Temperaturas de Verao


KenzoPT

Recommended Posts

Boa noite, tenho o aquario apenas desde Novembro sendo este o primeiro Verao que estou a passar com ele.

Até há dois dias, com a chegada dos dias de Sol, o aquecedor poucas vezes se ligava e tenho o termoestato do mesmo regulado para os 26ºC, mas desde há dois dias para cá que a temperatura da água nao baixa dos 29ºC de dia e 28ºC de noite, por volta destes valores.

 

Haverá algum problema ou risco de doenças para os peixes?

Se a temperatura da água subir acima de 32ºC, que poderei fazer antes dos peixes "cozerem"?

Obrigado.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, tenho o aquario apenas desde Novembro sendo este o primeiro Verao que estou a passar com ele.

Até há dois dias, com a chegada dos dias de Sol, o aquecedor poucas vezes se ligava e tenho o termoestato do mesmo regulado para os 26ºC, mas desde há dois dias para cá que a temperatura da água nao baixa dos 29ºC de dia e 28ºC de noite, por volta destes valores.

 

Haverá algum problema ou risco de doenças para os peixes?

Se a temperatura da água subir acima de 32ºC, que poderei fazer antes dos peixes "cozerem"?

Obrigado.

 

Boas! isso depende muito do ambiente onde esteja o aqua! (temperatura) por exemplo eu tenho 3 aquas num quarto onde as temperaturas chegam aos 29! e por isso tenho de calibrar o termostato em função da temperatura exterior, tenho os aquas a 26graus e tenho de andar sempre em cima deles principalmente quando as temperaturas oscilam! mas nada me impede,e quase obrigatório em certos dias de mais calor ter de deixar uma ventoinha a arejar o quarto durante o dia! tenta ver se não precisas de uns coolers!!!

em relação ás doenças sei que existem umas como o ictio que se curam com temperaturas mais altas, agora se provoca outras já não te sei informar... espro ter ajudado e espera por mais respostas!!!

abraço

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a peça onde se encontra o aqua tiver janela tentar manter a persiana baixada e os vidros abertos, deixa outras janelas abertas dentre de casa para que haja alguma corrente de ar.

 

Se o aqua for tapada tenta manter aberto.

 

Diminui o numero de lâmpadas ligadas e o numero de horas por dia.

 

Podes usar a técnica da ventoinha como já foi dito, ou então uns coolers a apontar para a superfície do aqua.

 

Podes tb subir a entrada de água para que a água caia em cascata.

 

Em casos extremos à quem congele blocos de água ou garrafas e depois é só deixar a boiar e vai descongelando aos poucos (cuidado com a forma como congelas, tem de ser bem higiénico)

 

Espera a ver se mais alguém tem ideias, boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o mesmo problema, tenho mesmo de desligar o termostato, porque tenho um ppl que aquece que se farta, e as temperaturas andam por volta dos 30!?!?!

 

acho mesmo que vou optar por coolers, parece a melhor opção.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único senão é a quantidade de água evaporada, mas com estas temperaturas algo tem que ser feito....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente nao posso deixar a tampa do aquario aberta, tenho peixes que também devem gostar de pular cercas.

O termoestato permanece ligado à corrente, mas completamente em stand by desde há uns 3 dias para cá. Acho que nao se deveria de desligar de todo, nao vá a temperatura ambiente descer demasiado durante a noite.

A sala onde o aquario está é arejada tem quase 7 metros de parede com janelas e mesmo com elas todas abertas, a água permanece quente. No entanto, reduzi as horas de iluminacao diarias e vou procurar alguma ventoinha para colocar colada a um dos vidros laterais do aquario. A saida do filtro é em chuveiro, vou reduzir a altura da água e deixa-lo acima.

Obrigado pelas dicas.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desliga os termóstatos da corrente , a temperatura ambiente aguenta a temperatura, caso esta baixe muito aí sim , volta a liga-los. Só a EDP é que não vai gostar!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desliga os termóstatos da corrente , a temperatura ambiente aguenta a temperatura, caso esta baixe muito aí sim , volta a liga-los. Só a EDP é que não vai gostar!!!

 

Na realidade não fará grande moça à EDP, uma vez que com estas temperaturas, os termostatos nem chegam a disparar, tendo um consumo muito baixo...

 

Eu utilizava uns acumuladores de gelo e meti-a-os a boiar...Vê lá é se vai limpinho para a água. Podes comprar um (ou mais, consoante o tamanho do aquário), fazeres um tratamento (lavar e se der, ferver - vê se não derrete lol), podes meter dentro de um saco no congelador e depois é só meter no aquário, sem o saco. Até podes colocar cubos de gelo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim nada melhor do que abrir os tampoes do aqua e colocar a ventoinha por perto. (cuidade com a evaporaçao de agua)

nao aconcelho ninguem a disligar completamente o termostato, reduzam bem a temperatura do termostato que e melhor.

e apenas mais uma opiniao.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boa tarde! Muito bom ter descoberto este tópico! Tive uma baixa esta noite por causa das temperaturas altas que se têm sentido há uns dias, mesmo com o termostato desligado não baixava dos 27/28 e o pseudogastromyzon não resistiu...:wub:

 

Vou ver se ponho algumas destas ideias em prática!

 

 

Cumprimentos,

Raquel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu aqua da sala nestes dias também não baixa dos 30, chegou mesmo a ultrapassar os 30, e o termoestato ficava ainda a aquecer mais porque no sitio onde o termoesta era mais frio. E, tenho lá loaches Sewellia Lineolata e estao todas bem. Por acaso nestes dias e para tratar de algas, pus o filtro a fazer ondulação da superficie, para oxigenação.

 

com o calor, a água perde gases como o O2 e o CO2... Não terá morrido pela falta de oxigenação?

 

eu por acaso segui a dica que deram de desligar o termoestato, mas parece que o verao de Maio vai acabar na terça bigsmile espero que as previsões estejam erradas!

 

uma melhor opção é mesmo por o termoestato no minimo, como o meu esta num sitio que nao dá jeito, desliguei.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

minha temperatura tem oscilado nos 25 27....

 

tenhu o termostato a 23.. ..

tambem faço Tpa lentamente se passar dos 27

 

os ''gatos' ficam um bocado estranhos se temperatura sobe ..principalmente se subir rapido.

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.