Recommended Posts

Publicado

no outro dia reparei que o meu molly tem manchas brancas nas barbatanas, nomeadamente, na direita, que neste momento já esta a começar a ficar... partida? e na de trás, que parece seguir o mesmo caminho.

passou a manhã debaixo de uma folha muito mole, costuma ser um bicho muito activo.

estive a consultar o guia das doeças mas não percebi nada daquilo.

o meu aquário tem 60 litros, tem uns 12 dias de existencia, tem um tronco, umas plantas (que ainda não pegaram...)um molly, dois corys e um caracol amarelo, os corys estão com bom aspecto.

mudo 10L de água dia sim dia não, porque a água está um pouco amarelada de mais devido ao tronco.

a amónia está pelos 0,6

o ph esta dentro dos termos.

o que se passa?

Publicado: (editado)

Uma foto ajuda sempre e saber a temperatura também.

Pelo que dizes dever ter esta doença, típica que na maioria se consegue tratar:

Fungos (Doença do algodão):

Sintomas: Desenvolvem-se protuberâncias brancas parecidas com tufos algadão pelo corpo do peixe, pricipalmente se houver algum ferimento.

Causa: Normalmente os fungos aparecem quando o peixe está ferido, por motivos de brigas, superpovoamento do aquário, transporte entre outros.

Tratamento: Aumentar a temperatura é a melhor maneira de se curar fungos, eleve a temperatura pra 32°C por alguns dias, pode ser adicionado azul de metileno à água, se necessário o fungo pode ser retirado manualmente.

Procura mais aqui:

Guia de Doenças no fórum

Existem produtos próprios na loja para tratar a base do azul de metileno.

O aquário ainda não está bem maturado, devias parar com tantas trocas de água, a água ficar amarela não faz mal. Além disso cada vez que mudas a água baixas a temperatura o que pode ter causado a doença.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Publicado:
Uma foto ajuda sempre e saber a temperatura também.

Pelo que dizes dever ter esta doença, típica que na maioria se consegue tratar:

Procura mais aqui:

Guia de Doenças no fórum

Existem produtos próprios na loja para tratar a base do azul de metileno.

O aquário ainda não está bem maturado, devias parar com tantas trocas de água, a água ficar amarela não faz mal. Além disso cada vez que mudas a água baixas a temperatura o que pode ter causado a doença.

cumps

Susana

eu também tive pontos pretos num dos molly. o sr da loja disse-me que devia ser ictio e recomendou-me protozin e segui o plano recomendado (1 dia, 2 dia, 3 dia, 6 dia) e ao fim da segunda vez já tinha desaparecido tudo, mas eu estou a seguir o plano até ao fim, q acabou hoje :P e nem rasto de pintas brancas. aumentei também a temperatura da água.

Publicado:

mt obrigada pela ajuda, passei pela loja de animais e a senhora disse-me para levar o peixe que ela cuidava dele. não tenho onde o por para o tratar.

amanhã mesmo vou lá leva-lo.

Publicado:

Aquario com 12 dias?

Já alguem leu alguma coisa acerca de ciclos do azoto?

Em todo o caso esses pontos brancos podem não ser algodão.

Devem ser do impacto da falta do ciclo.

Nada que umas fotos não possam ajudar a esclarecer.

Em todo o caso uma mão cheia de sal (depois do ciclo feito) pode ajudar muito.

Quanto a TPAs com muita frequência, não vejo grande vantagem.... mas enfim, cada um sabe do que gosta/gasta.

PauloA :music_singguitar:

Publicado:
Aquario com 12 dias?

Já alguem leu alguma coisa acerca de ciclos do azoto?

não nunca ouvi falar nisso... o que será??? Poderá ser aquele período de tempo em que o aquário estabiliza mas em que tu podes de facto ter peixes em vez de olhares para as plantinhas a mexer ao sabor da água e por um floquinho de comida por dia???? não deve ser isto pois n... se calhar devia de ter passado mais de duas semanas a ler sobre como montar o aquário, por plantas verdadeiras, ver desse tal ciclo do azoto e saber as coisas a que devia dar especial atenção antes de montar de facto o aquário...

.........

mt obrigada pela tua resposta que em nada ajudou, além de mostrares uma falta de atenção tremenda pelo que já estava escrito antes, estas a ser antipático e um bocado rude.

o meu problema já está resolvido, mas volto a repetir: obrigada

crio um tópico para esclarecer duvidas na parte dos principiantes, a primeira coisa que fazem é chamar-me assassina, venho aqui porque tenho um peixe doente, chamam-me ignorante... não era de facto isto que eu procurava quando me inscrevi no forum para poder oferecer aos meus peixes um bom meio ambiente...