WOOY!!! larvas de libelinha? o que é isto?


Recommended Posts

Bom dia .. estive hoje de manha a limpar as folhas do lago pequeno onde tenho a criação dos peixes vermelhos e kois deste ano que tem entre 1 cms e 2.. e vi uns quantos especimes destes dos quais vou colocar a seguir umas fotos foleiras do telemóvel mas da para perceber o que se trata.:

 

Foto0096.jpg

Foto0097.jpg

Foto0098.jpg

Foto0101.jpg

 

SÃO LARVAS DE LIBELINHA ????????? daquelas carnívoras,comedoiras de girinos e peixes pequenos ,que tem uma boca que dispara tipo os filmes do Allien??

 

se são tenho a criação em risco certo? que que posso fazer? :transport027:

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quase garantidamente que sao....

 

ja tive essa peste no meu aqua, densamente plantado, so que pior, ainda eram pequenas, nao imaginas o que foi andar de seringa a apanha-las, mas la consegui elimina-las todas. na altura assim por alto mais de umas 100.

 

este ano no inicio da primavera tirei a agua toda do meu lago e tambem tinha dessas pestes.... pequenas, medias, grandes como essa.... o que fiz foi tirar o que pude e era visivel.... nao sei se ha muito a fazer....

 

é assim penso que se for para peixes grandes nao deve haver muito problema.... podem ser mordidos mas nao devem morrer por isso....

 

alevins vao-se..... nao quer dizer que sejam todos..... se tiveres 100 alevinos e perderes 50 por causa dessa peste nao é mau.... se nao for para fins lucrativos claro.

 

pior é que penso que eles se encontram na zona das plantas.... onde precisamente os alevins se escondem.... :)

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se calhar vou escrever uma estupidez, mas eu até lhes acho alguma piada, fazem parte do habitat, por outro lado, penso que num lago ao ar livre, elas são inevitáveis. É verdade que são predadoras mas num lago bem plantado os alevins têm onde se esconder e alguns hão-de escapar, não? No meu escapam.

 

Mas isto sou eu que gosto sempre de ver as coisas pelo lado mais ecologista...

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que remédio... o problema é que é nas plantas e debaixo das coisa que as larvas de libelula andam. alguns ao de escapar ate pk ja tao grandinhos. mas os que escaparam e la andam foram os peixes vermelhos vulgares. as carpas koi nao subreviveram quase nenhumas que eu veja. ou sao iguais, ou sao mais fracas quando nascem. mas morreram de mortes naturais nao de ataques das larvas...nao percebi ao certo o que passou pois eram centenas.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

GGRRRRRRRRRRRRRRRRR!

 

quem ta com esse problema agora sou eu!

 

nem sei que fazer!

 

tenho milhares de alevinos! com 2 semanas!

 

se calhar vou criar libelinhas!

 

alguem esta interessado?

 

loooooooooool

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as libelinhas crescem rápido. as que se derem apanhadas é apanhar. que agora ainda devem ter so uns milimetros... sao uns bichinhos com 3 pontas no rabo e que se deslocam muito rápido quando assustadas nao é?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POIS E!

 

Nem precisas de descrever!

 

ja as conheço de olhos fechados!

 

O problema e que os alevinos ainda sao muito pequenos para andar a transferi-los + 2 semanas e mudo tudo para outro lado vou preparar um coberto com rede mosquiteira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é a vida é lixada.....

 

eu andei de seringa no meu aqua de 100 cm a tira-las.... tirei sem exagero mais de 100 .... so de uma vez foram umas 50.

 

eram pequenas ainda foi a sorte.

 

no lago estas lixado....

 

eu sei que no meu as tem, a sorte é que penso que as koi se as virem.... papam-nas.... nao???

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu tou a ser bem mau para elas !

 

tenho-as apanhado com a rede seco-as ao sol e dou-as aos alevins!

 

vamos ver quem vence a guerra !

 

mas aquilo sao autenticos monstros alienigenas

 

 

daqui a duas semanas mudo os alevins para um tanque protegido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu tou a ser bem mau para elas !

 

tenho-as apanhado com a rede seco-as ao sol e dou-as aos alevins!

 

daqui a duas semanas mudo os alevins para um tanque protegido

 

 

que looool

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ontem estive a fazer uma limpeza ao meu lago e quando fui limpar o filtro do aspirador, encontrei 4 exemplares desta praga :music_singguitar: , alguém sabe de alguma forma das eleminar de vez do lago, é que eu nõ sei quantas terei nem onde estão (so se for fazer mergulho), estas apenas as vi por que foram aspiradas e ficaram no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

carlos esteves

 

se nao tens alevinos no lago as larvas de libelinha nao sao problema

 

o maior problema e para quem faz criaçao

 

num lago com kois grandes as larvas de libelinha sao comidas antres de serem problema

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nem mais :music_singguitar:

 

e mesmo assim para pessoal como eu que nao tem o lago com o objectivo de fazer criaçao, mas gostava de ver peixinhos novos, penso que se as koi's puserem ovos, alguns alevins podem safar-se .... é como na selva, ha predadores mas ha sempre alguns que escapam :alberteinstein:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.no meu lago grande escaparam uns 5 ou 5 peixes vermelhos que cresceram por entre os pinheirinhos de agua e tabuas. ja tem uns 5 cms.. e no enteanto ja tirei 2 ou 3 larvas das mesmas plantas de onde cresceram os peixes deste ano e mesmo assim escaparam.. se o lago for grande tem hipotses.

 

retira-las todas só com químicos ou sal que também é prejudicial aos peixes e ao resto da vida no lago.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Se pensarmos bem os peixes adultos sao mais perigosos para os alevinos que as proprias larvas de libelinha!

 

depois temos que pensar o seguinte se este ano ja viste 5 devem ter mais alguns escondidos, se nao houvesse esta seleçao, dentro de pouco tempo ficas com o lago subrelotado e começas a ter outros problemas bem mais graves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Se pensarmos bem os peixes adultos sao mais perigosos para os alevinos que as proprias larvas de libelinha!

 

Depois temos que pensar o seguinte se este ano ja viste 5 devem ter mais alguns escondidos, se nao houvesse esta seleçao, dentro de pouco tempo ficas com o lago subrelotado e começas a ter outros problemas bem mais graves:

 

Das desovas deste ano tenho 73 kois , peixes vermelhos, nem da para contar ,sao as centenas, se eles estivessem no tanque principal e sobrevivencem todos era um desastre ambiental

 

A natureza trata de fazer o equilibrio e no fundo e isso que todos querem num lago de jardim

 

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais