar...

mas também já li que as cory não são os melhores, mas face às dimensões do aqua não penso sequer em plecos ou assim...

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

De facto o ciclo ainda nao tá formado, mas nao perdes nada comprar um frasquinho de bacterias ( por ex: Sera nitrivec ). Além de acelerar o ciclo, reforça colonia no filtro. E na minha opinião ja tinha começado com periodo de luz.

Corys aguentam bem esse Ph.

Desconheço as pedras da praia que referes. São de agua doce? ou salgada? Podem ser um factor pra alterar varios parâmetros.

 

Espero ter ajudado.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois, para estar completo é cedo, mas pensava pelo menos já aprecer os nitritos.. sim, devo mesmo comprar as bactérias. A luz eu estava a deixar umas horas acesa de manhã e de tarde, mas como nem tenho plantas, deixei de a ligar.

Quanto às corys, fico mais descansada, lool

São de água salgada

Obrigada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é algo necessario não só pra plantas, mas pra todos os seres vivos, incluindo bactérias. No meu ponto de vista, um ciclo forma-se melhor quando tem todos os parâmetros necessários pra se desenvolver. Daí ter mencionado o periodo de luz. Deixa pelo menos 6horas de luz diarias.

Quanto ás pedras... será melhor certificares se são compativeis pra aquas de agua doce, pois como vieram de um ambiente marinho... calcário... salitre, etc. podem causar danos num ambiente de agua doce.

 

Força aí.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia..

hoje já está aceso..

as pedras, pelo menos calcárias sei que não são.... bem, o bom de não ter habitantes é k posso deixá-las lá a ver se o pH continua a aumentar ou se mantém

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois hoje fiz os testes novamente e nada de novo...

luz acesa todo o dia, filtro a trabalhar por cima da água e nem sinais de nitritos ou nitratos... pelo gráfico daqui já deveriam aparecer os nitritos... e nada de nada...

lá terei de investir em bactérias, o que não me estava nada a calhar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez. Desculpa a minha ausência :sleep:

 

Relativamente ao pH: fazer um teste simples. Arranjas três recipientes. Num colocas só água da torneira, noutro colocas a água e o areão e no outro colocas a água e uma das pedras. Honestamente, não acredito muito que uma pedra vinda de uma praia marítima não seja calcária, mas...Nada é impossível. Mas continuando, deixas os recipientes repousarem durante uma semana. E logo verás as variações do pH. Se é normal da água (o pH tende a alterar naturalmente com o passar do tempo), se é do areão ou se é das pedras. Vai continuando a medir o pH no aquário. Se não houver variações de pH, então não será uma grande fonte de preocupação...Os peixes conseguem aguentar um pH ligeiramente diferente (nada exagerado, como já foi referido), desde que não haja variações (e aqui terás que controlar quando fizeres TPAs). Para além das corys, os neons também são de águas ácidas e sofrem mais com o pH alcalino.

 

Quanto ao ciclo, como o tens feito? Tens colocado comida todos os dias? Não fizeste nenhuma TPA pois não? Não lavaste o filtro pois não? Aguarda mais um tempo. Poderás colocar um peixinho, desde que depois faças TPAs de dois em dois dias de 10% da água. Uma corydora aguenta bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma pergunta á Ticha112, como sabes que a pedra não é calcária? Que cor tem a pedra?

Só uma critica construtiva ao "crush", nem todas as pedras que se encontram na nossa costa maritima são calcárias, há muitos diferentes tipos de rochas, com distintas composições, texturas e estruturas, em virtude de resultarem de diferentes processos de génese. O Planeta Terra é como uma gigantesca máquina de reciclagem, a matéria constituinte das rochas não é criada nem destruída, mas é redistribuída, vem das montanhas e vales pelos rios e distribuida por todo o mar e costa maritima. Nas praias afloram rochas ígneas ou magmáticas, rochas metamórficas e rochas sedimentares. Tens granitos, pegmatitos, gnaisses, xistos e anfibolitos. Tens muitas praias em que realmente tem muita rocha calcária mas encontras muitas outras, como basaltos, xistos, granitos, a maioria dos seixos que encontramos nas praias são destes tipos de rochas. Isto só para teres uma ideia crush!´Como já disse no inicio do texto foi só uma critica construtiva, foi mais um conhecimento geral que adquiriste para que de futuro, perguntes antes se a pessoa fez testes,(existe o teste do vinagre, mas apesar de ser falivel, eu costumo utilizar acido muriatico, este sim se encontrar calcario mesmo em baixas concentrações faz imensa "efervescência", tem que se ter cuidado com o acido muriatico, é muito usado para limpar canalizações e muita gente tem em casa, mas ter cuidado com os gases) ou de que cor são as rochas que apanhou...etc.

Agora voltando ao tópico, ticha não metes-te nenhum tipo de decoração tipo conchas que apanhas-te na praia e metes-te no aquário? Fora a pedra que apanhas-te, que não sei de que tipo se trata, as conchas são constituintes de calcário e fazem subir o ph da agua. O areão que tens compras-te? De que tipo é?

Ticha, o tempo do ciclo varia muito de aquário para aquário, eu aconselhava-te (tal como outros users deste forum o fizeram) a esperares mais um pouco de tempo, e sim, podes por 1 ou 2 peixinhos para acelerar o ciclo, já agora de que tamanho tem o aquário?

Os peixes que queres (guppy's e neons) são incompativeis a nivel de ph's de água, apesar de ambos "viverem" em ambas , os guppies são mais de aguas alcalinas e os neons e cory's são de ácidas!

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olááá (lol)

no teste que fiz hoje o pH manteve-se o mesmo, penso que seja do que dizem, da água estar sossegadita, lool. Bem, eu digo que as pedras não são calcárias porque fiz-lhe o "teste do vinagre" e permaneceram na mesma... e fiz a todas elas, visto que são todas diferentes...

Quanto ao ciclo, tenho posto comida todos os dias, não fiz TPA's nem lavagens, o que estava a fazer e já modifiquei foi que não ligava a luz (só de vez em quando, mas não ficava acesa muito tempo) e pus a saída de água do filtro submersa, porque o barulho da água a cair incomodava o pessoal quando íam dormir...

A menos que os testes estejam marados (estão dentro da validade) não estou a perceber o porquê de a esta altura do campeonato (já está mais adiantado que o mundial, já passei a fase de grupos para os 8ºs) ainda não me aparecerem sequer os nitritos...

Hoje estava naquela de ir a uma loja ver se me faziam os testes e comprar as bactérias, mas a preguiça é mais forte do que eu (sou filha de alentejano...)

Não sei se amanhã a loja na gare estará aberta, por isso talvez vá na 2ª e aí penso se trago as bactérias ou 1 peixe..

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

maxxedison, obrigado pelas informações. Eu sabia que nem todas as pedras que vêm da praia são calcárias, mas fiquei mas elucidado.

 

A Ornimundo estará aberta amanhã (salvo por algum motivo especial).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pus vinagre nelas todas e não fizeram efervescência, pelo que supostamente não são.... são várias de várias cores, tenho fotos no blog da "assassinatura"...

É sempre bom aprender, mas "calhaus" (lol) nunca me atraíram e até quando dei alguma coisa na escola, passou-me ao lado. Ácido muriático não tenho em casa, mas vou ver se por acaso os papás lá têm algum restinho.

Quanto ao resto de decoração, "népias de pitibiriba", só plantas de plásticos (sim, eu sei, são horrorosas, mas foram oferta, menos €€€ a sair).

O aqua tem 50X26X30 e a ideia seria mesmo quando começasse a aparecer nitritos e alguns nitratos, colocar 1 cory ou 2 para ajudar...

Quanto à incompatibilidade dos néons e guppys, eu sei que há essa questão, mas pelo que tenho visto e me têem dito é que começam a estar "habituados" (não foi bem assim que disseram, mas não estou muito verborreica). Como não me tinham dito isso das corys, são as que mais me preocupam.

Muito obrigada, vou ver se arranjo o ácido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, talvez dê lá um pulo amanhã então, que senão tenho de por os putos a xanax enquanto esperamos que o ciclo se complete, lool

 

A Ornimundo estará aberta amanhã (salvo por algum motivo especial).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Crush, não precisas de agradecer, tenho a certeza que um dia serás tu a ensinar-me algo, é para isso que servem os foruns! :)

Ticha, não és obrigada a arranjar o acido! lol Caso tivesses testavas para ter a certeza, como não tens não vale a pena comprar ou procurar familiares que tenham, acho que não vale a pena o trabalho! Á primeira vista os "calhaus" como bem disseste, são relativamente faceis visualmente de se identificar ou excluir os que são calcarios. As pedras calcarias por norma são brancas, amarelas e em certo casos em tons de vermelho. Os "calhaus" que apanhas-te e pelo que vi nas fotos que tens no teu blogue, so duas delas me dão duvidas sobre o composto delas, parecem "calhaus" sedimentares, mistura de minerais e podem conter calcario. Os seixos de que te falo, é o que esta no fundo do aquário, com tom amarelo e a que tem "pintinhas" que esta encostada ao seixo "azulado". Poderam conter calcário, mas só mesmo testando e com o teste do vinagre é muito dificil! Do resto e pelas fotos nenhum dos outros seixos me parecem calcario, apesar de teres lá uma pedra branca do lado esquerdo, mas pelas manchas cinzentas que aparenta ter é outro tipo de "calhau" que agora não me vem á cabeça o nome! :)

Cumprimentos,

Ricardo

 

P.S.: Ticha, eu na escola também nunca tomei muita atenção ás aulas de geologia, mas ganhei o gosto há uns anos por um outro hobby (para além da aquariofilia) que é a minerologia e fui (e ainda vou) aprendendo algumas coisas, agora pelo gosto ao hobby. :)

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

Assim fico mais descansada, se não, tinha de ir ver se a velha tinha disso, que ela costuma usar nos wc's (canalizações velhas).

Assim sendo, acho que vou deixar uns tempos sem peixes, para vigiar o pH, se continuar a alterar, retiro as pedras que referes e controlo, para ver se baixa. Entretanto, lá vai bactérias, lol A pedra branca era a que eu suspeitava que pudesse ser calcária, mas se dizes que pelas manhas (tem cinzentas e amareladas) não será, melhor.

Pois eu e calhaus, não há hipótese mesmo, sejam eles de que tipo forem, as piores cadeiras da fac foram as relacionadas com arqueologia, que me faziam lembrar estudos de calhaus, kkkk. Prefiro mesmo seres vivos, sendo que a columbofilia e aquariofilia já me dão com que entreter

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.