novato


konde

Recommended Posts

Como possível novato nos salgados, gostava de saber algumas coisas, que me tem dito assim de um lado, e assado do outro.

 

1.Tamanho mínimo para um aqua salgado.

2.Para tem rocha viva e 1 ou 2 peixinhos, será que tenho de ter filtro?

3.Se sim que tipo de filtro- “ interno ou externo “.

4.A agua pode ser do mar ou tem de ser feita com sal comprado.

5.Que tipo de luz tenho de ter, e o n.º de lâmpadas, ex.: aqua de 80 cm.

6. é mesmo preciso um escumador ? e que capacidade, fluxo, tipo etc.

7.A rocha viva faz mesmo a filtragem da agua se só tivermos 1 ou 2 peixinhos?

 

eu sei que deve de ser uma seca dar tanta imformação, mas ler não é a mesma coisa.

pq quem sabe, sabe.

 

 

mt obrigado a que me poder ajudar, e aos outros tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada bem vindo,

 

Com um pouco de pesquisa encontras toda essa informação aqui no

forum, mas penso que o pessoal te dara uma ajuda, mas antes de mais nada tens que dar mais algumas informações do tipo vais ter sump, corais, duros ou só moles, só peixes, tamanho do aquario, etc.

tens possibilidade de ir buscar agua ao mar a um sitio de confiança?

para responderes a tudo isto penso que devias fazer umas pesquisas aqui pelo forum primeiro e depois defenires bem o que queres fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo aos salgados konde.

 

1.Tamanho mínimo para um aqua salgado.
Isto é muito discutível mas a minha opinião é que quanto maior melhor. Para quem se está a iniciar, o mínimo que aconselho é 200 l (mínimo dos mínimos 150l)
2.Para tem rocha viva e 1 ou 2 peixinhos, será que tenho de ter filtro?

Com uma boa quantidade de RV e boa circulação da água, dispensa-se outro tipo de filtragem. O melhor é mesmo não utilizá-la.

3.Se sim que tipo de filtro- “ interno ou externo “.
Esquece a filtragem :P
4.A agua pode ser do mar ou tem de ser feita com sal comprado.

Eu aconselho sempre água de osmose com sal sintético. Outros membros aqui do fórum têm outra opinião. Para mim a água da nossa costa tem características químicas e biológicas diferentes da de um recife, mas prefiro não entrar em polémicas sobre esta questão! :(

5.Que tipo de luz tenho de ter, e o n.º de lâmpadas, ex.: aqua de 80 cm.
Depende dos seres que lá vais colocar. Existem corais e outros invertebrados que requerem luz muito intensa, tal como as lâmpadas HQI. Outros invertebrados e os peixes apenas necessitam de simples fluorescentes. A altura do aquário também é importante. Se especificares o que pretendes montar será mais fácil ajudar-te em termos de iluminação.
6. é mesmo preciso um escumador ? e que capacidade, fluxo, tipo etc.

Eu diria que para um aquário e aquariofilistas novos é obrigatório. Vai depender do aquário e do equipamento que vais usar (sump ou não?). Pensa sempre num escumador com mais do dobro da capacidade de volume de aquário anunciada pelo fabricante (excepto alguns, mas poucos fabricantes). Decide primeiro que tipo de aquário é. Depois é mais fácil aconselhar um escumador.

7.A rocha viva faz mesmo a filtragem da agua se só tivermos 1 ou 2 peixinhos?

Boa rocha viva, em quantidade e com boa circulação da água será o suficiente (além do escumador). Poderás pensar posteriormente num refúgio com macroalgas. Mas para já concentra-te nos pontos mais importantes.

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

 

1º 80x40x40 + ou -

2º acho que para já quero ter rocha viva e um ou dois peixinhos pequenos

3º o escumador já estava a pensar comprar.

4º estava a pensar meter uma calha destas

en_b_18_10_L.jpg

só não sei se devo comprar com uma ou duas lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só quizeres mesmo peixes, "qualquer" iluminação chega, para já dizes que só queres 2 peixitos, mas penso que e melhor pensares um pouco, mais a frente podes correr o risco de gastares o dinheiro 2 vezes, pois para corais e capaz de ser insuficiente, não te esqueças de pesquizar aqui no forum sobre a quantidade de rocha viva que deves ter, a circulação e o ciclo pois não e igual ao de agua doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais