"Aquario" com tartaruga corcunda do mississipi. Que plantas pôr?


Gon13

Recommended Posts

A minha tartaruga tem cerca 11 meses e tem 10cm de carapaça.

 

Improvisei um "aquario-lago" feito de uma caixa de plastico com 100*65cm.

 

Está no meu jardim e a manutençao sao umas TPA's quando nao chove e a limpeza da procaria.

 

Tem filtro e termostato e a temperatura mantém-se razoavelmente estavel a 24ºC.

 

Dentro da caixa tem algumas pedras, conchas com que ela se diverte e que usa para sair da caixa. (do lado de fora também tem e ela entra e sai sozinha). Para combater as algas e também para embelezar vou colocar um ancistrus ou um CAE com sitio para se esconderem. (e têm espaço para fugirem).

 

Queria também colocar algumas plantas mas ela come tudo o que lhe aparece. Que plantas posso pôr que não lhe abram o apetite de modo a que ela nao as devore? Ou que plantas posso pôr que ela coma mas que nao lhe façam mal?

 

 

Cumprimentos, Gonçalo Ribeiro

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho que seja lá qual for a planta que optes a tua tartaruga vai sempre querer comê-la/destrui-la :priere:

 

Falo por experiencia propria mas se arranjares alguma planta que seja bastante dura em termos de folha e caule pode ser que tenhas sorte e ela desista dessa. Agora aconcelhar-te que planta deverás tentar... também não consigo te ajudar porque assim de repente não tou a ver nenhuma que vá resistir ao ataque de tartaruga :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Olha eu tambem tou a fazer um aquario com uma tartaruga, e por acaso vou por um CAE ou ancistros(ou mesmo os 2 ainda não sei) mas ele disse-me que o CAE era mais seguro e que funcionava bem(acho que o dele até come as algas da carapaça da tartarugad ele de vez em quando).

 

Quanto as plantas, vou deixar aqui uma que um membro que me está a ajudar disse que tinha no aqua dele.

Ai vai Ctrl+v do que ele me disse: "eu recomendaria valisnerias, anubias e fetos de java se a luz for pouca, se tiveres muita luz Higrophilas, a hygrophila a tartaruga pode comer bem, mas como a planta cresce rapido. =)"

 

Boa sorte e espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tb fiz um esta semana pra minha tartaruga, por acaso não coloquei plantas pq me lembrei que ela as iria comer.

O que me chateia um bocado é que antes ela tinha pouco ou nenhum sol, agora tem bastante, ou melhor, das 11h30 até 14h +-, mas durante este tempo tb tem uma parte de sombra, o que acontece é que a água suja-se mt.

Não tenho ainda filtro, será este o problema? Ou será por causa do sol, e a água estraga-se + depressa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim exacto.

 

Podes controlar o boom de algas da agua com um filtro UV anexado à filtragem mas os resultados nunca serão 100% certos e tenho a certeza que tendo o sol directo acabará por fazer os seus estragos na agua.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu pensava.

Ela realmente está na rua, (varanda) apanha muito sol, lá vou eu ter de inventar qq coisa para queo Sol ñ dê directamente na água, apena na zona onde ela apanha os ditos banhos de Sol.

Vou ter de arranjar uma maneira, ñ tenho ainda muitas ideias, se houver algumas por aí, agradeço... :busted_red:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha algumas ideias giras por ai sobre terrários nas varandas de users daqui.

Uma delas foi a colocação de vasos com plantas .... mas pelo que conheço as plantas que gostam de sol, as folhas tendem a ser reduzidas dai não proteger mto a agua.

 

Tens assim uma outra hipotese que é a de colocação de plantas de plastico ... servem de protecção, não morrem do sol directo e sempre oferecem um layout bonito à varanda.

 

As tartarugas precisam de no minimo 3 horas diárias de UV directo (sem vidros pelo meio) .... tenta dar a ela um espaço onde o sol faça o seu serviço sem tocar mto na agua.

 

:busted_red:

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá feito, o meu marido tinha uma antena parabólica sem lhe dar uso, pois serviu na perfeição a 1,50mt de altura colocada em cima do corrimão da varanda.

O Sol a esta hora dá apenas na zona seca que crei pra tartaruga e se der na água é coisa minima, amanhã tiro a prova dos nove, pois ao sábado ñ trabalho...:sleepiness2:

Não está mt bonito, mas num 2º Andar ninguem repara mt, é só até haver outro espaço e ideias...

Obg

Editado por lilibit
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Feito :sleepiness2:

 

Excelente ideia.

Fica assim resolvida a questão do sol vai dando novidades da evolução disso ... ha as algas de superficie também mas isso só depois de vermos os resultados dos proximos dias.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pois de momento tenho apenas a água verde, mt verde.

Hoje á tardinha vou tirá-la toda e colocar águinha bem limpinha. Depois sim, vamos ver a evolução da coisa a ver se resulta ou não.

Espero que resulte, pois já tenho esta tartaruga á + de 20anos, ñ tem sido é mt cuidade, só espero é que agora ela não estranhe o facto de alguma dedicação.

Penso que estou no bom caminho, pois ela antes parece que tinha medo das pessoas, raramente se via a comer e agora deixa-me chegar ao pé dela fica com o pescoço bem estico fora de água e adora a zona seca e sem medo de mim.

Vou dando noticias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.