Ciclo da agua ? Ajuda ....


Recommended Posts

Ola pessoal

 

Precisava de uma ajuda com o meu ciclo que não estou a perceber

 

Setup do aquario:

 

capacidade : 180L

 

Substrato: akadama especial

 

Flora: diversa

 

Pedras: Xisto, rocha vulcânica

 

O aquário foi montado no dia 02/06/2010 e aquando a montagem foi injectado na água condicionador da água da SERA e o iniciador de filtro da SERA.

 

No dia 08/06/2010 foram feitos os testes (NUTRAFIN) à água com os resultados:

 

PH: 7

 

AMONIA: 0

 

NITRITOS: <0,1

 

NITRATOS: <5

 

Um setup com 6 dias não deveria ter pelo menos a amónia já a subir.

 

Ainda não começou o ciclo ?? ou o iniciador de filtro já forneceu as bactérias e não vou passar pelo ciclo de +- 30 dias???

 

Toda a ajuda é bem vinda porque estou mesmo às aranhas

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que a parte da amónia já foi feita porque adicionaste acondicionador...aconselho-te a por um peixito..parece-me que o pico de nitritos vai começar..mas para confirmar testa os nitratos da água que colocas no aqua quando fazes TPA e confirma o valor porque se os nitratos começarem a subir significa que tens o ciclo feito

 

abraço

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer o teste aos nitratos à agua de TPA's que tenho à 48H a descansar e dá-me <5 ( alias, a água do teste fica transtarente como de inicio, como acontece com a do aquario)

 

É normal ??????

 

Já começo a desconfiar desses testes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verific se estao dentro da validade :)

com 6 dias ja devia estar a amonia a descer ou os nitritos a subir..algo assim do genero..

ja agora iniciaste o ciclo como? tens que deitar um bocado de comida se queres que haja materia organica para se decompor e obviamente começar a haver amonia

Editado por Bruno A. Cardoso

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disseram se colocaste os produtos e não alimentaste as bactérias, não terás nada, tens que as alimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e para alimentar as bactérias tens de pôr peixes resistentes e poucos, senão continuarás a ter a amónia 0. Os nitritos a <0.5 já podem estar na água da torneira ou outra. Não são indicadores de que a fase da amónia já passou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente PedroS.

 

Não são os peixes que alimentam as bactérias (eles não viram comida de bactéria) mas sim a carga orgânica que eles geram, ora isto pode ser perfeitamente substituído por comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente PedroS.

 

Não são os peixes que alimentam as bactérias (eles não viram comida de bactéria) mas sim a carga orgânica que eles geram, ora isto pode ser perfeitamente substituído por comida.

 

Exacto, escusamos de estar a expor os peixes a potencial sofrimento visto que amonias, nitritos e nitratos sao toxicas para peixes, se podemos meter comida que faz o mesmo efeito....

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente PedroS.

 

Não são os peixes que alimentam as bactérias (eles não viram comida de bactéria) mas sim a carga orgânica que eles geram, ora isto pode ser perfeitamente substituído por comida.

 

Hugo: isso estava implícito. Desculpem se me expliquei mal. :)

 

 

Exacto, escusamos de estar a expor os peixes a potencial sofrimento visto que amonias, nitritos e nitratos sao toxicas para peixes, se podemos meter comida que faz o mesmo efeito....

 

O problema é saber quanta comida é que precisamos de meter para a quantidade e tamanho dos peixes que pretendemos introduzir depois.

Se fôr pouca, os peixes sofrem na mesma...

Se fôr pouca, média ou muita, os fosfatos que todas as comidas têm libertam-se na água e aumentam consideravelmente a reprodução de micro-algas (água verde, vidros com depósitos de algas...).

 

Eu prefiro a introdução de um ou dois peixes resistentes com subsequentes verificações (diárias ou mais) da amónia (NH4) e dos nitritos (NO2) e respectivas TPAs para manter estes dois valores o mais baixos possível.

 

O mesmo se repetirá aquando da introdução gradual dos outros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo: isso estava implícito. Desculpem se me expliquei mal. :)

 

 

 

 

O problema é saber quanta comida é que precisamos de meter para a quantidade e tamanho dos peixes que pretendemos introduzir depois.

Se fôr pouca, os peixes sofrem na mesma...

Se fôr pouca, média ou muita, os fosfatos que todas as comidas têm libertam-se na água e aumentam consideravelmente a reprodução de micro-algas (água verde, vidros com depósitos de algas...).

 

Eu prefiro a introdução de um ou dois peixes resistentes com subsequentes verificações (diárias ou mais) da amónia (NH4) e dos nitritos (NO2) e respectivas TPAs para manter estes dois valores o mais baixos possível.

 

O mesmo se repetirá aquando da introdução gradual dos outros peixes.

 

 

Podes meter pouca comida, desde que haja materia organica, é o sufeciente para alimentar as bacterias ;)

eu meto pouca e nunca tive problemas...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl

 

Desde já agradeço imenso as vossas opiniões.

 

Em relação à materia organica, desde o primeiro dia foi introduzido comida, e as plantas que lá tenho não estavam nas mais perfeitas condições, por isso tb contribuiram com as folhas que se degradaram.

 

Os testes estão dentro da validade.

 

Será que com o iniciador de aquário o ciclo habitual foi eliminado ????

 

É certo que o aquario só tem uma semana que está montado, mas já deveria de obter uns valores anormais

 

Um abraço para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o iniciador apenas aumentou a quantidade de bacterias...

tambem é certo que haja uma grande quantidade de bacterias que dê conta da amonia numa grande escala, que nao há valores concretos..

ou seja, o que faz a amonia aumentar é a pequena quantidade de bacterias, que por enquanto nao dao conta de tanta amonia, por isso e que elas se vao formando...agora se meteste bacterias, provavelmente meteste uma grande quantidade, tao grande o sufeciente para consumirem toda a amonia e nitritus...deixa isso avançar, e preocupa-te mais com os nitratus...quando os tiveres é porque o ciclo chegou ao fim (pois as bacterias nao sao capazes de decompor os nitratus, por isso sao necessarias as ditas TPa's...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o iniciador apenas aumentou a quantidade de bacterias...

tambem é certo que haja uma grande quantidade de bacterias que dê conta da amonia numa grande escala, que nao há valores concretos..

ou seja, o que faz a amonia aumentar é a pequena quantidade de bacterias, que por enquanto nao dao conta de tanta amonia, por isso e que elas se vao formando...agora se meteste bacterias, provavelmente meteste uma grande quantidade, tao grande o sufeciente para consumirem toda a amonia e nitritus...deixa isso avançar, e preocupa-te mais com os nitratus...quando os tiveres é porque o ciclo chegou ao fim (pois as bacterias nao sao capazes de decompor os nitratus, por isso sao necessarias as ditas TPa's...

 

 

Boas

 

Então já é seguro para começar a introduzir alguns peixes ??

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando os nitritus tiverem a 0 aí sim é seguro meter peixes :sleep:

o ciclo normalmente demora cerca de 15 dias a ficar completo, nem tanto..

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.