Praga de caracois


Recommended Posts

Ola amigos,

tenho cada vez mais caracóis no meu aquário e já não sei o que fazer, já meti folhas de alface e tb não resultou grande coisa.

 

Como o meu aquário é de 540 litros, pensei encher um de 200 litros com a agua do grande mudar os peixes e depois virar e lavar completamente o aquário areia etc...

 

Acham que vai resultar ou vou só perder tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uns Anentome Helena (Caracois predadores de Caracois), que para além de bonitos acabam com isso.

Para um aqua de 540Lt arranja uns 7/8 que eles acabam com isso .

 

Anentome Helena Link 1

 

Link2

Link 3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta em Anentome Helena e à parte guarda uns quantos a quem agora chamas praga, pode ser que em breve te faltem para alimentar os "devoradores de caracóis".

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga nem uma coisa nem outra.

 

Passo a explicar: também tive uma praga desses caracóis, à noite quando vinha ao pé do aquário tinha o vidro cheio de dezenas desses caracóis, desde os mais pequenos aos maiores. Mesmo durante o dia via o areão e as plantas infestadas. Também na altura me recomendaram os BÓTIAS e as ANENTOME HELENAS. Mas segui o sábio conselho de algum com mais experiência nestes assuntos que eu e muitas outras pessoas: TPA's.

 

Tenta fazer TPA's regularmente. Eu comecei a fazer 25% do aqua todos os dias, com uma bomba que até se vendem no Continente ou nos chinocas. Tiras a tampa por baixo e ficas com uma abertura ampla. Ao aspirares o areão, tudo o que é caracol é sugado para dentro do tubo. Tenta mesmo colocar a abertura do tubo dentro do areão, as pedras não são sugadas, mas o lixo e os caracóis são. Desde os mais pequenos aos maiores. Tenta aspirar por baixo de pedras, troncos e ramos que geralmente é onde eles se escondem...

 

Comigo resultou em 2 meses, muito raramente os vejo... e quando aparecem é um ou dois. Depois da praga controlada é só manteres as tpa's regulares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

luis pereira tens razao...mas ninguem deu essa sujestao porque se tratam de 540 litros...

e a praga nao e assim tao problematica que tenhas que tratar dela tao stressadamente...tpa's todos os dias entre outros...a unica coisa que eles comem sao folhas e restos de plantas mortas.

basta arranjar comedores desses caracois tipo helenas e botias e a praga esta sempre controlada...

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyfishyfishy só dei esta sugestão porque o vitor ferreira pareceu um pouco desesperado com a situação. Situações extremas requerem medidas extremas.

Concordo que não são uma praga problemática, mas de certeza (e nisso vais concordar) dão um aspecto inestético ao aqua.

 

Quanto aos 540 litros, não vejo que seja um problema assim tão grande: o meu tem 390 litros e consegui. Acho que depende da vonatde de cada um... ou ao desespero neste caso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyfishyfishy só dei esta sugestão porque o vitor ferreira pareceu um pouco desesperado com a situação. Situações extremas requerem medidas extremas.

Concordo que não são uma praga problemática, mas de certeza (e nisso vais concordar) dão um aspecto inestético ao aqua.

 

Quanto aos 540 litros, não vejo que seja um problema assim tão grande: o meu tem 390 litros e consegui. Acho que depende da vonatde de cada um... ou ao desespero neste caso...

 

Depende do desespero e se tens ou não desconto na Companhia das Aguas da tua região... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai a farmacia e compra fluvermol 1,5 ml por litro é tiro e queda.

5 dias e nao tens nada ,atençao nada de invertebrados la dentro.

 

Depende dos invertebrados, depende da dosagem, 0,5 ml de Fluvermal em 20 litros não mata Red Cherrys, ou Greens por exemplo, mesmo recém nascidos, no entanto mata os caracóis (e pela minha recente experiência também consegue dizimar Planárias e Musgo de Java).

De qualquer forma o excesso de caracóis deve-se principalmente ao excesso de alimento disponível, para um controle a longo prazo será bom reduzir a alimentação no aquário, dizimar caracóis é para mim algo controverso, eles fazem parte do equilíbrio, comem plantas mortas, dão o alarme para o excesso de alimentos, além do mais não fazem mal a nenhum habitante, na minha opinião só são "praga" no princípio, depois aprendemos a controlá-los, eu tenho caracóis em todos os meus aquários, periodicamente até tenho de passar alguns para o áqua que tem Anentome Helena.

Acho que vale bem a pena manter algumas espécies diferentes de caracóis nos aquários, a maior parte são bem bonitos e há muitas formas de os controlar, se tiveres paciência para procurar os ovos, estão envoltos numa goma viscosa, experimenta aspirá-los.

Qualquer que seja a opção, não acabes com todos que os desgraçados também fazem falta.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais