Conselhos


Recommended Posts

Olá a todos eu tenho um aquario montado com agua doce com 150x40x50, mas depois de ver os vossos fiquei diliciado e quero mudar para agua salgada.

Pelo que tenho lido apenas posso aproveitar do material que tenho o aquario e os termostatos. Agora para o equipamento que preciso para iniciar no salgado tenho que investir no minimo +/- 2000€ e como os €€€ não abundam estava a pensar ir comprando os equipamentos e aqui peço a vossa ajuda

 

- Quais os equipamentos que devo comprar, o que me aconselham?

- Se for adquirindo vou perder as garantias sem se quer os experimentar?

- A ordem da compra tanto faz?

- +/- quanto acham que fica montar um aquario como o meu?

 

Obrigado a todos e desculpem a minha ignorancia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João.

Os gastos com um aquario de água salgada, depende muito daquilo que queiras montar, das marcas e especificações dos equipamentos.

O principal equipamento é o escumador de onde existe um leque muito variado de marcas, modelos, e de preços.

Depois tens que contar com as bombas de circulação, que igualmente existem de varias marcas desde as Sunsun (chinesas) até ás topo de gama Vortech.

Se fores usar sump, e deves usar, tens que adquirir uma bomba de retorno.

Se quiseres um aquario só de peixes, o investimento é um, se quiseres um reef, aí o investimento já sobe mais.

Teras de adquirir a rocha viva, morta, ou então uma mistura das duas.

Terás de adquirir areia de coral (aragonite).

Se não tiveres o aquario furado, terás de adquirir um overflow, isto se fores usar sump.

Depois tens a questão da iluminação, onde podes usar leds, só lampadas t5 ou então HQI+T5.

Podes comprar material em segunda mão, e em bom estado, a algum membro aqui do forum, consegues assim preços bastante bons, e ajudas os membros do forum.

No entanto aconselho-te a leres bastante sobre o assunto.

Existem excelentes tópicos de ajuda, aqui no forum.

Mas, se levares esta tua vontade, adiante, deves desde já adquirir o escumador adequado para a litragem do teu aquario, a areia, a rocha e as bombas de circulação.

 

Abraço e bem vindo à agua salgada.

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Carlos, mas ja agora pelo que tu dizes e ja tinha lido a bomba de circulação vai ser Vortech mas e os outro equipamentos o que me aconselham? É que como vou comprar conforme os €€€ queria investir bem.

 

 

 

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda

Editado por João Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa tenho aqui um filtro Eheim seco/humido este tipo de filtro da para usar nos salgados ou nem por isso?

 

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa tenho aqui um filtro Eheim seco/humido este tipo de filtro da para usar nos salgados ou nem por isso?

 

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda

 

Viva João.

Eu tenho um escumador Deltec AP851, que é excelente.

Podes ir para o Deltec APF600, que dá muito bem para o teu sistema, ou então veres outras marcas.

Quanto ao filtro, ppodes usar só com carvão activado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesse esse aquário e quisesse ser poupado, comprava:

 

Escumador: Deltec MCE 600 (hang-on) - 256,60€

Calha: 150CM-AQUART 4X80W - 185 € (T5)

Bomba de Circulação: 2x Boyu WM2 (+/-100 euros)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas mas mais uma ar fazer uma sump ajuda, o movel aonde tenho o equipamento tem +/- de largura 20cm posso mandar fazer uma sump com esta largura ou acham que não dá? E com este 20 cm de largura consigo colocar algum escumador la dentro isto é algum tem estas medidas de largura?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de escolheres a sump, pensa primeiro no escumador... depois de escolhido o escumador vês a largura e escolhes a sump... :sleep:

 

se fores para os Deltec o mais pequeno (MC500) tem 21 cms de largura...

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de escolheres a sump, pensa primeiro no escumador... depois de escolhido o escumador vês a largura e escolhes a sump... :)

 

se fores para os Deltec o mais pequeno (MC500) tem 21 cms de largura...

 

 

Mas o meu problema é mesmo esse tenho que escolher um escumador que de na sump pois o movel que tenho tem essas medidas e não tenho outra hipotese.

 

Achas que o Delte MC500 é bom para o meu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais