Ciclídeos abandonados em lagos públicos


Recommended Posts

Caros colegas aquariofilistas,

 

É raro participar activamente no fórum contudo existe uma situação (que estou certo terá outros paralelos pelo país) que não pude deixar de aqui relatar:

Ao visitar os Jardins da Quinta Real de Caxias, no Concelho de Oeiras, deparei-me com a presença, em duas das várias fontes do jardim, de crias e indivíduos adultos de ciclídeos (e portanto obviamente exógenos ao nosso país).

Tal situação não seria muito grave se não fosse dar-se o caso de que as fontes são pequenas e uma em particular está sobrepopulada com quatro indivíduos adultos (bem como duas carpas, mas essas já são habituais) e inúmeras crias.

É notório que foram abandonados recentemente dado que é impossível a sobrevivência a longo prazo de tantos indivíduos num espaço tão exíguo. As larvas de mosquito que fornecem alimento as peixes dos restantes lagos do jardim já nem as vi naqueles populados pelos ciclídeos.

Com toda a margem de erro parecem-me ser Thorichthys meeki (Ciclídeo Boca-de-Fogo), não sou todavia especialista em ciclídeos logo poderá ser também uma espécie próxima desta.

 

Dado que eu possuo apenas aquários de pequena capacidade e não posso acolher nenhum destes peixes, lanço o apelo para que quem tenha disponibilidade recolha alguns indivíduos (principalmente das crias de forma a evitar uma ainda maior sobrepopulação) nos seus aquários ou lagos. Pela informação que recolhi acerca da espécie, esta não tem capacidade para suportar o Inverno em Portugal.

 

Assim que puder associo algumas fotografias a este tópico de forma a que me possam auxiliar na identificação da espécie.

 

 

O link para o jardim, que fica em frente à estação de comboios de Caxias: http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/OeirasR...RealCaxias.aspx

Editado por JJoaquim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

por acaso também já tive opurtunidade dos ver e parecem muito bem adaptados, e de momento alimento não lhes falta, há muitos insectos e larvas na agua.

Abraço

 

p.s.- também não sou expert em ciclideos mas depois de pesquisar não me parece ser a especie boca de fogo mas sim o Australoheros facetus vulgo Chanchito que é comum em algumas barragens do sul do nosso pais.

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui no Barreiro tambem existem bastantes exemplares dessa especie (Australoheros facetus) nos lagos do Parque da Cidade.

Sao dezenas de adultos e muitas centenas certamente de juvenis... todos eles a conviverem com carpas, tartarugas e patos.

Eles sao bons a comerem insectos e aguentam temperaturas consideradas baixas para peixes tropicais, talvez tenham sido introduzidos por isso.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Tambem concordo á pessoas para tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizemente estamos num pais de pessoas insensiveis e que nao fazem mesmo ideia do que estao a fazer...Se eu fosse de mais perto com certeza que adptaria alguns pois tenho bastantes aquas e iria arranjar maneira de os acolher,cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais