Peixe em sofrimento


Recommended Posts

Estou a abrir este tópico com alguma tristeza e porque não sei o que fazer.

 

hoje recebi uma encomenda de peixes, 3 ao todo. Microrasboras galaxy. vinham bem acondicionados e parecia tudo bem, mas um deles estava a mexer-se muito pouco. demorei mais a fazer a adaptação para tentar não forçá-lo a mudanças muito bruscas, mas o que é certo é que ele estava no fundo do saco a respirar ofegantemente. os outros dois estão a nadar pelo aquário sem qualquer problema enquanto o 3º ainda está no saco.. não sabia o que fazer então deitei umas gotas de acondicionador e uma gota de vitaminas para tentar recupera-lo. já desde as 12h que está ali, ainda está vivo, mas a respirar muito aceleradamente. não sei o que possa fazer mais, será que o devo matar para terminar o sofrimento, ou ainda haverá algo que possa tentar fazer para o salvar?

 

agradeço qualquer ajuda

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse peixe ja devia de estar fora do saco, arranja um recipiente qualquer e coloca um pouco de agua do aquario e coloca o peixe.

Se poderes e tiveres coloca uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para aumentar a oxigenação da agua.

 

quote name='Gonçalo Sousa' date='May 11 2010, 09:07 PM' post='938582']

Estou a abrir este tópico com alguma tristeza e porque não sei o que fazer.

 

hoje recebi uma encomenda de peixes, 3 ao todo. Microrasboras galaxy. vinham bem acondicionados e parecia tudo bem, mas um deles estava a mexer-se muito pouco. demorei mais a fazer a adaptação para tentar não forçá-lo a mudanças muito bruscas, mas o que é certo é que ele estava no fundo do saco a respirar ofegantemente. os outros dois estão a nadar pelo aquário sem qualquer problema enquanto o 3º ainda está no saco.. não sabia o que fazer então deitei umas gotas de acondicionador e uma gota de vitaminas para tentar recupera-lo. já desde as 12h que está ali, ainda está vivo, mas a respirar muito aceleradamente. não sei o que possa fazer mais, será que o devo matar para terminar o sofrimento, ou ainda haverá algo que possa tentar fazer para o salvar?

 

agradeço qualquer ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse peixe ja devia de estar fora do saco, arranja um recipiente qualquer e coloca um pouco de agua do aquario e coloca o peixe.

Se poderes e tiveres coloca uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para aumentar a oxigenação da agua.

 

não tenho mais aquário nenhum .. tenho medo de se o tirar do saco fazer pior, porque a agua não vai manter-se na mesma temperatura.. e tambem não tenho nenhuma bomba de ar infelizmente.. que posso fazer mais?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água dentro do saco já está a ficar sem oxigénio.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens um tupaware que leve 2 ou 3 litros de agua? Um garrafão de 5 L de agua em que cortes o topo? Qualquer coisa serve logo que não tenha produtos de limpeza.

O peixe ja veio doente ou ficou doente durante a viagem por estar mais fraco e tens de colocar agua nova e descartar a antiga, os peixes respiram a agua e essa agua deve ter o teor de oxigenio muito baixo devido a viagem alem que deve ter amonia, ou te despachas ou o peixe morre.

Isto não quer dizer que o peixe não morra na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água dentro do saco já está a ficar sem oxigénio.

 

Eu tenho um hospital que uso como quarentena, mas quando não posso ou para outras pessoas faço da seguinte forma:

 

se tens medo de o tirar do saco (não sabendo que saco é, mas presumindo que é minimamente apropriado) vai acrescentando a pouco e pouco água do teu aquário

 

Acrescentas um copo com água (para se definir +/- uma medida) a cada 10 ou 15 minutos até encher o saco. Depois de cheio vais tirando 1 copo de água no mesmo intervalo de 10 a 15 minutos e repões com mais água do aquário durante um período de pelo menos 30 minutos a uma hora. Se o saco estiver a boiar na água do aquário a questão da temperatura não se coloca

 

Assim minimiza-se o stress tanto pela agitação da nova casa como por uma brusca diferença nos parâmetros da água, aclimatizando-se de forma calma e natural. Se o fizeres com a luz apagada ainda melhor

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amónia já não tem, já adicionei produtos para eliminar a amónia e outros para proteger a mucosa dos peixes. arranjei a caixa de esferovite onde vinham, enchi com agua do aquário e meti em cima do aquecedor para tentar manter a temperatura constante. o que posso fazer mais?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas está aberto, as trocas gasosas deviam estar facilitadas, não ?

 

não, se não há perturbações na superfície da água, as trocas gasosas vão ser mínimas.

Daí se usarem as bombas de ar, que ao perturbar a superfície vão promover as trocas gasosas.

 

Concordo com a ideia de que a água tem demasiados componentes tóxicos, quanto tempo demorou a viagem?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amónia já não tem, já adicionei produtos para eliminar a amónia e outros para proteger a mucosa dos peixes. arranjei a caixa de esferovite onde vinham, enchi com agua do aquário e meti em cima do aquecedor para tentar manter a temperatura constante. o que posso fazer mais?

 

em cima do aquecedor?

a que temperatura está a água?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas está aberto, as trocas gasosas deviam estar facilitadas, não ?

 

Não necessariamente. Se tens simplesmente um saco com água sem pedras difusoras, sem nada a criar agitação de superfície e tendo em conta que é um saco e deve levar talvez meio litro, então o oxigénio na água vai-se esgotando na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente. Se tens simplesmente um saco com água sem pedras difusoras, sem nada a criar agitação de superfície e tendo em conta que é um saco e deve levar talvez meio litro, então o oxigénio na água vai-se esgotando na mesma

 

tambem é verdade. por isso já o passei para a caixa e tenho tado a trocar alguma dessa agua para tentar renovar o oxigenio

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aproveites a agua do saco, tens renova-la toda, isso de andar a meter quimicos anti aquilo e anti aquoloutro ainda faz pior ao peixe.

 

montei um sistema de renovação constante, sai do aquário, entra na caixa e sai da caixa para o balde

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

montei um sistema de renovação constante, sai do aquário, entra na caixa e sai da caixa para o balde

Tambem não é preciso tanto, basta agua limpa e mais nada, nada de quimicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com calma isso vai lá, esses Danios são pequeninos mas resistentes.

 

Corrijam-me se estiver errado: um Microrasbora não é para viver em água até aos 25º? Ainda vou ler internet fora mas penso que eles vivem bem em águas entre os 22 e 24º e alcalinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

montei um sistema de renovação constante, sai do aquário, entra na caixa e sai da caixa para o balde

 

Vai dar ao mesmo no que referi acima.

 

O que o Ismenio referiu é mais que correcto, não aproveites a água do saco mas ao mesmo tempo não mudar bruscamente dessa para água "nova" ou do aquário

 

Edit: se ele ainda está vivo é porque é um tough guy, dá-lhe mais meia hora de renovação da água e depois aquário para s juntar aos outros

 

Tendo em conta as horas q são depois deixa-os sossegar noite fora

Editado por KTMZQW
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai dar ao mesmo no que referi acima.

 

O que o Ismenio referiu é mais que correcto, não aproveites a água do saco mas ao mesmo tempo não mudar bruscamente dessa para água "nova" ou do aquário

 

mas a agua é sempre igual, a que estava na caixa inicalmente é a que está no aquário. só crio é renovação da agua. ele já se está a mexer. parece que está a resultar bem

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele já está a conseguir nadar :bad-words: já anda bem pela caixa. levou com uma gota de vitaminas mesmo em cima e começou a nadar . secalhar era algum facto da agua do saco que o estava a atrofiar. o que interessa é que agora está bem . vou aguardar mais uns minutos depois passo-o para o aquário, até porque está a ser dificil manter a temperatura constante e edepois torna-se pior a emenda que o soneto

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de uma coisa, a agua para os peixes é mais que um bem essencial, é a diferença entre a vida ou a morte, não se trata agua poluída com químicos, o melhor e renovar sempre o maximo de agua possivél em caso de doença ou de agua com parâmetros impróprios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de uma coisa, a agua para os peixes é mais que um bem essencial, é a diferença entre a vida ou a morte, não se trata agua poluída com químicos, o melhor e renovar sempre o maximo de agua possivél em caso de doença ou de agua com parâmetros impróprios

 

sim, eu estou de acordo com isso, mas não adicionei químicos quaisquer, nem é proporções desmedidas, até porque o resultado é que o pequenote se salvou :bad-words: grande susto que me pregou, mas felizmente já está a nadar com os outros dois. agora é rezar para que amanha não existam recaídas

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.