Sal como prevenção?


Andre Miranda aP

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Vi um filme sobre pesca de discus no rio negro, e o pescador diz que para conservar os discus apos a sua pesca, aplica um pco de sal no recipiente onde estes ficam até a sua venda..

Tem por objectivo eliminar os parasitas dos discus e as suas doenças, de modo a que fiquem novamente com as suas cores caracteristicas, e de boa saude!

 

A minha questão é a seguinte: Será que se aplicar-mos uma colher de chá com sal, apos a TPA no aquario ( 1 para cada 50/75 ltos de agua ) conseguiremos prevenir o aparacimento de parasitas/doenças nos discus??

 

Fica a questão, até pq o sal é bem mais barato do que qualquer outro tipo de tratamento/medicamento utilizado para o efeito..

 

 

Cumps

André_aP

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal pode ser usado preventivamente em soluções 1 a 2g/L.

 

Pode ser usado para banhos de curta duração para tratamentos bacterianos/fungicos em soluções até 10g/L.

 

Para mim é dos melhores e mais baratos tratamentos que se podem fazer aos peixes... contudo há peixes que não toleram os sal, nomeadamente a maior parte das coridoras.

 

PauloA :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao 300g num aqua de 300 lts n seria mau para os discus mas sim para as cory?

 

Cumps

André_aP

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto já li sobre isso, inclusivé um criador de singapura. O sal pode funcionar como desparasitante, alem disso "conheço", um criador de singapura que utiliza sal em toda a água de discus, e que se dá muito bem com ela, alem de recomendar...

 

Pessoalmente só utilizo em casos de doença...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos meus eu coloco um pouco menos.. nomalmente ando pelos 0,2/L a 0,5g/L.... e mantenho as coridoras sem crises.

 

Convém é não adicionar tudo de uma vez... e observar os peixes. Pois alguns não gostam.

 

Os meus discos e escalares não se dão mal e não tenho doenças... a unica coisa que tenho de tratar com medicamentos são os nematodos...

 

PauloA :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optimo!

 

Vou comerçar a aplicar aos pcos no meu aqua.. como os meus red alenquer ainda são pequenos ja ficam habituados :tapfoot:

 

Vamos ver em relação as cory..

 

Cumps

Andre_aP

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Acabo de ler o tópico e fiquei interessado mas tenho uma pergunta, isto é aplicavel num plantado???

 

tenho usado azul de metileno, mas tenho a sensaçao que ainda anda coçadeira por lá em casa...

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente pergunta!!!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de sal voces usam??? Nao se poderá tambem utilizar bicarbonto de sodio para o mesmo efeito???
excelente pergunta!!!

 

Não percebo a excelência da pergunta....

O sal actua pois os parasitas não toleram o sal (cloreto de sódio NaCl).

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) não tem qualquer efeito sobre os parasitas. O único efeito que tem é neutralizar a acidez da água... através de um processo já largamente explicado algures no forum...

 

A unica semelhança é terem os dois sódio (Na) na sua composição....

 

Quanto ao tipo de sal, o sal para cozinha mais barato que há no supermercado... ou então sal para os aqua marinhos....

 

PauloA :busted_red:

PS: contudo, posso estar errado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a minha opinião.

 

o sal faz com que a pressão osmótica dentro das células e dos seres vivos aumente, fazendo com que a água saia das células, isto é bom porque as doenças são unicelulares (exceptuando os fungus) e logo que toda a água saia de dentro de si elas morrem.

alguns peixes conseguem controlar a pressão osmótica, existem peixes que não o conseguem fazer, como exemplo temos as corydoras e os plecos que pertencem á familia dos peixes gatos, quando introduzimos sal no aquário estes peixes não conseguem regular a pressão osmótica, podem até não morrer mas podem sofrer algum dano irreparável.

 

Na minha opinião só deve ser usado o sal em caso de necessária intervenção...caso contrário acho desnecessário...

 

devo dizer que por experiência pessoal só uso sal por 3 motivos...aumento de condutividade ou como tratamento necessário de parasitas externos...ou para infecções do foro interno.

 

Se querem manter os vossos peixes saudáveis e estamos a falar de discus principalmente...

 

o segredo é basicamente os TPa´s , alimentação e pouco mais...

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo a excelencia da pergunta era no tipo de sal, já li por aqui que o sal de cozinha, nem todo serve...

 

Quanto a se usar em comunitario e casos especificos... já esta respondido.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se querem manter os vossos peixes saudáveis e estamos a falar de discus principalmente...

 

o segredo é basicamente os TPa´s , alimentação e pouco mais...

 

 

Esta tudo dito.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora.A seguir a adicionar o sal,é preciso TPA no dia seguinte ?Ou quando se faz TPA ?Com que % ?

 

 

Boas

 

Depende, se fizeres a TPA depois de colocares o sal, vai remover agua com X % de sal e colocar agua sem sal, logo perdes o " racio " de mg por litro de agua.. o melhor mesmo seria fazer a TPA e calculares a % de sal a colocar, atenção aos peixes gato!

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que seja evidente se vamos fazer tratamentos a TPA deve ser feita antes.Não faz sentido ser logo após colocar-mos o medicamento,creio eu.

Eu gostava de saber era após adicionar o sal qual o procedimento seguinte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge...o procedimento seguinte é manteres o sal durante 3 a 5 dias sempre com os respectivos tpás e reposição do mesmo consoante a quantidade de agua que retiraste...

 

penso que seja isto que estás a perguntar...

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite ainda vim aqui tentar esclarecer uma coisa mas não sei se faz sentido!

houve ai um colega que disse que seria num aquario de 300L \ 300g mas isso seria se fosse só vidro, porque com toda a decoração dentro do aquario talvez teremos que retirar mais um pouco de sal não ?

digo eu !! ou não será necessario !

 

cumps para todos !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais