Como acabar com barulho água a cair ?


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Preciso muito da vossa ajuda técnica .

Montei um aqua ( iniciei-me agora ) e fiz dois furos na parede do aqua para o esgoto , mas a água quando entra no furo e para o tubo, faz um barulho tipo queda água, o que incomoda muito, porque está na sala.

A foto abaixo , mostra a montagem.

Já procurei algumas soluções, mas gostava de ouvir a vossa opinião sobre a melhor solução. Já ouvi falar em colocar uma torneira no tubo que vai para a sump e já espreitei a solução da outra fot mais abaixo. Par isso teria de construir tipo uma coluna seca, mas do lado de fora do aqua .

Preciso da vossa ajuda para tomar uma decisão. Obrigado desde já.

 

Montagem actual :

 

dsc03168v.jpg

 

 

 

Uma solução que vi:

 

standpipe.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

 

Essa foto que mostras é uma possibilidade mas já tive e não eliminou 100%.

A minha solução para resolver esse problema foi encontrar um equilibrio entre o nivel de água no aqua e a decarga para a sump fechando a descarga com uma "torneira" de maneira que a água não caia desamparada no fundo mas sim que caia apenas uns centimetros para o nivel de água dentro da coluna seca ou tubo. É claro que nem sempre é fácil encontrar este equilibrio e uma maneira que pode ajudar é montar uma outra válvula de esfera na saida da bomba de retorno de modo a fazer quele ajuste minimo que por vezes não se consegue com a valvula de descarga para a sump.

No meu áqua apenas ouço uns pingos a cair, tipo chuva na rua, muito de vez em quando, e isto porque fiz uma asneira na coluna seca.

 

Espero ter conseguido explicar-me.

 

Cump.

Henrique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta colocar uma esponja na saida do tubo, de maneira que a água antes de cair na sump, passe pela esponja e depois na sump. Ou seja, esponja meio mergulhada na água da sump, encaixada na saida do tubo.

 

Fiz isso quando tinha um nano salgado, acabou num instante com o barulho de queda de água. Mas em água salgada, tem o inconveniente de se ter de lavar a esponja quase de 2 em 2 dias, coisa que não é tão grave em água doce.

 

Se mesmo com uma esponja na saida do tubo, ainda tiver algum ruido, coloca outra esponja na entrada, no tubo de pesca que está dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na montagem da foto fizes-te um furo no topo ? Neste tipo de montagem a tampa superior é furada para permitir a saída do ar que vai misturado e resulta no tal barulho. Eu próprio tenho um problema semelhante de barulho, mas como não tinha espaço na parte trás do aquário o meu tubo existe mesmo no meio do aquário e sem espaço para uma coluna seca. A outra sugestão da torneira também resulta, mas sinceramente é muito mais perigosa (entupimento) e estou certo que não vais precisar.

 

Montagem actual :

 

dsc03168v.jpg

 

Boa sorte,

Pedro Peres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais