Dúvida - TPAS Plantado


pedrinho01

Recommended Posts

Pessoal bom dia,

 

Comecei a montar um aquário de 200L que terá (+ ou -) 80% do seu espaço plantado, a quantidade de litros brutos ao final ficará em aproximadamente 180L, gostaria de tentar padronizar algumas ações, a mais importante seria essa:

 

Gostaria de especialmente fazer as minhas Tpas de 25% a 30% de água de 15 em 15 dias ou um pouco mais. Pensando em conseguir chegar a esse resultado imaginei adicionar ao meu aquário além do filtro da Atman Hang on de 900L/h que já tenho um canister caseiro utilizando uma bomba Better de 500L/h. Perguntas:

 

1ª Fazendo esse processo eu conseguiria realizar minhas Tpas de 15 em 15 dias, os dois filtros segurariam esse tempo sem problemas tanto para as plantas quanto para os peixes???

 

2ª A filtragem seria exagerada e acabaria prejudicando o aquário???

 

 

Obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A tpa tem vários objectivos: Remover excesso de nutrientes - os nitratos fosfatos e outros que dificilmente se medem como o potássio e micros e silicatos que se acumulam devido à comida, peixes e possível excesso de fertilização ou da reposiçao de água (silicatos).

 

Os que podemos testar são os nitratos e fosfatos. Se se mantiverem baixos é sinal que as plantas os estão a consumir e que igualmente o potássio e micros. Nesta situação não serão necessárias tpa tão frequentes ou grandes.

 

Se se acumularem, aí as tpas serão à medida de os controlar.

 

Os filtros hang on podem fazer muitos l/h mas precisam de mais manutenção por terem menos quantidade de matéria filtrantes não conseguindo reter tantos detritos como um canister. A frequência de limpeza dependerá muito da quantidade de detritos que o aqua produz..o que depende do tipo e da quantidade de peixes que tens e da qualidade e quantidade de comida que lhes dás.

 

1400l/h não é exagerado para esse aqua. A filtragem em excesso apenas poderia prejudicar o aqua duma forma... com excesso de corrente stressando os peixes e pondo as plantas todas de lado.

 

Se já tens os dois sistemas de filtragem basta-te testa-los e ver se precisas de ter os dois ao mesmo tempo ou se bastará apenas um deles.

 

Espero ter ajudado

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais