Ajuda para identificar.


Recommended Posts

Boas pessoal não sei ao certo o que é akilo que esta representado na imagem que se segue.

 

pedia desde já a vossa ajuda para a identificação.

 

Gostaria que me dissessem se é ou não benéfico??

 

Isto devia vir num musgo que comprei, o invertebrado é mesmo pekenino.

 

Quanto me parece é o único neste momento. devo deixar estar??

 

 

caral.jpg

Editado por luispaulorocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um physa!

Quando são poucos são benéficos, o problema é que eles reproduzem-se imenso.

De uma semana para a outra podes ter mais de 40!

 

Tiro ou deixo estar??

 

Que dizem?? Já agora eles comem os ovos dos peixes??

Editado por luispaulorocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

keres um conselho.

tira o mais rapido possivel.

 

 

Obrigadao joni

 

Já agora os valores dos nitratos tao fixes!

=D

 

Tenho feito tpa's com agua de uma fonte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadao joni

 

Já agora os valores dos nitratos tao fixes!

=D

 

Tenho feito tpa's com agua de uma fonte.

 

 

boas

 

lá está... cada cabeça sua sentença, eu deixaria estar... não comem os ovos dos peixes e só se transforma em praga se tiverem condições para isso... ou seja, comida a mais

 

de resto só encontro utilidades, comem as algas, restos de alimentos, plantas mortas... e são um indicador se estás a dar alimento a mais ou não

 

 

 

cumps

 

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadao joni

 

Já agora os valores dos nitratos tao fixes!

=D

 

Tenho feito tpa's com agua de uma fonte.

 

 

boas

 

ainda bem q estabilizas-t o aqua.

agora é meteres peixes consoante os parametros q tens da agua.

nao aconselho os physias mas sim os plarnorbis corneus sao mais esteticos fazem o mesmo trabalho e nao sao tao praga quanto os physias.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente deixava estar...

Tenho planorbis, physas, e uns outros mais pequenos que nao sei a espece(sao os em maior numero).. sao exelentes no combate as algas...

Numas plantas que comprei a um membro vinham algas castanho/esverdeadas compridas esses meninos limparam aquilo num instante... dd que montei o aqua ate hoje nunca tive uma ponta de algas...

Nao ligo a estética ... so mesmo ao bom funcionamento do aqua(mais natural possivel)...

Editado por soulsurf3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão por todas essas ideias!

 

Vou pensar no que fazer, mas como por enkuanto só tenho mesmo um minúsculo ainda posso pensar se deixo ou não.

 

Mesmo estando só um ele pode reproduzir-se??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem.

 

ja introduzi em 3 aquarios e mais que um, e nada de populações, nunca mais os vi, excepto no aqua onde tinha caramujos helenas, e apareceram cascas. se queres ter caracois (moluscos) a serio tens que comprar, esses nunca mais os ves se o teu aquario for como os meus e também não têm o interesse de outras espécies.

 

mete destes bichos que é muito interessante.

 

introduções:

aqua 1 de 1 metro:

inicio de Dezembro 3 physa (nunca mais as vi)

inicio de fevereiro 2 physa (nunca mais as vi)

 

aqua de 40 litros:

Meados de Dezembro 1 physa (comida por caramujo helena)

 

aqua 2 de 1 metro:

inicio de fevereiro 2 physa nunca mais as vi (apareceu casca de 1 delas em abril Helena comeu )

 

resumindo, ter ou nao vai dar ao mesmo, compra os comerciais, ou se tiveres sorte, caracois trombeta da malasia, nunca tive o "azar" de vir com as plantas.

 

edit: post corrigido

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem.

 

ja introduzi em 3 aquarios e mais que um, e nada de populações, nunca mais os vi, excepto no aqua onde tinha caramujos helenas, e apareceram cascas. se queres ter caracois (moluscos) a serio tens que comprar, esses nunca mais os ves se o teu aquario for como os meus e também não têm o interesse de outras espécies.

 

mete destes bichos que é muito interessante.

 

introduções:

aqua 1 de 1 metro:

inicio de Dezembro 3 physa (nunca mais as vi)

inicio de fevereiro 2 physa (nunca mais as vi)

 

aqua de 40 litros:

Meados de Dezembro 1 physa (comida por caramujo helena)

 

aqua 2 de 1 metro:

inicio de fevereiro 2 physa nunca mais as vi (apareceu casca de 1 delas em abril Helena comeu )

 

resumindo, ter ou nao vai dar ao mesmo, compra os comerciais, ou se tiveres sorte, caracois trombeta da malasia, nunca tive o "azar" de vir com as plantas.

 

edit: post corrigido

 

Pode reproduzir-se sozinho, mas tas a dizer-me que é dificil isso acontecer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, pelo que sei não é dificil isso acontecer. pode é ser comido pelos peixes. esse bicho é mesmo um caracol e precisa de vir à superficie de 10 em 10 horas. é uma outra desvantagem que tem.

 

Estou a dizer que não te preocupes muito com isso, e compra moluscos (caracois) aquaticos a sério, que é interessante.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, pelo que sei não é dificil isso acontecer. pode é ser comido pelos peixes. esse bicho é mesmo um caracol e precisa de vir à superficie de 10 em 10 horas. é uma outra desvantagem que tem.

 

Estou a dizer que não te preocupes muito com isso, e compra moluscos (caracois) aquaticos a sério, que é interessante.

 

 

Já agora aconselhas algum tipo de invertebrado em especial??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende dos teus gostos. Penso que a ampularia é muito interessante, e é bom para começar. tem como desvantagens c@gar um pouco, as neritinas também é assim, mas é util no combate às algas e bastante activa (mesmo de dia), é muito fixe na minha opiniao. Pode ser um verdadeiro animal de estimação, basta teres uma para manter o interesse. As ampularias aprendem a ver quando vais por a refeição delas que é uma rodela de corguette ocasional, e vao logo la a correr. E compete com os ancistrus (um peixe) pela rodela. Não larga.

 

também tens as Tylomelania. Mas a venda só na net, tenho visto tylomelanias fixes no site da crystalred e questao de ires lá ver. http://www.crystalred.eu/produtos.php?sub=67&fam=3

 

 

Em alternativa podes comprar o predador das physas, Os Anentome Helena. podes por muitas, é também muito interessante. São verdadeiros caramujos da familia dos buzios. muitos anentome helena são incompativeis com outros moluscos... comem-nos. Se meteres só uma helena, podes juntar com Ampularias, Tylomelania e as variadas especies de neritinas. Se bem que elas vao comer os filhotes das tylomelania. não são tão activas como as ampularias, mas sao activas, só que de noite.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

pessoalmente nao aconselho helenas com nenhum caracol. mesmo um helena sozinho mata uma ampularia ou uma tylomelania. pode é demorar mais do que um dia a come-la . mas o resultado final é mesmo uma casca vazia. lol

 

ps: experiencia propria ... eu tambem pensava que uma ampularia adulta era grande demais para ser comida ...

 

eu tenho varios caracois aquaticos. mas helenas so tenho no comunitario, para controlarem os melanoides.

em outros aquas tenho physias, planorbis e uns que parecem neritinas com asas. lol.

 

gosto de ver caracois num aqua, da um ar mais natural. e em caso de excesso tenho helenas para resolverem o assunto, hehehehe.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixava estar, já tenho deixado e sem problemas.

 

Só vejo vantagem quando não se transformam em pragas.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...