Iluminação de um aquario.... pequena ajuda!


Recommended Posts

Olá a todos,

 

comprei o meu aqua em segunda mão e já vinha com a calha para a iluminação e as lâmpadas.

 

O meu aqua tem 60*35*35 = 73,5L brutos (+/- 60L úteis), e neste momento tenho duas lâmpadas de 15W uma com 10.000K e com 6500K (avermelhada).

 

Umas das minhas lâmpadas está a fundir, e agora estou á procura de uma alternativa para fazer juz à regra dos 1W=1L, só que por aquilo que andei a ler, não dá, porque para a minha calha só há lâmpadas com 15W.

O que me aconselham a fazer? Que tipo de lâmpadas devo comprar?

 

 

Tenho Echinodorus Majos Martii; Cabomba Caroliniana grün/ vert; Saggitaria; Fittonia Superba red.

 

As minhas Cabomba Caroliniana começaram a perder as folhas que ficam abaixo do meio do aquário. Será por causa da luz?

Hoje reparei que me apareceram as primeiras algas :crazyeyes:

 

Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

Editado por IndridCold
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

comprei o meu aqua em segunda mão e já vinha com a calha para a iluminação e as lâmpadas.

 

O meu aqua tem 60*35*35 = 73,5L brutos (+/- 60L úteis), e neste momento tenho duas lâmpadas de 15W uma com 10.000K e com 6500K (avermelhada).

 

Umas das minhas lâmpadas está a fundir, e agora estou á procura de uma alternativa para fazer juz à regra dos 1W=1L, só que por aquilo que andei a ler, não dá, porque para a minha calha só há lâmpadas com 15W.

O que me aconselham a fazer? Que tipo de lâmpadas devo comprar?

 

 

Tenho Echinodorus Majos Martii; Cabomba Caroliniana grün/ vert; Saggitaria; Fittonia Superba red.

 

As minhas Cabomba Caroliniana começaram a perder as folhas que ficam abaixo do meio do aquário. Será por causa da luz?

Hoje reparei que me apareceram as primeiras algas :(

 

Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

 

 

Boas. A regra de 1w para 1l, nem sempre haverá necessidade de ser aplicada. Penso que tendo em conta a flora do teu aqua tens iluminação adequada. Se quiseres uma luz mais indicada para as plantas põe duas lampadas de 6500kelvins; é a luz mais aproximada da luz natural do sol. As algas aparecem por algumas razões; como: iluminação em excesso ou nutrientes a mais na coluna de água que não são aproveitados pelas plantas. Iluminação não deverá ser a causa, portanto talvez seja a segunda. Se as folhas da cabomba começaram a cair talvez seja por falta de luz e/ou fertilização incorrecta. Como, quando e com que quantidade fertilizas?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

comprei o meu aqua em segunda mão e já vinha com a calha para a iluminação e as lâmpadas.

 

O meu aqua tem 60*35*35 = 73,5L brutos (+/- 60L úteis), e neste momento tenho duas lâmpadas de 15W uma com 10.000K e com 6500K (avermelhada).

 

Umas das minhas lâmpadas está a fundir, e agora estou á procura de uma alternativa para fazer juz à regra dos 1W=1L, só que por aquilo que andei a ler, não dá, porque para a minha calha só há lâmpadas com 15W.

O que me aconselham a fazer? Que tipo de lâmpadas devo comprar?

 

 

Tenho Echinodorus Majos Martii; Cabomba Caroliniana grün/ vert; Saggitaria; Fittonia Superba red.

 

As minhas Cabomba Caroliniana começaram a perder as folhas que ficam abaixo do meio do aquário. Será por causa da luz?

Hoje reparei que me apareceram as primeiras algas :(

 

Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

 

 

Viva.

 

 

 

com a tua progressão no hobby vais querer sempre mais e melhor. Na minha opinão investes já numa calha que te meta as plantas em condições porreiras, ganhas estética e rendimento. Estuda bem os investimentos que fazes a longo prazo.

E que tal tirares a tampa e comprares algo deste tipo:

Exemplo de Calha 60cm

 

Folhas caídas geralmente estão associadas a insuficiência luminosa, ou em quantidade ou em horas (foto-periodo) ou ambos.

Em relação às algas, tens de disponibilizar o setup, fauna e o foto-periodo do teu aquário, mas já tens muitos tópicos relacionados com esse assunto e vê aqui também:

Algas

 

Boa sorte

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

agradeço as respostas

 

 

Como, quando e com que quantidade fertilizas?

 

 

Para fertilização tenho sera floredepot por baixo do areão.

 

E que tal tirares a tampa e comprares algo deste tipo:

Exemplo de Calha 60cm

 

Eu como "tampa" do aquário tenho um vidro e utilizo uma calha idêntica a essa (2x15w) :)

A minha duvida é precisamente se essa calha seria suficiente à luz da indicação de 1w/1l.

 

Em relação às algas que me apareceram, penso que esteja relacionado com uma grande exposição diária de luz. Vou corrigir a situação.

 

 

Quanto à perda de folhas nas Cabombas fico com suspeição que seja por a luz não chegar bem até ao fundo. Usar uma tampa de vidro provoca uma pequena difusão da luz e isto poderá ter influencia, certo?

 

 

Mais uma questão, neste momento preciso de substituir a lâmpada que fundiu de 10.000K, posso comprar em qualquer tipo de loja, ou só em lojas de aquariofilia?!

 

 

 

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.