Carlos Trabuco Publicado Maio 29, 2010 Publicado Maio 29, 2010 Caros Companheiros. Conforme a descrição do tópico indica, tenho uma duvida àcerca de desligar o escumador no período nocturno ou não. O Deltec AP851 é uma grande máquina, mas emite um ruído de baixa frequência algo incomodativo, principalmente à noite quando esta tudo no silencio, o que já esta a perturbar o sono aqui em casa. O meu aqua tem aproximadamente 400 litros e faço TPA'S dia sim, dia não, de 25 litros com àgua natural, e por vezes faço diáriamente, o que me permite ter uns parâmetros excelentes. A minha questão vai então neste sentido. Será que posso desligar o escumador no período nocturno, ligando-o a um relógio, programado para desligar à meia noite, e ligar automáticamente, por exemplo às 6:00 da manhã? É que de facto, este ruido de baixa frequencia é extremamente incomodatido e muito dificil de eliminar. Um abraço Carlos Trabuco
kernel Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 (editado) Olá Carlos, tens aí uma grande maquina! O AP851 esta muitíssimo sobredimensionado para 400L, por isso não virá mal nenhum ao sistema se o desligares umas horas por dia. Com TPAs diárias de 25L, até o podias retirar, e aposto que mantinhas os parâmetros da água (num sistema com poucos peixes) O único problema é que as bombas não "gostam" de andar sempre a ligar e desligar, essa pratica encurta o tempo de vida da bomba. Podes ainda tentar o seguinte: 1º Dá uma limpeza na bomba, incluindo a turbina de agulhas, com cuidado para não partir o veio que deve ser de cerâmica. 2º Os vedantes da ligação entre a bomba e o corpo do escumador, se estiverem gastos, originam esse ruído. Editado Julho 7, 2010 por kernel Abraço, Paulo reef reef (clica nos links para ver) Sobre mim
Luis Rodrigues Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 boas desligar o escumador durante a noite foi pratica de alguns aquariofilistas à uns anos atraz. Neste momento não conheço ninguem que faça isso, mas tambem não conheço ninguem que faça tpa´s dia sim dia não. Penso que será seguro desligar, como o kernel referiu o teu escumador é exelente para essa litragem e trata bem do aqua. De qualquer forma, vai acompanhando o aquario a ver se aparecem mais algas ou cianos. abraço
Recommended Posts