Testes à agua!


Recommended Posts

Pessoal fiz hoje os primeiros testes à água do meu aqua, os valores obtidos foram:

 

pH-7

NO2- 0,0 mg/l

NO3- 100mg/l

 

Digam-me se os nitratos estão bem assim. Ainda não tenho peixes, apenas estou no 3 dia com tudo montado.

Ainda a fazer o ciclo.

 

Cumps

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

impossivel esses valor ainda por cima com o aqua a ciclar á 3 dias.

das duas uma.

ou a agua q colocas é extremamente poluida ou entao tens o teste estragado.

 

 

 

cumps joni

 

Boas

 

Mas eu utilizei acondicionador de agua, fertelizante e tambem material filtrante biologico (para ajudar a criar bacterias).

 

Será que teve influencia??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Faz o teste de novo e faz tb à água da torneira.

 

Meteste substrato fértil? meteste algum alimento para promover o ciclo? há quanto tempo meteste as bactérias?

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Faz o teste de novo e faz tb à água da torneira.

 

Meteste substrato fértil? meteste algum alimento para promover o ciclo? há quanto tempo meteste as bactérias?

 

Cumps

 

Boas pessoal..

 

Eu meti tudo no primeiro dia, meti as bacterias e tudo o que referi. tudo productos SERA.

 

Tenho deitado um bocadinho de comida todos os dias. Não meti substrato. As bacterias foi à tres dias atras.

 

Já fiz o teste à agua da torneira e deu 0,0mg/l fiz novamente ao aqua e deu igual, ou seja 100mg/l.

 

digam-me o que fazer.

Editado por luispaulorocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muitas plantas ? o que acho que pode ser é fertilizante a mais e não há plantas para o consumir todo, nomeadamente o NO3

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muitas plantas ? o que acho que pode ser é fertilizante a mais e não há plantas para o consumir todo, nomeadamente o NO3

 

Provavelmente abusei no NO3.

 

Eu tenho cerca de 6 plantas. Espécies variadas.

 

Será que era melhor trocar alguma agua??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o mais certo. não sei qual o fertilizante que estás a utilizar, se tem Azoto-Fósforo-Potássio (N-P-K), ou se é mais específico como só Azoto, ou só fósforo. o meu palpite é que seja de Azoto e Fósforo e que o fósforo esteja a ser absorvido bem, mas o Azoto fica de sobra. é preferível deixar as plantas com alguma carência e começar a fertilizar a partir daí, do que fertilizar em excesso, as plantas não aproveitarem e depois teres um "boom" de algas. é melhor trocares alguma água, uns 20-30% e amanha fazeres uma nova medição

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o mais certo. não sei qual o fertilizante que estás a utilizar, se tem Azoto-Fósforo-Potássio (N-P-K), ou se é mais específico como só Azoto, ou só fósforo. o meu palpite é que seja de Azoto e Fósforo e que o fósforo esteja a ser absorvido bem, mas o Azoto fica de sobra. é preferível deixar as plantas com alguma carência e começar a fertilizar a partir daí, do que fertilizar em excesso, as plantas não aproveitarem e depois teres um "boom" de algas. é melhor trocares alguma água, uns 20-30% e amanha fazeres uma nova medição

 

 

Ok.

 

Vou seguir o teu conselho.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ai colocas-t fertilizante no aqua e ainda por cima fertilizantes separados.

entao ta tudo explicado.

faz uma tpa de 50% e nao deites mais fertilizante ate tudo estabilizar.

nunca devias fertilizar logo de inicio o aquario pois as plantas ainda nao se ambiemtaram aos parametros logo nao estou a consumir nutrientes a 100% e por conseguinte pra alem de nao consumirem nutrientes com fartura tbm devias ter exagerado na dose de fertilizante.

 

 

vai com calma.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ai colocas-t fertilizante no aqua e ainda por cima fertilizantes separados.

entao ta tudo explicado.

faz uma tpa de 50% e nao deites mais fertilizante ate tudo estabilizar.

nunca devias fertilizar logo de inicio o aquario pois as plantas ainda nao se ambiemtaram aos parametros logo nao estou a consumir nutrientes a 100% e por conseguinte pra alem de nao consumirem nutrientes com fartura tbm devias ter exagerado na dose de fertilizante.

 

 

vai com calma.

 

 

cumps joni

 

Obrigado joni.

 

Vou fazer isso.. Os meus valores já baixaram um bocado, pois estou a retirar agua aos poucos (10 litros de cada vez) e em seguida estou a por-lhe agua pura (agua filtrada, própria para consumo). Acho que assim deve resultar. Depois diz-me algo. Se assim tambem der.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ai colocas-t fertilizante no aqua e ainda por cima fertilizantes separados.

entao ta tudo explicado.

faz uma tpa de 50% e nao deites mais fertilizante ate tudo estabilizar.

nunca devias fertilizar logo de inicio o aquario pois as plantas ainda nao se ambiemtaram aos parametros logo nao estou a consumir nutrientes a 100% e por conseguinte pra alem de nao consumirem nutrientes com fartura tbm devias ter exagerado na dose de fertilizante.

 

 

vai com calma.

 

 

cumps joni

 

Obrigado joni.

 

Vou fazer isso.. Os meus valores já baixaram um bocado, pois estou a retirar agua aos poucos (10 litros de cada vez) e em seguida estou a por-lhe agua pura (agua filtrada, própria para consumo). Acho que assim deve resultar. Depois diz-me algo. Se assim tambem der.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o fertilizante subir os nitratos para 100... é muito estranho...a não ser que fosse um concentrado de no3. Que volume tem o aquário?

 

Contem-te na fertilização e para já faz uma grande tpa como já te disseram e adiciona mais algumas bactérias conforme recomendado pelo fabricante para o volume da tpa.

 

É importante saber a causa desses níveis de nitratos para que não volte a acontecer.

 

Era interessante e possivelmente útil meteres o setup.

 

Edit: Reduzes muito mais os nitratos ao fazeres uma tpa de 50% do que 5 de 10%

 

cumps

Editado por pedrioo

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal a agua não contém bactérias nenhumas!

 

Já identifikei o problema.

 

A agua que eu coloquei no aqua provinha de um poço, estive a fazer-lhe testes de nitratos e davam altíssimos, muito acima do máximo. Como só tenho essa agua em abundância, tenho obrigatóriamente de fazer tpa de 18%, pois é a agua que eu tenho no reservatório (11l) de agua purificada. O meu aquario leva 60l.

 

Assim e para que ele fike normal, vou fazer isso amanha (novamente o Tpa de 18%) e verificar os valores (nitratos) após umas horas, até obter valores melhores.

 

Os nitratos não devem passar as 50mg/l, certo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é bom que o aquário tenha bacterias, senão não vais conseguir completar o ciclo do azoto, daí eu te estar a dizer para teres cuidado ao utilizar água da torneira sem estar tratada por causa do cloro e da cloramina que matam os microorganismos desejáveis dentro do aquário.

 

se identificaste o problema ainda bem, não é aconselhável utilizares essa agua do poço, a não ser que mistures com a torneira e mesmo assim não sei não

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é bom que o aquário tenha bacterias, senão não vais conseguir completar o ciclo do azoto, daí eu te estar a dizer para teres cuidado ao utilizar água da torneira sem estar tratada por causa do cloro e da cloramina que matam os microorganismos desejáveis dentro do aquário.

 

se identificaste o problema ainda bem, não é aconselhável utilizares essa agua do poço, a não ser que mistures com a torneira e mesmo assim não sei não

 

A agua que agora estou a colocar é completamente livre de esses minérios, ou seja penso ser o ideal.

 

É agua própria para consumo humano, por isso deve ser ideal. Que dizes??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem me parecia q o problema ou tava n agua ou tava no teste.

pois aguas de poços nestas alturas é assim mesmo adubaçoes com fartura na terra chuva e por conseguinte agua contaminada de nutrientes em lençois freaticos cuidado.

nestas alturas de chuva nao convem usar agua de poços.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é própria para aquários então. a água para ser potável para humanos tem que ser tratada com vários sais, incluindo Cloro, em alguns casos Cloramina. Todos os compostos clorados actuam como desinfectantes, ou seja impedem que microorganismos se desenvolvam e nos possam causar doenças. mas dentro de um aquário nós queremos que bactérias depuradoras (que convertem a amónia em nitritos e nitritos em nitratos) se instalem para não haver compostos tóxicos para os peixes, como os seus próprios dejectos por exemplo

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é própria para aquários então. a água para ser potável para humanos tem que ser tratada com vários sais, incluindo Cloro, em alguns casos Cloramina. Todos os compostos clorados actuam como desinfectantes, ou seja impedem que microorganismos se desenvolvam e nos possam causar doenças. mas dentro de um aquário nós queremos que bactérias depuradoras (que convertem a amónia em nitritos e nitritos em nitratos) se instalem para não haver compostos tóxicos para os peixes, como os seus próprios dejectos por exemplo

 

 

Ok então o que aconcelhas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes como muita gente faz, enches garrafões com a agua da torneira e deixas em repouso, ou seja, de tampa aberta, durante pelo menos 24h, depois é seguro adicionar ao aquário. eu tenho sempre 20L de reserva para trocas de água. tambem tenho um aquário de 60L como o teu

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes como muita gente faz, enches garrafões com a agua da torneira e deixas em repouso, ou seja, de tampa aberta, durante pelo menos 24h, depois é seguro adicionar ao aquário. eu tenho sempre 20L de reserva para trocas de água. tambem tenho um aquário de 60L como o teu

 

 

Mas os nitratos que estao na agua da torneira nao vao desaparecer assim ou vão???

 

Desculpa estar a chatear com isto da agua, mas tou assim meio preocupado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes como muita gente faz, enches garrafões com a agua da torneira e deixas em repouso, ou seja, de tampa aberta, durante pelo menos 24h, depois é seguro adicionar ao aquário. eu tenho sempre 20L de reserva para trocas de água. tambem tenho um aquário de 60L como o teu

 

 

boas desculpa mas essa dos garrafoes em repouso é mt relativo.

o unico elemento q tiras da agua por repouso é o cloro .a cloramina e os demais metais pesados nao sao retirados pela evaporaçao mas sim por acondicionadores tipo o prime da seachem.

se ele tem acondicionador q o utilize na agua das tpas.e outra coisa ele ta sse a referir q tem agua do poço penso eu de q.logo se tem agua do poço nao precisa de garrafoes em repouso e acondicionadores.mas mesmo assim aconselho q utilize o acondicionador pq ele nao so retira o cloro e cloramina ,mas como metais pesados ,e se o acondicionador for o prime da seachem tbm retira amonia nitritos e nitratos em dose superiores ás normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a ver se percebi:

 

Encheste o aquário com água de um poço, mas vais passar a fazê-lo com água da torneira, certo?

 

A água do poço tem os nitratos altos (e sabe-se lá mais o quê), mas entretanto com as TPA´s de água da torneira espera-se que esses nitratos baixem.

 

Quanto a não teres reservatórios para mais água... mais 1-2 garrafões e resolves isso!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.