Casal ou nao?


Rute Marques

Recommended Posts

Boas,

já algum tempo estou aqui inscrita mas nao costumo vir mtas vezes ca.

 

Agora ando com uma questao a baralhar-me a cabeça e depois de muito ler ainda nao sei o que se passa!!

 

Tenho dois escalares que andavam a comecar a agredir um dos discus, numa loja falaram-me que os escalares podiam estar a querer acasalar, por esse motivo e porque um tem a barriga bem gordita, por isso troquei de aqua.

 

No entanto estao á 4dias num aqua sozinhos, com a mesma agua que tinham no outro aqua, temperatura 26graus e um difusor e o fltro claro, tambem coloquei o cone que se usa muito com os discus, MAS... nao acontece nada!!

 

Mas mesmo nada de nada, nem poem ovos, nem andam á guerra!

ainda pensei que focem do mesmo sexo, mas se assim foçe eles estariam sempre á guerra certo?

 

no entanto um deles ficou com duas pintas brancas na boca (no "labio" inferior)

 

Podem-me ajudar???

Obrigado

Rute Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sei que "gostam" aqui vao umas fotitas:

 

Estas sao as duas pintas que falei que apareceram ao escalar:

gallery_23064_2316_489564.jpg

 

Aqui está o ou a :);) barriguda/o:

gallery_23064_2316_249115.jpg

 

gallery_23064_2316_738298.jpg

 

Aqui estao os dois:

gallery_23064_2316_288330.jpg

 

 

Esqueci-me de dizer que é sempre o escalar mais claro que come primeiro, o outro ve e so depois é que vai comer!!

 

P.S.: Peço desculpa por ter escrito de forma abreviada no texto a cima, mas so de pois é que li as "Regras".

 

Obrigado

Rute Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rute,

 

As fotos estão mesmo mázinhas....

As pintas parecem que são duas feridas de "bicar" no cone ou noutra superficie.

Quanto a ser fêmea, é possivel, embora das fotos não se tire nada.

 

Quanto a serem casal, os casais têm um ritual, lutam entre si e depois lutam com os outros de modo a criar um espaço só para eles e para a postura.

 

Quanto a tempos... dá tempo ao tempo... cada casal é um caso e as posturas nem sempre são rápidas...

 

Quanto à temperatura, para acasalar e porem ovos deve ser um bocadinho mais alta, lá pelos 28/29C.

 

PauloA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá .

 

 

Segue os conselhos do Paulo, e na minha opinião mais um. Limpa o aqua e deixa só vidro, que vais ter menos problemas com os pequenotes :)

 

Depois é Tpa's com fartura e comidinha da boa :(

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficamos à espera.

 

Em todo o caso passa os olhos por estes dois:

Como manter e reproduzir escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=202993

 

Bíblia dos Escalares

http://bibliadosescalares.blogspot.com

 

Se precisares de ajuda, apita via MP.

 

PauloA :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Venho com outro dado,

ambos os escalares têm o ovipusitor de macho ou melhor espermaduto! :)

plo menos igual ao que demonstra neste link http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

 

A questao é que eles continuam a nao dar outros sinais de serem ambos machos, como por exemplo guerrilhas!

poderam ser ambos machos e nao andarem á guerra??

 

secalhar seria boa ideia tentar arranjar uma femea para tirar a "prova dos 20", nao? :huh:

 

Obrigado

Rute Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois visto por esse ponto é verdade! mas e em relação ao "espermaduto"? é que é mesmo igualzinho ao que está no doc. pequenino e fininho!

 

aqui vao algumas fotos

 

gallery_23064_2316_1069348.jpg

 

gallery_23064_2316_289153.jpg

 

gallery_23064_2316_371305.jpg

 

gallery_23064_2316_180134.jpg

 

gallery_23064_2316_350738.jpg

 

gallery_23064_2316_973336.jpg

 

 

Já agora qual é a estirpe do escalar mais escuro??

Obrigado pela ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu a culpar a "fotografa" :wacko:

 

Enfim, podem ser machos, normalmente os machos só têm uma coisa muito pequena, pouco mais que a ponta dum alfinete.

 

Podem é tbm estar bem alimentados... e dai as barrigas grandes!

Arranja uma fêmea emprestada (ou comprada) e logo vês.

 

PauloA :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá , principio errado, apesar de se darem bem não significa casal, muitos escalares devido á falta de um cardume para se escolherem como casais durante a adolescencia desenvolvem afetividade , que ao ser adulto ás vezes demonstram inclusivé sinais de limpar o cone etc, mas são ou 2 machos , ou 2 fêmeas . Os machos é fácil ver , porque como os machos de outras especies em cio, ao lutarem, mostram o apendice de reprodução que parece um pequeno cone a acabar em bico , muito mais pequeno do que a fêmea . As fÊmeas só durante a desova expoem o ovopositor, daí começaste mal , para defenir um casal necessita-se de mais individuos juntos. Soluções , para tirar a prova dos nove , 30% de mudança de água , FRIA , serve como estimulante á desova , sendo sazomais como selvagens , ainda guardam a informação dos parentes selvagens , água fria significa degelo , água limpa e fertil para haver mais alimento no rio, sendo assim eles interpretam como , altura para desovar , vem alimento com fartura para as nossa crias, sim a temperatura vai cair cerca de 4 graus , se tiveres a água a 28/29 , vais receber uma surpresa se forem casal, e sim melhor ser um aqua em vidro, porque a manutenção de um casal é importante , Usar metileno (anti-fungos) e ou folha de amendoeira da india , previne os ovos fungarem, e muitas mais coisas para que se tenha uma desova com sucesso. Se vires que não desova , separa-os , e tenta depois de uns dias a mesma rotina , 3 dias sem muda , 30% de água fria ... senão for assim , duvido que tenhas casal e deves comprar mais escalares , 2 our 3 , para que se definam sexualmente, imagina se cresceres só a ver mulheres, e nada te indica que existe outro genero sexual, os teus instintos baralham , eles funcionam assim... se forem 2 fÊmeas tudo bem, mas te garanto se foram 2 machos a coisa vai complicar com outros membros da especie de diferente sexo , aí vais ver quem é quem ... um abraço. Passei por isso com 2 machos e começaram a odiar-se quando adultos , eram "casal" , será que reagiram mal quando descobriram a verdade sexual com outros membros adultos, fica a experiencia , porque criei alguns milhares de Escalares , e vendia casais comprovados , significa que só depois de uma desova e com alevins , se sabe que tens casal, nada dá 100% certeza que as diferenças que se falam dão garantias de casal, esse um dos pormenores dos escalares , assim como dos discos, até existem alguns indicios, mas casais , são eles que se escolhem e mesmo assim só depois de ver crias a nascer ;) ... um abraço

 

Jose Palma

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais