Dúvida existencial...


Ric.Gomes

Recommended Posts

pessoal ajudem ai a descobrir o que será este pequeno. o dono diz que é um Microgeopagus Ramirezi comum, eu digo que é o primo boliviano do ram comum o que acham?

 

dvida.jpg

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, a foto não é a melhor

 

eu diria que tem características de ambos, mas é mais parecido com um ram do que com o altispinosa, não sei se eles se cruzam, mas seria uma possibilidade, pois mesmo para ram parece-me estranho

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo um Mikrogeographus altispinosa (Bolivian Ram), o irmão do ram, não vejo onde está a mistura... gostaria de saber onde o Carlos vê a mistura...

 

Deixa-o habituar ao aquario que ele começa logo a mostrar as cores. tenho 3 desses bichanos... é muito desinibilido, se gostas de peixes que se gostem de se mostrar, esse é um deles.

 

A mim tb me venderam como Ram selvagem, mas não é, é o "Bolivian Ram" selvagem ou seja o Altispinosa. Abri até um topico aqui, pois também não estava a ver que Ram era aquele e o peixe tinha caracteristicas diferentes.

 

Há uma selecção também à venda, muito colorida e rosada (da mesma cor que as pontas das barbatanas que se ve na tua imagem). e apresenta-se assim colorida nas lojas. Esse que tens também vai ficar colorido, mas so fica em casa e não nas lojas e a coloração é bem diferente do da selecção. Fizeste bem em escolher esse, caso tivesses as duas opções, eu tive uma ao lado da outra, e fui por esse todo cinzento. Agora é tudo menos cinzento. é uma multitude de cores que o peixe apressenta.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a fisionomia da cabeça é diferente dos bolivianos.. não tem os olhos salientes como algumas imagens que vi.

 

sinceramente já não sei, há alguma possibilidade de ser híbrido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente, continuo a achar que é mais um ramirezi que um altispinosa, e o Ricardo já deu algumas razoes

 

eu começo a achar sim que é um ramirezi selvagem, ou captura selvagem ou linhagem "wild form"

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete outra foto, ou duas, para ver melhor a cabeça e outros angulos. a foto tem muito blur na cabeça, mas parece-me ver a cabela de um altispinosa, mas posso estar a ser induzido em erro. Além do resto do corpo ser de um alti, tal como o rosado na barbatana traseira, que é uma sua caracteristica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um ram

63_microgeophagus_ramirezi%201.jpg

 

um altispinosa

Microgeophagus_altispinosa.jpg

 

repara bem na forma da cabeça (a testa) e compara. repara também no rabo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei tu é que tens o peixe, o blur abre-nos a imaginação e sugestões. se a cabeça nao te parece ter aquela retinha e o rabo tb tem forma diferente, mas na tua foto, até isso está dubido, está fechado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as fotos tem muito bluur, mas neste momento também já penso que não são altispinosa...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

raio do peixe é difícil de apanhar Quo! anda sempre a bailar as fotos não ficam nada de jeito! :P

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas não parece um cruzamento, os M. Altispinosa e os M. Ramirezi fazem parte do género Mikrogeographus não são a mesma espécie e têm aspectos diferentes. O problema é a qualidade das fotos e se veres ao vivo vês que são diferentes. O M.Ramirezi é que tem sido alvo de imensa selecção pelo ser humano.

 

Eu quando comprei o meu primeiro, disseram que era Ramirezi, mas ao chegar a casa vi logo que não era, e comecei a pensar que era do genero geographus, os "eartheaters", que são ciclideos maiores e tem alguns parecidos no aspecto da cabeça. Os altispinosa, inclusive, gostam muito de abocanhar areia à procura de restos, como os kribensis africanos. tenho outros que abocanham areia, mas tanto como estes não. e a cabeça parece desenhada para isso mesmo, pesquisar na areia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais