ajuda para criar nanoreef?


focalouca

Recommended Posts

olá,p alem do aquario de agua doce

tenho 1 aquario de cc 20lts, ainda sem nada, é bem pequeno eu sei, mas se por 1 lado sou fascinada com todos os peixes quando entro numa loja, contenho-me em comprá-los (só adopto peixes criados já em aquário e sem condições de sobrepovoação, ou falta de cuidados, como por vezes acontece nas lojas), o fascíno por corais é enorme, com a contrapartida de que estão em extinção e portanto criá-los seria uma boa coisa :surrender:

Isto n é uma critica, é apenas a minha maneira de pensar.

queria saber:

onde comprar corais, e como saber q os mesmo são legais, ou seja foram já criados e reproduziram em cativeiro?

só há corais de água salgada e quente?

que elementos necessito para ter um nano-reef (creio ser o q eu quero), a funcionar em perfeito equilibrio?

é necessário peixes para criar corais?

posso adicionar estrelas marinhas? (já li que também é possível reproduzi-las)

estes elementos reproduzem-se em cativeiro?

vi 1 aquario com umas plantas a flutuar ao de cimo, isto é em que tipo de aquarios?

 

tenho ainda uma outra questao, se eu conseguir arranjar vidro já cortado, qual será a melhor maneira de o unir, de modo a que aguente a pressão? algeum já fez algum?silicone?

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom eu sinceramente não sei por onde começar... Pois o mundo da aquariofilia é grande e salgada então nem se fala.

Aconselho-te a ler bastante, mesmo bastante, o demais não existe, porque estamos sempre a aprender neste meio, e a dificuldade na aquariofilia é isso mesmo.

Devo dizer-te que 20L é bastante pouco para um aquário de água salgada de recife, o equilibrio nesses aquários é complicado de manter (basta alimentar o bichos que os valores variam) normalmente deve-se deixar para quando se tem mais experiência.

Os aquários salgados têm uma beleza extrema e alimenta-nos o imaginário, com todas aquelas cores fluorescentes.

Acontece que para além de 5X mais dispendioso, o salgado normalmente exige mais atenção que o de água doce.

Existem uns faqs sobre todos esses assuntos sobre os quais tens dúvidas, esses estão fixos aqui e noutros fóruns e possivelmente explicam melhor do que se alguém te fosse explicar isso aqui. Vou fazer uma pesquisa desses faqs para te ajudar.

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai:

http://fins.actwin.com/mirror/pt/sbegin-longterm.html

http://www.reefforum.net/faq.php?faq=new_faq_item10

Este aqui do fórum muito bom:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

 

 

Para um aquário com tão pouca litragem é possível realmente ter água salgada (não sendo no entanto muito recomendável, mas há quem consiga, com muito trabalhinho), mas de coisas muito básicas, para teres noção essa litragem nem para guppys é aconselhável, quando mais para peixes de recife.

Corais moles são mais fáceis de manter não são tão exigentes em termos de qualidade da água, e iluminação, mais baratos, mais resistentes sobretudo.

Uns camarões e caracois seria o que aconselhava em 20L...

Procura por nano-reef.com, é um fórum em Inglês porreiro onde montes de gente lá coloca as fotos e setup (não dispensando a visualização dos daqui do fórum), aí começas a notar que afinal um aquário pequeno poderá ser tão dispendioso quanto um aquário um pouco maior.

(A maioria dos corais é proveniente de fragmentos de corais maiores, reproduzidos assexuadamente portanto em cativeiro. No entanto é possível encontrar corais colectados na natureza)

 

Espero ter de alguma forma ajudado, se bem que sei que não fui muito animador...

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai:

http://fins.actwin.com/mirror/pt/sbegin-longterm.html

http://www.reefforum.net/faq.php?faq=new_faq_item10

Este aqui do fórum muito bom:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

 

 

Para um aquário com tão pouca litragem é possível realmente ter água salgada (não sendo no entanto muito recomendável, mas há quem consiga, com muito trabalhinho), mas de coisas muito básicas, para teres noção essa litragem nem para guppys é aconselhável, quando mais para peixes de recife.

Corais moles são mais fáceis de manter não são tão exigentes em termos de qualidade da água, e iluminação, mais baratos, mais resistentes sobretudo.

Uns camarões e caracois seria o que aconselhava em 20L...

Procura por nano-reef.com, é um fórum em Inglês porreiro onde montes de gente lá coloca as fotos e setup (não dispensando a visualização dos daqui do fórum), aí começas a notar que afinal um aquário pequeno poderá ser tão dispendioso quanto um aquário um pouco maior.

(A maioria dos corais é proveniente de fragmentos de corais maiores, reproduzidos assexuadamente portanto em cativeiro. No entanto é possível encontrar corais colectados na natureza)

 

Espero ter de alguma forma ajudado, se bem que sei que não fui muito animador...

 

olá

obrigada por toda a ajuda :P

tenho lido várias coisas e vou continuar a ler, inclusive os links que me recomendas :) obrigada!

os guppies que tenho (5+2 recem-nascidos ) estão agora a viver em 30 lts , e estou já a fazer um aquário maior com cerca de 100lts, mas só para eles.

para o nano-reef estive a ler que posso usar 2 aquários para aumentar a litragem, ou seja o de 30 para os corais (assim que mudar os guppies para a sua nova casa) e o de 20 para fazer a sump (confesso ainda estou a ler para conseguir fazer aquilo em condições), mas pelo que vi é a melhor opção, o que achas?

será que alguém aqui no forum vende corais, que tenha criado já em cativeiro?podes recomendar algum fornecedor?

obrigada pela ajuda que me deste À iniciação neste mundo dos nano-reefs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

obrigada por toda a ajuda :bs_quesexclaim:

tenho lido várias coisas e vou continuar a ler, inclusive os links que me recomendas :animal_fish: obrigada!

os guppies que tenho (5+2 recem-nascidos ) estão agora a viver em 30 lts , e estou já a fazer um aquário maior com cerca de 100lts, mas só para eles.

para o nano-reef estive a ler que posso usar 2 aquários para aumentar a litragem, ou seja o de 30 para os corais (assim que mudar os guppies para a sua nova casa) e o de 20 para fazer a sump (confesso ainda estou a ler para conseguir fazer aquilo em condições), mas pelo que vi é a melhor opção, o que achas?

será que alguém aqui no forum vende corais, que tenha criado já em cativeiro?podes recomendar algum fornecedor?

obrigada pela ajuda que me deste À iniciação neste mundo dos nano-reefs.

 

Bom é assim o ideal seria sempre o aquário principal ser um pouco maior que 30 Litros (há um aquário que o amigo arty tem que por acaso perdi o seguimento, ele também usa mais outro fórum com 54L teóricos e ele conseguiu fazer umas coisas giras, se bem que com muito trabalho, mas no entanto é um excelente exemplo). Até porque mesmo aumentando a liragem total para 50L, na práctica com rocha viva e areão e tudo o mais, ficas com cerca de 40L ou mesmo menos... Continua a ser pouco.

 

2ª questão a iluminação, é um factor muito importante, pois os corais mais ou menos como as plantas mas através de umas algas amigas que neles moram (simbiose) e atráves da fotossintese lhes preparam almoço. Estas dependem da luz e a quantidade de luz costuma ser 2 a 3 vezes superior à necessária para um aquário plantado.

Para um aquário de 60X30X30 o ideal seria uma calha com cerca de 3*24W=72W T5 (aplica-se a regra de 1 a 1,5W por litro de água, se bem que 1W=1L serve para os moles)

No teu caso um aquário de 30L seria bom por volta dos 30W, um pouco mais ou menos não será problema julgo eu (para aquários pequenos não é muito fácil encontrar iluminação suficiente para recifes, muito embora tenham surgido nos ultimos tempos coisas giras).

 

3ª filtragem, esta parte é muito importante aconselho um skimmer pequeno e um filtro de mochila ou algo assim a manutenção deste último tem de ser assídua como encontrarás nas tuas leituras (devido à transformação da matéria acomulada em nitratos e nitritos) Também conheço uns engraçados.

 

4ª circulação de água acho que uma bombinha de 300L-400L/H seria bom (também é importante por causa da oxigenação da água)

 

5ª quanto a corais moles conheço uma loja que sempre me fez preços de amigos neste momento mudou de local e ainda não sei onde se encontra (espero não ter fechado) cerca de 15 euros cada coral pelo menos para mim, tenho visto noutras lojas e ainda não encontrei mais barato. Depois tens os corais aqui do fórum, mas por vezes até na loja encontrava coisas mais rentáveis... Ele vendia corais clones, fragmentos de outros, criados em cativeiro claro. Mas depende muito, do sitio onde fores.

 

Como vais começar a ver todas estas coisas são caras, e as de grande qualidade caríssimas (pelo menos para mim que ainda não trabalho).

Para teres mais ou menos noção um aquário de 100- 120L chega depressa a 600euros, e mesmo assim já é poupando.

 

Enviei MP

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.