Algas... o que fazer???


Recommended Posts

Caros,

 

nos últimos tempos começaram a aparecer-me umas algas nos vidros, primeiro, nas folhas e no areão depois que estão a tomar proporções preocupantes.

Como tenho rejuvenescido muito o aqua, torna-se difícil identificar a causa (pelo menos para mim).

Isto porque tenho mais peixes do que tinha antes, compensei com mais plantas e recomecei com o CO2 caseiro (pelo menos até conseguir arranjar tempo para ir encher a botija e comprar um difusor...)

Adiante, as algas continuam a espalhar-se, nos vidros e no areão é o menos. Os vidros limpo, o areão 'viro-o do avesso' ao sifonar o fundo.

O que me chateia mais são as plantas que ficam cobertas de uma película verde escura e/ou de uns pequenos filamentos.

Ou seja, acho que tenho dois tipos diferentes de algas... irra!

 

A questão é: o que fazer????

Comecei por fazer várias TPAs. Não teve grande resultado (nem vejo muita lógica porque ao meter água nova estou a adicionar nutrientes à coluna de água, certo? Mas como foi o que li num post daqui do forum....). Depois, a conselho de um lojista, retirei o CO2 caseiro e liguei no max a bomba de ar.

Agora estou à procura de ampulárias (que já encontrei e tenho a coisa apalavrada) e venho pedir mais sugestões.

 

Aqui ficam algumas fotos (mazinhas pk o bluebelt não presta para nada em termos de multimédia...):

img142.jpg

img138.jpg

img137.jpg

img136.jpg

img135.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas camarada.

 

Os grandes mestres, concerteza e bem irão pedir que vejas como estão os parametros da água, mas com tantas trocas parciais de água será dificil teres nitritos a mais. Eu tive o mesmo problema, e finalmente consegui mitiga-lo.

 

Aquário densamente plantado, com peixinhos à mistura, e muitas algas das que refere. Luz tenho boa, nas medidas certas, logo não poderia ser dai. Peixes a mais, também não é, pois respeito as convenções de cm/l. Comida a mais também não, pois para além de lhes dar vários tipos de comida dou pouco, de forma a equilibrar o sistema. Tenho ampulárias, corydoras, octos e um labeo, e mesmo assim nada de segurar as algas. Parares o CO2 acho uma má medida, dado que o mesmo permite um crescimente melhorado das plantas, e se elas se desenvolverem bem, consumem os nutrientes que as algas necessitam para proliferar. Onde é que resolvi o problema?

 

Novo filtro e um difusor UV na saida do filtro, desde então as plantas estão a melhorar e de que maneira.

 

Aqui fica uma humilde dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sua resposta!

Confesso que não me queria meter em mais despesas por agora. Nos próximos dias vou remodelar a iluminação deste 180L, tenho um aqua + pequeno para acabar de montar (substrato, plantas + filtro que já está encomendado...) e o dinheiro não chega para tudo.

 

Se a questão passar pela filtragem, acho que vou tratar de fazer asap uma limpeza profunda ao filtro, para ver se melhora.

A verdade é que já me passou pela ideia substituí-lo (tem 4 ou 5 anos e o que mais me incomoda é o barulho).

 

Quanto à sua lógica de manter o CO2, tb pensava assim mas a info que me deram numa das lojas que frequento é que se tratava de elevados indices de CO2 e de falta de oxigenação da água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 com fartura preferencialmente só à noite resolve isso em poucos dias. Atenção aos peixes, obviamente.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso tinha eu antes... ou melhor, durante todo o dia, uma vez que se tratava de CO2 caseiro... estava a bombar noite e dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.